Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ASSISTÊNCIA EM SAÚDE EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Ariamiro dos Santos Silva Junior, Brenda dos Santos Coutinho, Andreza Dantas Ribeiro, Antonia Irisley da Silva Blandes, Cristiano Gonçalves Morais, Géssica Rodrigues Silveira, Gisele Ferreira de Sousa, Érika Marcilla Sousa de Couto

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: Os centros de atenção psicossocial (CAPS) atuam como um serviço de referência dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Atuam com um modelo de cuidado voltado para o acompanhamento multiprofissional em saúde mental, sendo um dispositivo estratégico para a desinstitucionalização e extinção progressiva dos manicômios. Os CAPS contam com consultórios para atividades individuais, grupais, espaços de convivência, oficinas, refeitório, farmácia e espaços técnicos e administrativos. Cabe ressaltar que seu objetivo principal é a reinserção do indivíduo em sofrimento psíquico na sociedade. Em vista disso, o objetivo do estudo foi relatar a experiência de discentes e um docente de enfermagem em prática grupal com atividades lúdicas como ferramenta de assistência em saúde com pessoas que realizavam acompanhamento no CAPS. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado por discentes e uma docente do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XII, durante as aulas práticas, ocorridas em abril de 2016, em um Centro de Apoio Psicossocial localizado no município de Santarém, estado do Pará. Os dados adquiridos neste estudo foram averiguados durante uma dinâmica, uma das propostas elaboradas pelos discentes como parte das atividades a serem desenvolvidas no centro. Resultados e/ou impactos: Participaram 21 pessoas da dinâmica, na faixa etária de 23 a 64 anos de idade, média de 47 anos. Quanto ao gênero, 38% dos participantes eram homens e 62% mulheres. Referente à escolaridade, 43% informaram possuir o ensino médio incompleto. Com relação ao estado civil, 57% informaram ser solteiro e 52% dos participantes informaram não realizar atividade laboral. A dinâmica objetivou a maior interação entre os discentes com os pacientes, preferiu-se a prática do teatro com finalidade de proporcionar maior interação, além de oportunizar o espaço adequado para expressão de sentimentos e de comunicação. Para a efetivação da dinâmica, os indivíduos em acompanhamento foram divididos em dois grupos, sendo proposto para ambos a dramatização de algum problema do dia-a-dia, em que a solução para este problema fosse obtida através do diálogo com os membros de cada grupo. Foram apresentadas em ambas as dramatizações problemas de relacionamentos familiares, em que as principais propostas de soluções pontuadas envolviam o diálogo e compreensão das situações expostas. Nesse sentido observou-se a importância dessa troca de vivências para a melhora do estado de humor e adesão ao tratamento, pois permitia que os pacientes estabelecessem uma relação de mútua ajuda. Considerações finais: Propostas de interação interpessoal são fundamentais para superação de problemas cotidianos ou mesmo dificuldades mais complexas, que em muitos dos casos não são relatadas por desconforto ou por dificuldades de se expressar. Neste contexto, o teatro demonstrou ser uma importante ferramenta de assistência em saúde por oportunizar momentos de compartilhamento e de reflexão de experiências pessoais. Ademais, cabe salientar o lúdico como ferramenta para o tratamento da pessoa em sofrimento psíquico.

 


Palavras-chave


Saúde mental; equipe multiprofissional; centros de atenção psicossocial.