Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-04-05
Resumo
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho - PET-Saúde/GraduaSUS é uma união realizada pelo Ministério da Saúde e as Instituições de Ensino Superior com a finalidade de promover a integração entre o ensino-serviço-comunidade. É formado por um grupo multiprofissional de discentes do curso de medicina, enfermagem, fisioterapia e educação física, preceptores da área da medicina, enfermagem e odontologia, e tutores da área da enfermagem, fisioterapia, educação física e serviço social. O projeto que se encontra em curso teve suas atividades iniciadas em junho de 2016, no qual uma vez por semana os discentes acompanham os trabalhos dos profissionais e as atividades das Unidades Básicas de Saúde (UBS) pactuadas com o programa. Este relato tem o objetivo de apresentar a experiência de uma discente de medicina da Universidade Federal do Amazonas no PET-Saúde/GraduaSUS durante o percurso de sua realização na UBS N-22 de Manaus. Descrição da experiência: Desde o início do PET-Saúde/GraduaSUS foi proporcionado aos acadêmicos a vivência do trabalho em equipe nas UBS, de presenciar o acolhimento dos usuários nas unidades e de ser um meio de interação entre a universidade, o serviço de saúde e os usuários da comunidade. A familiaridade da discente no território de atuação da UBS N-22 foi sucedida por meio de visitas domiciliares com os agentes comunitários de saúde (ACS) e a apresentação de um dos locais de atuação da unidade, a Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, pela preceptora odontologista do PET-Saúde/GraduaSUS. As visitas domiciliares feitas com os ACS consistiam em realizar uma escuta qualificada sobre as demandas de saúde dos usuários que tinham dificuldade de acesso e deslocamento de suas casas à UBS. O acolhimento aos usuários foi presenciado por meio do acompanhamento da assistência prestada aos mesmos pela enfermeira e a odontologista da UBS N-22, tendo elas feito o uso da escuta qualificada. Após as assistências prestadas a discente discutia os casos presenciados com as profissionais a fim de refletir e entender sobre as questões de âmbito de saúde, social, econômicas e psicológicas vividas pelos usuários na comunidade. Em diversas ocasiões foi possível realizar também essas mesmas discussões com a participação de outros profissionais da unidade e de usuários que estavam recebendo atendimento. A relação do ensino-serviço-comunidade estabelecida na UBS N-22 foi feita pela presença da discente semanalmente na unidade e de sua interação com os usuários por meio de promoção de saúde. O empoderamento dos usuários sobre o autocuidado em relação à saúde foi instigado a partir de rodas de conversas na sala de espera tendo como temas norteadores a alimentação saudável, o tabagismo e o alcoolismo. Também foi executada uma apresentação dialogada sobre alimentação saudável às crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo. A discente expôs as informações sobre o referido tema em uma apresentação expositiva e depois permitiu que as crianças pudessem revelar suas opiniões, sanar suas dúvidas e relatar situações similares que já tivessem presenciado em suas casas. Durante o mês de agosto de 2017 foi realizado na unidade o programa do Ministério da Saúde, Agosto Dourado- Aleitamento Materno, no qual a discente colaborou com ideias para o planejamento de algumas das atividades realizadas. Além disso, teve participação em uma das atividades proporcionadas de promoção de saúde durante o programa. Esta consistiu na elaboração de uma gincana, juntamente com as grávidas e seus acompanhantes, de perguntas e respostas sobre o aleitamento materno e a alimentação das mães durante a amamentação. Resultados: A interação semanalmente com a equipe multiprofissional da unidade por meio do PET-Saúde/GraduaSUS permitiu compreender melhor as relações estabelecidas entre os profissionais de saúde e a importância do respeito e do diálogo para que a equipe proporcione um melhor acolhimento aos usuários e a realização das atividades na unidade; observou-se que a compreensão das funções de cada profissional do serviço por parte dos profissionais da unidade contribui para aperfeiçoar o processo de trabalho e a assistência aos usuários; além disso, é necessário que os profissionais tenham conhecimento de como funciona o SUS para que colaborem em instruir e assegurar os direitos e deveres dos usuários; constata-se que a comunicação entre a equipe de saúde deve existir desde o auxiliar de serviços gerais, a recepção, os agentes comunitários de saúde (ACS), técnicos de enfermagem, enfermeiros, médico, odontologista e assistente de saúde bucal para que o acesso à assistência aos usuários seja fácil e resolutivo; entende-se que o papel dos profissionais de saúde primeiramente é realizar o acolhimento dos usuários, ou seja, garantir que os mesmos tenham um atendimento humanizado ao adentrar à UBS. Além do mais, percebe-se que o acolhimento representa uma forma de atender ao princípio de integralidade do SUS, sendo a escuta qualificada um modo para que o profissional compreenda o indivíduo em seu contexto social e entenda as suas necessidades. Assim, contribui-se também para a formação e o fortalecimento dos vínculos que são desenvolvidos entre os profissionais e os usuários no serviço de saúde. A realização da promoção de saúde na sala de espera da unidade colaborou para reafirmar a necessidade da educação permanente em saúde com as equipes das UBS, pois a educação em saúde para a comunidade deve ser respaldada por conhecimento científico atualizado. Ademais a existência da universidade no serviço contribui para reforçar e instigar essa busca pela atualização do saber pelos profissionais. A presença do PET-Saúde/GraduaSUS tem sido considerada na UBS um meio de propiciar uma pausa nas atividades para que os profissionais possam refletir e analisar determinadas situações que acometem a comunidade e a si próprios. Isso é um estímulo para o autoconhecimento das ações de cada um e a reflexão para gerar mudanças que são necessárias para a melhoria do processo de trabalho da equipe e possivelmente do SUS. Considerações finais: O PET-Saúde/GraduaSUS é um programa que promove a qualificação do ensino, pois os discentes têm a experiência de interagir com uma equipe multiprofissional diretamente no serviço de saúde durante a graduação. Além disso, traz a possibilidade do exercício da interdisciplinaridade por ter a presença de profissionais e discentes que atualmente não participam ainda do quadro de profissionais nas UBS. É imprescindível a realização da educação permanente em saúde para os profissionais desenvolverem suas capacidades laborais e se torna essencial uma reformulação das grades curriculares dos cursos da área da saúde. Ademais deve haver uma discussão para saber como têm sido aplicadas as disciplinas que abordam Saúde Coletiva e o SUS no país para que sejam dadas de forma integradas e adotadas em uma disciplina comum a todos os estudantes dos cursos da área saúde. Espera-se que o PET-Saúde/GraduaSUS tenha continuidade no futuro, por oportunizar a integração do ensino com o serviço de saúde e a comunidade. Afinal, os discentes passam a compreender melhor o SUS durante a graduação e assim compartilham essa experiência dentro da universidade e fora dela, contribuindo para a propagação das ideias e caminhos que devem ser tomados para que ocorram melhorias no SUS.