Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Monitoria: um chamado para docência em Enfermagem
Monike Emyline Andrade Rodrigues, Graciana de Sousa Lopes, Fabrício de Souza Melo, Déborah Cristina Pinheiro da Silva, Vitória Bentes Bandeira, Yana dos Santos Maia, Alex Bruno Rodrigues Lucas, Érika Juliane M. Lima

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Introdução: a enfermagem oferece uma gama de possibilidades de atuação no mercado de trabalho. É na academia que o futuro enfermeiro tem acesso às primeiras experiências que irão direcioná-lo, de acordo com suas preferências e afinidades, à atuação profissional após formado. Os programas de monitoria das Instituições de Ensino Superior (IES) estão intimamente ligadas à qualidade da formação acadêmica na graduação e à gestão do ensino, além das práticas educativas inerentes à formação universitária. Deste modo, através da monitoria é possível despertar no acadêmico o interesse pela docência, uma vez que o contato mais íntimo com as ferramentas pedagógicas por detrás dos conteúdos ministrados em sala de aula pode despertar um novo olhar no processo ensino-aprendizagem. Porém, o desafio para esses acadêmicos é de refletir sobre a prática de forma a se tornarem protagonistas de sua formação desenvolvendo ações transformadoras de forma consciente, uma vez que, por anos, passaram por uma educação tradicional, meramente conteudista, de reprodução, sem ação reflexiva. Neste sentido, seguindo os preceitos de Paulo Freire e da Pedagogia Libertadora, a educação é uma ferramenta capaz de levar o acadêmico à autonomia, igualdade e liberdade. Objetivo: descrever as percepções de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento de atividades de monitoria na disciplina Semiologia e semiotécnica e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Metodologia: Relato de experiência realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES), na cidade de Manaus-AM, Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO). Os monitores participaram de reuniões conduzidas pela professora responsável pela disciplina. Foram incentivados, através do diálogo ou processo dialógico, a participar de forma ativa e reflexiva das programações metodológicas da disciplina. A análise foi feita a partir preceitos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. Resultados: foi possível perceber que através da implementação do processo dialógico de Freire no cotidiano das atividades dos discentes envolvidos na monitoria, houve um maior entendimento do processo de consciência de si, no qual os acadêmicos de enfermagem monitores assumiram um posicionamento de protagonistas de ações relacionadas ao processo ensino aprendizagem, podendo fazer uma comparação da aula tradicional com metodologias ativas de forma consciente. Da mesma maneira, pensar a prática das ações, do ponto de vista do docente, também foi possível, uma vez que o processo dialógico possibilita o diálogo frequente entre professor e monitores, estreitando a parceria e deixando os discentes próximos às dificuldades e desafios do planejamento das atividades acadêmicas. Considerações finais: os acadêmicos envolvidos no programa de monitoria foram selecionados através de processo seletivo. Uma vez iniciadas as atividades, diversas reuniões ajudaram na implementação do processo dialógico no qual o diálogo foi muito explorado, foram utilizadas as chamadas “palavras geradoras/ palavras do cotidiano” que possibilitaram a discussão coletiva de temas pertinentes às disciplinas. Desta forma, os acadêmicos puderam analisar a prática de forma consciente correlacionando com as necessidades na formação do enfermeiro docente.


Palavras-chave


Enfermagem; Monitoria; docência; Paulo Freire