Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A DISCIPLINA DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Luciana Costa Pinto da Silva, João Ricardo Rodrigues Maia, Ronaldo Almeida Lidório Júnior, Ana Carolina Queiroz Candido da Silva, Lorena Praia de Souza Bezerra, Vitória Jen, Lucas Edwardo de Souza e Silva, Legildo Soares Liberato Neto

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação e objetivo: A disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) na graduação de medicina da Universidade Federal do Amazonas busca, por meio de aulas expositivas e metodologias inovadoras, ensinar o conteúdo proposto e, mais do que isso, humanizar e inserir os alunos na realidade de saúde pública amazonense. Assim, durante o segundo semestre de 2017 as turmas práticas sob responsabilidade do médico infectologista João Ricardo foram capazes de compreender, memorizar e aplicar conhecimentos adquiridos relacionados à antibioticoterapia e ao manejo de doentes graves em um hospital de referência na capital.

Descrição da experiência: Foi proposto aos acadêmicos de medicina do 6º período pelo professor João Ricardo, em suas aulas práticas da disciplina de DIP, o uso de uma metodologia de ensino por ele desenvolvida. Nesta, a antibioticoterapia e o manejo de doentes graves, como hepatopatas crônicos, são discutidos contextualizados a uma aplicação prática, abordando suas dificuldades e desafios através da criação de gráficos, fluxogramas e métodos de memorização e consolidação do conhecimento. As aulas ocorriam em um hospital de referência em doenças tropicais, onde o conteúdo teórico era ministrado, os gráficos criados e as dúvidas sanadas, sendo em seguida aplicados a casos clínicos do mesmo hospital. Dessa maneira, os alunos foram capazes de discutir a indicação de cada terapia e manejo do doente, sugerindo condutas e analisando parâmetros funcionais. Além disso, o contato com pacientes do hospital e suas histórias de vida permitiu a integração com a população usuária do Sistema Único de Saúde, aproximando os acadêmicos da realidade amazonense e reforçando os princípios de integralidade, equidade e universalidade. Vale ressaltar que as discussões científicas muitas vezes transcendiam as paredes do hospital e não ficavam restritas ao conteúdo da disciplina, visto que o professor apresentou aos alunos vários casos emblemáticos de suas experiências no interior do estado do Amazonas, de forma a complementar o conteúdo ministrado. Ao final do período letivo foi proposta a criação de uma apostila individual, contendo gráficos, fluxogramas e anotações de cada aluno, a fim de refletir a assimilação do conteúdo ministrado e servir para consulta no futuro.

Resultados: Verificaram-se as propostas da disciplina e do professor, integrando ensino, cuidado e pesquisa, aproximando os acadêmicos da realidade local e preparando os futuros médicos para lidarem com os desafios de sua profissão, além de habilitá-los ao uso racional de antibióticos  e a discutir cientificamente casos clínicos e suas problematizações. Ademais, o aproveitamento da disciplina foi incrivelmente satisfatório, uma vez que a correlação teórico-prática e a criação de meio livre para discussões e sugestões permitiram o crescimento pessoal e intelectual de cada um dos envolvidos.

Considerações finais: A metodologia de ensino empregada na disciplina de DIP participou de maneira significativa na formação acadêmica dos alunos da Universidade Federal do Amazonas, pois dependeu também da discussão de ética, profissionalismo, humanização e aprimoramento contínuo por parte de cada um, buscando a excelência e reforçando o compromisso da profissão.

Palavras-chave


ensino; metodologia; antibióticos