Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-24
Resumo
Apresentação e objetivo: A disciplina de Tópicos Avançados em Farmacologia 1 (TAF 1) objetiva a discussão e exposição de fármacos utilizados no alívio e controle da dor e imunomodulação, através de metodologias ativas, discussão de artigos e aulas expositivas, permitindo que os estudantes sejam protagonistas de sua formação e assimilem o conhecimento de maneira mais eficaz. Um dos trabalhos propostos foi a confecção de um livro acerca do uso de opioides no tratamento da dor, desafiando e inserindo os graduandos no meio científico.
Descrição da experiência: Foi proposta aos acadêmicos do 5º período pela disciplina de Tópicos Avançados em Farmacologia 1 a realização de uma revisão de literatura acerca do uso de opioides nos cuidados paliativos e controle da dor, sob orientação e supervisão da professora da disciplina. A confecção do livro baseou-se em uma revisão de literatura feita pelos alunos, que se encarregaram de analisar e construir sua própria visão acerca dos temas discutidos. A pesquisa imergiu os estudantes no meio científico, onde buscaram por informações, artigos e relatos em bases de dados, além de aprimorarem a utilização da metodologia científica e desenvolverem rigor na seleção de trabalhos. Somadas a isso, estão as experiências com a criação de mídias, fluxogramas, boxes e design do livro, também realizadas inteiramente por acadêmicos. Ao final do trabalho, o livro digital foi divulgado entre os alunos da turma para que pudessem utilizá-lo como consultor de bolso quando frente a um paciente que se encaixasse nos critérios para a terapia com opioides. Desde então, diversas foram as ocasiões em que o livro produzido e os conhecimentos adquiridos foram buscados, como na disciplina de Reumatologia, por exemplo, onde alguns pacientes portadores de artrite reumatoide iniciaram a opioterapia através da sugestão de acadêmicos a seus preceptores, promovendo discussão acadêmica avançada e cientificamente embasada.
Resultados: Verificou-se e expandiu-se a proposta da disciplina, contemplando ensino, pesquisa e extensão, por meio da capacitação e incentivo de acadêmicos e futuros profissionais da saúde a produzirem material científico e aplicá-lo frente a problematizações. Foi passível de observação, ainda, a desmistificação da opiofobia, permitindo seu enfrentamento e sensível redução. Além disso, a devolutiva por parte da turma foi extremamente satisfatória, tendo em vista que a segurança ao discutir temas médicos aumentou sensivelmente.
Considerações finais: O emprego desta metodologia de ensino na disciplina de TAF 1 atuou de maneira significativa e desafiante na formação acadêmica individual e coletiva, visto que para a realização do trabalho foi necessária a interação em grupos, a divisão de tarefas, responsabilidades e estudos dirigidos, o uso de meios tecnológicos, a expansão da criatividade e o amadurecimento pessoal de cada aluno. Além disso, também foram reforçados os valores éticos e morais, o compromisso com a saúde pública, o profissionalismo e o papel do médico na sociedade. Espera-se que mais trabalhos como este sejam desenvolvidos e que os cuidados paliativos ganhem relevância nas discussões acadêmicas e na área médica.