Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: o contexto do docente do ensino superior
Franciane Aguiar Santana, Jociléia da Silva Bezerra, Resinalda da Costa Wangan, Lúcio Thadeu Meireles, Maria Célia Araújo Carneiro

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O interesse pelo tema relacionado à qualidade de vida no trabalho vem crescendo em pesquisas direcionadas a diversas áreas, entre as quais a educação, a saúde e economia. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi abordar sobre a qualidade de vida no trabalho do profissional docente no Ensino Superior, através de uma revisão bibliográfica narrativa a partir de publicações indexadas nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio dos descritores: qualidade de vida, docente, ensino superior; além de livros pertencentes as bibliotecas locais da Universidade do Estado do Pará e do Instituto Esperança de Ensino Superior. Adotou-se como critério de inclusão, os 32 trabalhos publicados a partir de 2012 a 2017, e que apresentaram maior aproximação com o objetivo proposto. Os resultados mostraram que as instituições de Ensino Superior compõem um sistema complexo, diversificado, em constante mudança e expansão e que os docentes que atuam nestas encontram-se em uma categoria de profissionais especialmente expostos aos riscos psicossociais, pois se defrontam com fatores desencadeantes de estresse próprios da organização acadêmica, e com situações nas quais se desequilibram as expectativas individuais do profissional e a realidade do trabalho diário. Ressalta-se que atualmente, os docentes sem distinção do nível de ensino em que atuam e independentemente de ser em instituições públicas ou privadas, têm se deparado com agravos de saúde que vão desde problemas de voz, passando por Lesões por esforços repetitivos e chegando a quadros de depressão, estresse e Síndrome de Burnout. Assim, pode se concluir que apesar da importância desse profissional na sociedade, os estudos sobre as implicações das condições de trabalho e na saúde dos docentes devem ser incentivados e desenvolvidos na própria comunidade universitária. Partindo do entendimento que a qualidade de vida no trabalho relacionada a esse profissional deverá ser abordado de forma interdisciplinar e multidisciplinar, envolvendo entre os profissionais: o enfermeiro do trabalho, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e outros, e que a essa qualidade influencia no rendimento trabalho do profissional docente.


Palavras-chave


Qualidade de vida no Trabalho; Docente; Ensino superior