Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O Ensino da Bioética como tema transversal: Um olhar para a graduação em Enfermagem no RJ
Camila de Oliveira Santos, Lilian Koifman

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Este é um resumo de projeto do curso de doutorado em ética, bioética e saúde coletiva do programa em associação a uerj, uff, ufrj e fiocruz (PPGBIOS). Os objetivos da pesquisa são: Geral:- Verificar como está acontecendo o ensino da ética e da bioética nas graduações de enfermagem no Rio de Janeiro, no âmbito das universidades públicas e privadas. Específicos:-Identificar nos Projetos Político de Curso de graduação em enfermagem as disciplinas de ética e bioética;Analisar a forma que está ocorrendo o ensino das disciplinas e como aparecem na grade curricular; Propor estratégias para o ensino da ética e da bioética de forma transversal na graduação em enfermagem; Comparar o ensino da ética e da bioética nas universidade públicas e privadas no RJ. Este estudo caracteriza-se como qualitativo. Os cenários escolhidos para realizar a pesquisa foram as quatro Universidades públicas localizadas no RJ  que possuem o curso de graduação em enfermagem, e quatro universidades particulares. Os participantes da Pesquisa serão os coordenadores dos cursos de graduação em enfermagem, e docentes das disciplinas de ética e bioética, independente da titulação stricto sensu, mestrado ou doutorado, do turno de atuação; que tenham pelo menos dois anos de experiência na docência superior para profissionais da saúde. O desenho do estudo caracterizar-se-à como pesquisa documental. Em um segundo momento, será feita entrevista semi-estruturada com os coordenadores e docentes pré-selecionados. No terceiro momento faremos a análise de dados utilizando a técnica da Análise temática proposta por Bardin (2003).

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


ensino; ética; enfermagem