Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM HIV NO INTERIOR DA AMAZÔNIA, ANO DE 2017
EREK FONSECA DA SILVA, ANA LUCIA DE SOUZA FERREIRA, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva, Aylanda Aguiar Barrozo

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Introdução:

O tema em estudo é o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com exames reagentes ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no Centro de Referência do SIDAdão (CTA/SAE) do município de Santarém. O conhecimento desse perfil epidemiológico é de suma importância para a compreensão do comportamento do paciente, quando de risco, antes e após a infecção pelo vírus.

Objetivo:

Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com HIV atendidos no CTA/SAE de Santarém-PA no ano de 2017. Identificar os principais fatores de risco da população recém-infectada pelo vírus HIV e qual a parcela da população mais acometida pela infecção no ano.

Metodologia:

O estudo apresenta uma abordagem descritiva e retrospectiva com caráter quantitativo. O local foi o Centro de Testagem e Aconselhamento do Município de Santarém-PA, centro esse de referência para a região do Oeste do Pará, atendendo 21 municípios. Utilizou-se como amostra todos os prontuários de pacientes diagnosticados com HIV no período de 2017. A coleta foi realizada em uma ficha padronizada do Serviço que contem perguntas a serem realizadas a todos os pacientes, no momento que antecede a realização da testagem rápida. A análise dos dados foi realizada com recursos da estatística descritiva.

Resultado:

No ano de 2017 foram aplicados 15.197 testes rápidos de HIV, sendo que desses 1,4% (219) foram reagentes para o HIV. Notou-se para o perfil desses pacientes que 63% eram do gênero masculino e 37% do feminino, a frequência de pacientes com HIV que se auto intitulam pardos foi de 89,14% do total, os negros foram 3,6%, a branca de 6,25% e aqueles que não souberam se auto intitular 1,01%. O estado civil mais frequente foi o de solteiro (52%), seguido pelo casado/amigado (45%), não informado (2%) e viuvo (1%). Percebe-se que a maioria (73%) não usa preservativo nas relações sexuais e que 21% usam às vezes. Os principais motivos de não uso da camisinha foram de confiar no parceiro (54%) ou não dispunha no momento (21%). A faixa etária de 25 a 29 anos para homens (24%) foi mais prevalente e de 20 a 24 anos para as mulheres (26%). Em relação a orientação sexual, destaca-se predominância para heterossexual (76%), seguido de homossexual (21%), bissexual (1%) e sem resposta (2%).

Considerações finais:

O conhecimento do perfil epidemiológico dos usuários HIV reagentes é de grande valor para a compreensão da cadeia de transmissão que envolve o vírus. Conclui-se que ocorreu predominância, no ano de 2017, do gênero masculino (de 25 a 29 anos), de heterossexuais, pardos, solteiros, pouco uso do preservativo relacionado ao fato de confiar no parceiro. Destaca-se assim, que a relação sexual desprotegida continua sendo o principal meio de contaminação do vírus.


Palavras-chave


HIV; Epidemiologia; Perfil