Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Formação contínua de professores na educação em saúde: relato de experiência
ROSELITA SEBOLD, Darclé Cardoso

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O município de Rio do Sul,SC, por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria Muncipal de Saúde, desenvolve desde 1991 um programa de Educação em Saúde denominado ProEsaSul.  O programa realiza encontros de formação contínua com professores da rede pública de ensino em parceria com a Educação, envolvendo equipe interprofissional. As formações contínuas do ProEsaSul sofreram reformulações ao longo dos 26 anos e será aqui apresentado um relato de experiência da evolução do conteúdo didático programático com o intuito de abordar a perspectiva da Promoção da Saúde. O programa na atualidade busca trazer as informações do ponto de vista da saúde positiva/salutogênese e do conhecimento em saúde ser contextualizado e atrelado ao processo de aquisição da língua falada à escrita desde à educação infantil. No início do Programa em 1991 as ações eram centradas nos profissionais cirurgiões dentistas e no repasse das informações técnicas, então ocorreram encontros por especialidades ainda muito centradas na doença, e apartir de 2001 foram realizadas as oficinas psicopedagógicas centradas nos processos de aprendizagem, em 2005 iniciaram os projetos pilotos para formação com professores e 2008 em diante a participação mais efetiva de equipe interprofissional, tais como fonoaudiologos, nutricionistas e psicólogos além de médicos, farmacêuticos, enfermeiros ,   dentistas e pedagogos, que persite atualmente com enfoque na Lieracia para a saúde. E em 2017 ocorreu um ciclo de formação contínua com professores da educação infantil municipal envolvendo as areas da odontologia, nutrição e farmácia com premissa na Literacia para a saúde. Os resultados são socializados em seminários no final do projeto anual que ocorre em três encontros de formação onde são avaliados os aspectos de interdisciplinaridade, transversalidade, promoção da saúde e atualmente  Literacia para a saúde. Nas formações as oficinas são participativas onde são refletidas as práticas de sala de aula para serem transformados em projetos de ação. A análise de conteúdo dos registros revelam a  apropriação do conceito ampliado de saúde, a contextualização da saúde nas histórias de vida, nas formações houve uma transposição do modelo hegemônico para um espaço de construção social da saúde, de consolidação de conhecimentos para a aquisição de habilidades, autoconhecimento, empoderamento e a apresentação nos seminários revelaram a interpretação das reflexões em projetos pedagógicos que envolvem os aspectos da promoção da saúde e da literacia para a saúde. A formação contínua de professores vem ao encontro dos serviços de saúde que tenham sua inserção na escola e que dialogam com a educação. Por meio de equipe interprofissional é possível fazer um planejamento transversal da saúde do ponto de vista salutogênico de modo que uma ação atua em diversos fatores de várias infermidades. A literacia para a saúde como um campo recente lida com a capacidade de interpretação das informações em atitudes saudáveis no cotidiano das pessoas e pode ser um meio para se conseguir efetividade nas ações educativas nas unidades de saúde, nas ações de promoção da saúde e de melhor comunicação entre equipe de saúde e usuários.