Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A CONFECÇÃO DE UM LIVRO E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA
Luciana Costa Pinto da Silva, Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, Ana Carolina Queiroz Candido da Silva, Giovana Coimbra Luzeiro, Louise Makarem Oliveira, Legildo Soares Liberato Neto, Lucas Edwardo de Souza e Silva, Lorena Praia de Souza Bezerra

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação e objetivo: A disciplina de Tópicos Avançados em Farmacologia 1 (TAF 1) objetiva a discussão e exposição de fármacos utilizados no alívio e controle da dor e imunomodulação, através de metodologias ativas, discussão de artigos e aulas expositivas, permitindo que os estudantes sejam protagonistas de sua formação e assimilem o conhecimento de maneira mais eficaz. Um dos trabalhos propostos foi a confecção de um livro acerca do uso de opioides no tratamento da dor, desafiando e inserindo os graduandos no meio científico.

Descrição da experiência: Foi proposta aos acadêmicos do 5º período pela disciplina de Tópicos Avançados em Farmacologia 1 a realização de uma revisão de literatura acerca do uso de opioides nos cuidados paliativos e controle da dor, sob orientação e supervisão da professora da disciplina. A confecção do livro baseou-se em uma revisão de literatura feita pelos alunos, que se encarregaram de analisar e construir sua própria visão acerca dos temas discutidos. A pesquisa imergiu os estudantes no meio científico, onde buscaram por informações, artigos e relatos em bases de dados, além de aprimorarem a utilização da metodologia científica e desenvolverem rigor na seleção de trabalhos. Somadas a isso, estão as experiências com a criação de mídias, fluxogramas, boxes e design do livro, também realizadas inteiramente por acadêmicos. Ao final do trabalho, o livro digital foi divulgado entre os alunos da turma para que pudessem utilizá-lo como consultor de bolso quando frente a um paciente que se encaixasse nos critérios para a terapia com opioides. Desde então, diversas foram as ocasiões em que o livro produzido e os conhecimentos adquiridos foram buscados, como na disciplina de Reumatologia, por exemplo, onde alguns pacientes portadores de artrite reumatoide iniciaram a opioterapia através da sugestão de acadêmicos a seus preceptores, promovendo discussão acadêmica avançada e cientificamente embasada.

Resultados: Verificou-se e expandiu-se a proposta da disciplina, contemplando ensino, pesquisa e extensão, por meio da capacitação e incentivo de acadêmicos e futuros profissionais da saúde a produzirem material científico e aplicá-lo frente a problematizações. Foi passível de observação, ainda, a desmistificação da opiofobia, permitindo seu enfrentamento e sensível redução. Além disso, a devolutiva por parte da turma foi extremamente satisfatória, tendo em vista que a segurança ao discutir temas médicos aumentou sensivelmente.

Considerações finais: O emprego desta metodologia de ensino na disciplina de TAF 1 atuou de maneira significativa e desafiante na formação acadêmica individual e coletiva, visto que para a realização do trabalho foi necessária a interação em grupos, a divisão de tarefas, responsabilidades e estudos dirigidos, o uso de meios tecnológicos, a expansão da criatividade e o amadurecimento pessoal de cada aluno. Além disso, também foram reforçados os valores éticos e morais, o compromisso com a saúde pública, o profissionalismo e o papel do médico na sociedade. Espera-se que mais trabalhos como este sejam desenvolvidos e que os cuidados paliativos ganhem relevância nas discussões acadêmicas e na área médica.


Palavras-chave


ensino; metodologia; revisão