Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES COM IDADE DE 11 A 14 ANOS
Jessica Emily Freire Gomes, Lucas de Souza Nascimento, Jordana Negreiros Mota Rocha, Elias Santiago Pinto

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


INTRODUÇÃO

A aptidão física relacionada à saúde concerne em um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a realização de tarefas diárias, ocupações ativas nas horas de lazer, envolvendo saúde e habilidades esportivas, proporcionando um menor risco de desenvolver doenças hipocinéticas (causadas pelo sedentarismo) ou condições crônico-degenerativas. Desta maneira, justifica-se que toda criança e adolescente deve participar de algum tipo de atividade física durante sua vida para possuir facilidades nas atividades funcionais cotidianas.

Cada vez mais existem dados demonstrando que o exercício, a aptidão e a atividade física estão relacionados com a prevenção, com a reabilitação de doenças e com a qualidade de vida, sendo a Educação Física Escolar uma aliada através das práticas de atividades físicas e desportivas com a finalidade de prevenção de doenças e a promoção da saúde em escolares, além de desenvolver também habilidades específicas voltadas para modalidades esportivas. Embora conhecendo sobre os benefícios de se ter uma boa aptidão física há indícios de que crianças e adolescentes apresentam, atualmente, baixos níveis de aptidão física. Essa preocupação com a melhora da qualidade de vida torna-se uma questão de grande importância social, levando ao surgimento de pesquisas com o propósito de investigar os fatores envolvidos na aptidão física de escolares.

Nesse contexto, a aptidão física relacionada à saúde engloba componentes que devem apresentar níveis satisfatórios que desenvolvidos corretamente e aliado a prática regular de atividade física traz diversos benefícios para a saúde. O nível de aptidão física relacionada à saúde é definido pelo desempenho obtido em testes que avaliam a composição corporal, flexibilidade articular, força e resistência muscular e cardiovascular.

Portanto esse estudo tem o objetivo de avaliar através do nível de aptidão física relacionada à saúde de escolares entre 11 a 14 anos pertencentes a uma escola privada de ensino situada no município de Manaus (AM).

 

METODOLOGIA

Esse estudo apresenta uma pesquisa descritiva com base de dados em análise quantitativa. Participaram dessa pesquisa 50 escolares com faixa etária entre 11 a 14 anos de ambos os sexos. A amostra foi composta por escolares de uma escola privada em Manaus (AM).

O teste de bateria utilizado foi o Projeto Esporte Brasil versão 2016 (PROESP-Br), que é uma bateria de teste, modo de observação permanente dos indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal, motor e do estado em que se encontram as crianças e jovens entre 07 e 17 anos. O teste foi subdividido em duas vertentes da aptidão física, uma relacionada à saúde (AFS), que consiste em: Índice de Massa Corporal (IMC), Razão Cintura Estatura (RCE), aptidão cardiorrespiratória (Apc), flexibilidade (Flex), resistência muscular localizada (Rml). E outra para o desempenho esportivo (AFDE), que consiste em: força explosiva dos membros superiores (Fms) e membros inferiores (Fmi), agilidade (Agi) e velocidade (Vel) e Aptidão Cardiorrespiratória (Apct).

A bateria de testes utilizada no estudo contemplou 2 etapas: medidas de crescimento corporal compostas por: massa corporal (peso), estatura (altura), envergadura e perímetro da cintura; e os testes de aptidão física relacionada a saúde: composição corporal (índice de massa corporal), aptidão cardiorrespiratória (teste da corrida-caminhada dos 6 minutos), flexibilidade (teste sentar e alcançar) e resistência muscular localizada com a contagem do número de abdominais executados corretamente em um minuto (sit-up).

Desta forma, foram usadas as variáveis: índice de massa corporal, flexibilidade, resistência muscular e aptidão cardiorrespiratória. Por conseguinte, a avaliação dos resultados da aptidão física relacionada à saúde dos adolescentes foi classificada conforme os critérios do Manual do PROESP-BR.

Para a análise, os dados foram tabulados no Microsoft Office Excel 2010 e os resultados foram comparados aos critérios de referência apresentados no Manual do PROESP-BR para cada tarefa, os quais classificam as crianças em zona de risco à saúde ou zona saudável.

 

RESULTADOS

Analisando os dados obtidos do índice de massa corpórea, verificou-se que 80% dos escolares estão em uma zona saudável e 20% em uma zona de risco. Os resultados da flexibilidade obtidos pelo teste de sentar e alcançar mostra que 92% dos escolares estão na zona saudável e apenas 8% numa zona de risco. No teste de resistência abdominal pudemos observar que 82% dos alunos estão numa zona saudável e 18% em uma zona de risco, pois não realizaram a quantidade mínima de abdominais exigida para atingir a zona saudável indicado pelo PROESP-BR. A resistência cardiorrespiratória foi a aptidão física que apresentou a maior similaridade de números em porcentagem, embora 52% dos escolares apresentaram níveis satisfatórios da zona saudável e 48% dos adolescentes achem-se na zona de risco segundo os dados do PROESP-BR.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante dos resultados das análises, observa-se que em todas as variáveis os escolares encontram-se em uma zona saudável, mas com uma atenção especial a variável de aptidão cardiorrespiratória onde a porcentagem ficou praticamente igualada entre os alunos em zona saudável e zona de risco, embora a maioria chegando a níveis suficientes para manutenção da saúde de acordo com o PROESP-BR, a zona de risco dessa variável requer atenção, pois estudos apontam que a baixa aptidão cardiorrespiratória está associada a elevados índices de colesterol e triglicerídeos, pressão arterial e sensibilidade às insulinas e riscos maior de obesidade.

Tais resultados comprovam que a prática de atividade física na idade escolar é conveniente para estimular a adoção de hábitos de vida ativa, diminuindo o risco de doenças e demais fatores negativos associados a um estilo de vida sedentário. Desta forma, a aptidão física relacionada à saúde deve ser uma das principais preocupações dos profissionais da área de Educação Física, pois estudos têm evidenciado que o número de crianças e adolescentes não atendem aos critérios de aptidão física desejáveis para se ter uma boa qualidade de vida.

Sendo assim, o Profissional de Educação Física deve buscar metodologias que preservem a saúde de escolares, a fim de evitar o sedentarismo e o desenvolvimento das doenças crônicas, assim como buscar alternativas que possam auxiliar na tentativa de resolver as patologias associadas à falta de atividades físicas. Por isso, vale ressaltar que ao tratarmos de aptidão física devemos estar observando fatores de prevenção e redução dos riscos de doenças promovendo maior disposição para as atividades diárias.

 

PALAVRAS-CHAVES: Aptidão física; Saúde; Escolares.


Palavras-chave


Aptidão Física; Saúde; Escolares.