Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO CONTINUADA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
Adriely Alciany Miranda dos Santos, Ingrid Aparecida Rodrigues Vieira, Sônia Mara Oliveira da Silva, Anny Larissa Paiva Vasconcelos, Carmem Lúcia Pacheco de Sena, Alessandra Araújo Melo Barbosa, Isadora Menezes Franco, Walber da Silva Nogueira

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: É notória a necessidade de conhecimento sobre saúde mental para uma boa atuação do enfermeiro, por isso é de suma importância que as instituições de saúde e os gestores de enfermagem preocupem-se em oferecer elementos que possibilitem a atualização desses profissionaispara uma melhor assistência aos portadores de transtornos mentais.A educação continuada é vista como um processo permanente e inicia-se após a formação básica, destinada a melhorar a capacidade do individuo ou grupo em determinado trabalho. Para a enfermagem, é imprescindívela frequente qualificação profissional, em razão disso, esse estudo apresenta como objetivo a implantaçãoda educação continuada para os profissionais da atenção primária de saúde visando à melhora da assistência aoindivíduo com processos mentais afetados. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um centro saúde escola localizado no município de Belém, com atendimentos da atenção básica e de especialidades. O público alvo foram 06 enfermeiros da atenção primária de saúde. A educação continuada ocorreu durante 3 dias pelo período de 2 horasno próprio local de trabalho dos participantes, por meio de um curso de capacitação aos profissionaiscom intuito de melhorar o atendimento aos usuários com alterações mentais.O curso foi realizado por meio de lightningtalk (palestra relâmpago) sobre três questões pertinentes ao assunto saúde mental: o enfermeiro não consegue reconhecer o usuário portador de transtorno mental; o profissional de saúde não apresenta competência para assistir o usuário por falta de conhecimento; e a pouquidadede empatiano atendimento prestado. Houve uma abordagem prática corroborando com o ministrado em cada palestraproposta: estudos de caso no qual os profissionais exercitaram a identificaçãodas funções psíquicasque geralmente são afetadas e as respectivas alterações, organização de vários planos de intervenção voltados para os transtornos; e uma dinâmica que levou os profissionais ao entendimentoda importância de realizar uma assistência humanizada. Resultados: Os enfermeiros da atenção primária que participaram da educação continuada demonstraram maior habilidade em reconhecer o usuário portador de transtorno mental, assim como maiorconvicção ao atender o usuário após o conhecimento adquirido e demonstraram maior humanização na assistência. Considerações finais: Constatou-se que a implantação da educação continuada para os profissionais da atenção primária de saúde é uma proposta de intervenção essencial para o aperfeiçoamento da assistência aoindivíduo portador de transtornos mentais, pois esse processo garante aos enfermeiros envolvidos maior autonomia para lidar com a questão supracitada.


Palavras-chave


Educação continuada; Transtornos Mentais; Atenção Primaria à Saúde.