Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
As perspectivas de reorientação na formação de profissionais de saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) de modo a atender aos seus princípios e diretrizes, vêm cada vez mais exigindo um preparo dos docentes e preceptores para além do conhecimento no sentido técnico-científico. A demanda por qualificação pedagógica para profissionais de saúde que exercem ensino, em especial a preceptoria, é questão recorrente em todas as esferas de discussão sobre formação em saúde. Em vista disso, a equipe da Coordenação de Ensino do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva elaborou o “Curso de Qualificação Didático-Pedagógica para Preceptores”, com o objetivo de aprimorar o exercício da função de preceptoria nos Programas/Cursos ofertados pela instituição.
Desenvolvimento
O curso, que apresenta carga horária de 40 horas, é desenvolvido a partir de atividades que proporcionam a participação ativa dos profissionais inscritos, e aborda temas como: formação em saúde com foco na interdisciplinaridade e trabalho em equipe; o preceptor como agente formador em educação na saúde; concepções de educação; estratégias de ensino aplicáveis à função de preceptoria; avaliação do processo ensino-aprendizagem; planejamento e metodologias de ensino para educação na saúde.
Resultados
Os resultados demonstram que os conhecimentos e experiências adquiridos no curso contribuíram, de modo geral, para uma mudança na prática da preceptoria, de modo que, a partir do seu reconhecimento como membro da equipe de educação e do entendimento de seu papel no processo de ensino-aprendizagem, os preceptores puderam aplicar melhor qualidade no planejamento e organização das ações educacionais.
Considerações finais
Alguns desafios se apresentaram para a construção ação educacional. Um deles foi definir uma carga horária que possibilitasse a participação integral dos preceptores de forma a atingir os objetivos propostos sem comprometer as atividades assistenciais. Outro, foi organizar uma ação que agregasse diferentes categorias profissionais de modo que todos se sentissem contemplados e estimulados. O novo desafio que se configura é estender a ação educativa a temas não abordados no curso, mas que são extremamente importantes para o exercício assertivo da preceptoria, passando por questões éticas, relacionais, espirituais, entre outras.