Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E CUIDADO DA ASMA: A EXTENSÃO COMO VEÍCULO DIFERENCIAL NO APRENDIZADO
Ana Carolina Queiroz Cândido da Silva, Luciana Costa Pinto da Silva, Lucas Edwardo de Souza e Silva, Mylla Christie de Oliveira Paschoalino, Elyson Enrique Campos de Moraes, Izaías Gomes da Silva Junior

Última alteração: 2018-02-04

Resumo


Apresentação e objetivo: O Programa de Assistência e Cuidado da Asma (PACA) é um programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas, que assiste pacientes no Ambulatório Araújo Lima desde 2003. Através dele os alunos da instituição aprofundam seus conhecimentos em pneumologia e principalmente acerca da asma, conduzindo o atendimento de mais de 1500 pacientes cadastrados no programa, com idades entre cinco e noventa anos.

Descrição da experiência: O atendimento ambulatorial dos pacientes asmáticos acontece semanalmente, às quintas-feiras pela manhã, com equipe composta pelos discentes participantes do programa e médicos residentes de clínica médica e de pediatria, todos sob a supervisão da médica pneumologista Maria do Socorro, responsável pelo programa. Os pacientes possuem cadastro no PACA e a cada três meses retornam para acompanhamento, onde seus prontuários são disponibilizados e permitem análise de todo seu registro médico dentro do programa. Para a consulta, há uma ficha de atendimento especializada que orienta e estrutura de forma direcionada a anamnese e o exame físico, agilizando e padronizando o processo. Ao final, o caso é repassado à médica orientadora, discutindo seus aspectos clínicos e definindo a conduta, de forma que o estudante faça parte do raciocínio. Além disso, quinzenalmente os membros do programa reúnem-se acompanhados de sua orientadora, com intuito de ministrar palestras acerca de fisiologia, clínica, diagnóstico, terapia e atualizações relacionadas à asma. Discute-se, ao fim da reunião, a importância do domínio teórico e prático dos assuntos ao abordar os pacientes que frequentam o ambulatório, além de existir espaço para dividir situações vivenciadas durante a semana no programa e esclarecer possíveis dúvidas. Por fim, ao final de cada mês, os pacientes são convidados a participar da reunião periódica organizada por membros do PACA, em que são discutidos temas de interesse aos pacientes e seus familiares. Abordam-se as medidas não-farmacológicas para controle da doença, o manejo da crise asmática e as dúvidas gerais dos pacientes sobre a asma e seu tratamento. Para tal, procura-se utilizar métodos didáticos e de fácil compreensão para cumprir o objetivo de informar os pacientes e contribuir para melhora de sua qualidade de vida.

Resultados: O seguimento ambulatorial semanal dos pacientes perfaz parte importante do treinamento dos discentes de medicina, proporcionando o aprofundamento no estudo de determinadas áreas clínicas, a aproximação da prática médica e o desenvolvimento da independência profissional sem que, contudo, falte supervisão, uma vez que todos os casos atendidos são discutidos e a conduta é definida ou confirmada com os médicos da equipe.

Considerações finais: Programas de extensão dentro da universidade apresentam-se com o objetivo de ampliar as fontes de aprendizado e de complementar a grade curricular. O PACA alcança esses quesitos ao permitir o desenvolvimento do raciocínio clínico e de conhecimentos que vão além da asma ou da pneumologia, abrangendo a interdisciplinaridade e a complexidade do paciente, em todos os aspectos da saúde física e emocional, visto que muitas vezes comorbidades ou fatores emocionais interferem no controle da doença.

 


Palavras-chave


asma; ambulatório; pneumologia; assistência; cuidado