Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
APRESENTAÇÃO: As infecções parasitárias assumem um importante papel na saúde pública uma vez que podem ocasionar perdas econômicas pela ausência ao trabalho ou diminuição da produtividade e déficit no rendimento escolar. Dentre as parasitoses mais comuns, a ascaridíase está presente na maioria dos países, tendo sua ocorrência em constante relação com o clima presente em cada região, sendo a mais frequente helmintíase registrada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com cerca de 1,40 bilhões de casos oficialmente diagnosticados. No Brasil a incidência de ascaridíase é bastante irregular, variando de uma área para outra em uma mesma região, estando diretamente relacionada ao acesso de saneamento básico, onde as populações que possuem pouco ou nenhum acesso tornam-se mais vulneráveis às infecções por diferentes parasitas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é verificar o nível de conhecimento de pré-adolescentes a respeito da ascaridíase. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Este estudo obedeceu à Metodologia da Problematização que valoriza as metodologias ativas, usou-se então o método do Arco de Maguerez que segue os passos: Observação da realidade; Ponto chave; Teorização; Hipótese de solução e a Aplicação à realidade. Fizeram parte da amostra 60 alunos de duas turmas do 8° ano de uma escola municipal de ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação onde realizou-se uma palestra seguida de entrevista por meio de questionário e coleta de dados dos participantes, sobre os meios de transmissão e prevenção da ascaridíase. Os dados foram analisados por meio de recurso de estatística descritiva com a utilização do Excel (2013). RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Como citado, a ascaridíase é uma parasitose de grande incidência em regiões com clima tropical e subtropical, e se torna mais presente em regiões onde o saneamento básico é precário, como na área onde está situada a instituição de ensino visitada. Durante a análise dos dados, notou-se que dentre os 60 alunos entrevistados apenas 20% (12) possuíam conhecimento a respeito da transmissão da ascaridíase, entretanto 80% (48) demonstrou ter ciência das maneiras de prevenção da parasitose. Os números indicam que apesar dos entrevistados não serem dispostos de um vasto conhecimento em relação a parasitose, a grande maioria tem consciência de sua existência e possui noções básicas a respeito dos mecanismos de prevenção, sendo um ponto positivo para a redução de uma possível disseminação dessa infecção. CONCLUSÃO: A implementação efetiva de políticas públicas voltadas à melhoria na infraestrutura e saneamento básico são fundamentais para a redução dos casos de parasitose no país. Os resultados mostraram que os alunos detinham algum conhecimento prévio a respeito da parasitose abordada, no entanto, ainda existe uma certa deficiência em relação ao conceito propriamente dito da ascaridíase. Portanto, o presente trabalho evidenciou a necessidade de serem realizadas educações em saúde nas escolas afim de orientar as crianças em relação as vias de transmissão e métodos de prevenção, reforçando assim as informações a respeito dessa parasitose.