Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A importância da fundamentação pedagógica para uma atuação assertiva na preceptoria.
Tainá Duarte Meinicke Farias, Nélia Beatriz Caiafa Ribeiro, Mario Jorge Sobreira da Silva, Rosilene de Lima Pinheiro, Fernando Lopes Tavares de Lima, Mônica Nogueira da Costa Figueiredo

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


As perspectivas de reorientação na formação de profissionais de saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) de modo a atender aos seus princípios e diretrizes, vêm cada vez mais exigindo um preparo dos docentes e preceptores para além do conhecimento no sentido técnico-científico. A demanda por qualificação pedagógica para profissionais de saúde que exercem ensino, em especial a preceptoria, é questão recorrente em todas as esferas de discussão sobre formação em saúde. Em vista disso, a equipe da Coordenação de Ensino do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva elaborou o “Curso de Qualificação Didático-Pedagógica para Preceptores”, com o objetivo de aprimorar o exercício da função de preceptoria nos Programas/Cursos ofertados pela instituição.

Desenvolvimento

O curso, que apresenta carga horária de 40 horas, é desenvolvido a partir de atividades que proporcionam a participação ativa dos profissionais inscritos, e aborda temas como: formação em saúde com foco na interdisciplinaridade e trabalho em equipe; o preceptor como agente formador em educação na saúde; concepções de educação; estratégias de ensino aplicáveis à função de preceptoria; avaliação do processo ensino-aprendizagem; planejamento e metodologias de ensino para educação na saúde.

Resultados

Os resultados demonstram que os conhecimentos e experiências adquiridos no curso contribuíram, de modo geral, para uma mudança na prática da preceptoria, de modo que, a partir do seu reconhecimento como membro da equipe de educação e do entendimento de seu papel no processo de ensino-aprendizagem, os preceptores puderam aplicar melhor qualidade no planejamento e organização das ações educacionais.

Considerações finais

Alguns desafios se apresentaram para a construção ação educacional. Um deles foi definir uma carga horária que possibilitasse a participação integral dos preceptores de forma a atingir os objetivos propostos sem comprometer as atividades assistenciais. Outro, foi organizar uma ação que agregasse diferentes categorias profissionais de modo que todos se sentissem contemplados e estimulados. O novo desafio que se configura é estender a ação educativa a temas não abordados no curso, mas que são extremamente importantes para o exercício assertivo da preceptoria, passando por questões éticas, relacionais, espirituais, entre outras.


Palavras-chave


Preceptoria; qualificação pedagógica; formação profissional