Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O USO DA METODOLOGIA ATIVA NA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Terezinha Oliveira Araújo, Maria Adriana Moreira, Lorena Gama Ribeiro, Nilza Bessa, Liusva López Morales, Joaquim Gomes Fonseca, Wanderson Moreira Araújo

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O relato refere-se ao uso da metodologia ativa na capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) em uma Unidade Básica de Saúde, no interior do Amazonas, Tefé. Sabe-se que o ACS é um dos profissional que compõe a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), suas principais atribuições são de formar um vínculo entre a equipe e a comunidade, facilitando assim, o trabalho de vigilância epidemiológica e promoção de saúde. Desta forma o trabalho tem como objetivo principal potencializar o trabalho educativo dos ACS por meio da metodologia ativa.

O trabalho tem se desenvolvido todas as sextas-feiras, em horário programado durante as reuniões em equipe, estas contam com um grupo de 20 ACS das duas ESF que compõem a UBS. Antecipadamente realizamos uma pesquisa para sabermos quais assuntos geram mais dúvidas para os ACS na hora de passar orientações aos comunitários. Sempre aliando o conhecimento empírico ao cientifico.

Sabe-se que o Ministério da Saúde (MS) não exige desses profissionais ensino médio ou superior para exercer suas funções, tampouco que realizem capacitações para exercer a mesma. Desta forma, o conhecimento que estes profissionais tem sobre saúde é limitado, nos impulsionando como gestores a adentrar temáticas que norteiam o cuidado em saúde comunitária. Assim após a seleção dos temas mais pertinentes nas pesquisas, buscamos literaturas que nos embasasse, e distribuímos para uma leitura prévia à discussão.

Os temas abordados até a presente dada, pois trata-se de um trabalho contínuo, foram: o que observar durante a visita a puérpera e recém- nascido; sinais de violência intrafamiliar em crianças adolescentes e mulheres; cuidados durante a gravidez; crescimento e desenvolvimento adequado das crianças através de métodos simples de peso e altura; importância do planejamento familiar.

A cada encontro discutimos e trazemos casos clínicos para serem avaliados por eles, bem como encenamos a atuação do profissional no encontro ao comunitário antes das instruções e após para averiguar mudança de comportamento e conduta através do conhecimento adquirido durante o encontro. Os agentes trazem testemunhos verídicos vivenciado por eles antes e após as instruções.

Os resultados destes encontros tem sido extremamente satisfatórios e efetivos nas condutas subsequentes, uma vez que, estes profissionais trazem para o enfermeiro e médico as necessidades da comunidade de forma eficaz, pois adquiriram conhecimento para identificar alterações no coito umbilical do RN, por exemplo ou na incisão cirúrgica da puérpera. Uma vez tendo entendimento sobre o assunto, eles sinalizam aos profissionais, para que decidam qual será a melhor conduta a ser implementada.

Acreditamos por meio da metodologia ativa envolver os agentes comunitários através do conhecimento acerca do cuidado em promoção a saúde, instruindo-os e desmistificando que somente o profissional de nível superior detém o conhecimento. Devendo este ser partilhado entre a equipe, onde o único objetivo é promover saúde ao usuário e comunidade.


Palavras-chave


metodologia; educação; acs.