Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Aprendizado de uma discente de medicina no PET-Saúde/ GraduaSUS em Manaus
Luana Dias Batista, Esron Soares Carvalho Rocha, Italo Felipe Santos da Silva, Maria de Fátima Nascimento, Minerva Leopoldina de Castro Amorim, Laneide Stella de Jesus Lima Vieira

Última alteração: 2018-04-05

Resumo


Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho - PET-Saúde/GraduaSUS é uma união realizada pelo Ministério da Saúde e as Instituições de Ensino Superior com a finalidade de promover a integração entre o ensino-serviço-comunidade. É formado por um grupo multiprofissional de discentes do curso de medicina, enfermagem, fisioterapia e educação física, preceptores da área da medicina, enfermagem e odontologia, e tutores da área da enfermagem, fisioterapia, educação física e serviço social. O projeto que se encontra em curso teve suas atividades iniciadas em junho de 2016, no qual uma vez por semana os discentes acompanham os trabalhos dos profissionais e as atividades das Unidades Básicas de Saúde (UBS) pactuadas com o programa. Este relato tem o objetivo de apresentar a experiência de uma discente de medicina da Universidade Federal do Amazonas no PET-Saúde/GraduaSUS durante o percurso de sua realização na UBS N-22 de Manaus. Descrição da experiência: Desde o início do PET-Saúde/GraduaSUS foi proporcionado aos acadêmicos a vivência do trabalho em equipe nas UBS, de presenciar o acolhimento dos usuários nas unidades e de ser um meio de interação entre a universidade, o serviço de saúde e os usuários da comunidade. A familiaridade da discente no território de atuação da UBS N-22 foi sucedida por meio de visitas domiciliares com os agentes comunitários de saúde (ACS) e a apresentação de um dos locais de atuação da unidade, a Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, pela preceptora odontologista do PET-Saúde/GraduaSUS. As visitas domiciliares feitas com os ACS consistiam em realizar uma escuta qualificada sobre as demandas de saúde dos usuários que tinham dificuldade de acesso e deslocamento de suas casas à UBS. O acolhimento aos usuários foi presenciado por meio do acompanhamento da assistência prestada aos mesmos pela enfermeira e a odontologista da UBS N-22, tendo elas feito o uso da escuta qualificada. Após as assistências prestadas a discente discutia os casos presenciados com as profissionais a fim de refletir e entender sobre as questões de âmbito de saúde, social, econômicas e psicológicas vividas pelos usuários na comunidade. Em diversas ocasiões foi possível realizar também essas mesmas discussões com a participação de outros profissionais da unidade e de usuários que estavam recebendo atendimento. A relação do ensino-serviço-comunidade estabelecida na UBS N-22 foi feita pela presença da discente semanalmente na unidade e de sua interação com os usuários por meio de promoção de saúde. O empoderamento dos usuários sobre o autocuidado em relação à saúde foi instigado a partir de rodas de conversas na sala de espera tendo como temas norteadores a alimentação saudável, o tabagismo e o alcoolismo. Também foi executada uma apresentação dialogada sobre alimentação saudável às crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo. A discente expôs as informações sobre o referido tema em uma apresentação expositiva e depois permitiu que as crianças pudessem revelar suas opiniões, sanar suas dúvidas e relatar situações similares que já tivessem presenciado em suas casas. Durante o mês de agosto de 2017 foi realizado na unidade o programa do Ministério da Saúde, Agosto Dourado- Aleitamento Materno, no qual a discente colaborou com ideias para o planejamento de algumas das atividades realizadas. Além disso, teve participação em uma das atividades proporcionadas de promoção de saúde durante o programa. Esta consistiu na elaboração de uma gincana, juntamente com as grávidas e seus acompanhantes, de perguntas e respostas sobre o aleitamento materno e a alimentação das mães durante a amamentação. Resultados: A interação semanalmente com a equipe multiprofissional da unidade por meio do PET-Saúde/GraduaSUS permitiu compreender melhor as relações estabelecidas entre os profissionais de saúde e a importância do respeito e do diálogo para que a equipe proporcione um melhor acolhimento aos usuários e a realização das atividades na unidade; observou-se que a compreensão das funções de cada profissional do serviço por parte dos profissionais da unidade contribui para aperfeiçoar o processo de trabalho e a assistência aos usuários; além disso, é necessário que os profissionais tenham conhecimento de como funciona o SUS para que colaborem em instruir e assegurar os direitos e deveres dos usuários; constata-se que a comunicação entre a equipe de saúde deve existir desde o auxiliar de serviços gerais, a recepção, os agentes comunitários de saúde (ACS), técnicos de enfermagem, enfermeiros, médico, odontologista e assistente de saúde bucal para que o acesso à assistência aos usuários seja fácil e resolutivo; entende-se que o papel dos profissionais de saúde primeiramente é realizar o acolhimento dos usuários, ou seja, garantir que os mesmos tenham um atendimento humanizado ao adentrar à UBS. Além do mais, percebe-se que o acolhimento representa uma forma de atender ao princípio de integralidade do SUS, sendo a escuta qualificada um modo para que o profissional compreenda o indivíduo em seu contexto social e entenda as suas necessidades. Assim, contribui-se também para a formação e o fortalecimento dos vínculos que são desenvolvidos entre os profissionais e os usuários no serviço de saúde. A realização da promoção de saúde na sala de espera da unidade colaborou para reafirmar a necessidade da educação permanente em saúde com as equipes das UBS, pois a educação em saúde para a comunidade deve ser respaldada por conhecimento científico atualizado. Ademais a existência da universidade no serviço contribui para reforçar e instigar essa busca pela atualização do saber pelos profissionais. A presença do PET-Saúde/GraduaSUS tem sido considerada na UBS um meio de propiciar uma pausa nas atividades para que os profissionais possam refletir e analisar determinadas situações que acometem a comunidade e a si próprios. Isso é um estímulo para o autoconhecimento das ações de cada um e a reflexão para gerar mudanças que são necessárias para a melhoria do processo de trabalho da equipe e possivelmente do SUS. Considerações finais: O PET-Saúde/GraduaSUS é um programa que promove a qualificação do ensino, pois os discentes têm a experiência de interagir com uma equipe multiprofissional diretamente no serviço de saúde durante a graduação. Além disso, traz a possibilidade do exercício da interdisciplinaridade por ter a presença de profissionais e discentes que atualmente não participam ainda do quadro de profissionais nas UBS. É imprescindível a realização da educação permanente em saúde para os profissionais desenvolverem suas capacidades laborais e se torna essencial uma reformulação das grades curriculares dos cursos da área da saúde. Ademais deve haver uma discussão para saber como têm sido aplicadas as disciplinas que abordam Saúde Coletiva e o SUS no país para que sejam dadas de forma integradas e adotadas em uma disciplina comum a todos os estudantes dos cursos da área saúde. Espera-se que o PET-Saúde/GraduaSUS tenha continuidade no futuro, por oportunizar a integração do ensino com o serviço de saúde e a comunidade. Afinal, os discentes passam a compreender melhor o SUS durante a graduação e assim compartilham essa experiência dentro da universidade e fora dela, contribuindo para a propagação das ideias e caminhos que devem ser tomados para que ocorram melhorias no SUS.

 


Palavras-chave


Saúde Pública; Equipe de Assistência ao Paciente; Atenção Primária à Saúde; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Acolhimento