Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA ATIVIDADE CURRICULAR ENFERMAGEM OBSTÉTRICA, GINECOLOGICA E NEONATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
TAIS PEREIRA DA COSTA, Elisângela Ferreira da Silva, Joanna Angélica Azevedo de Oliveira, Milene Neves Soares, Luana Rocha Pereira, Débora Talitha Neri

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO: O exercício da monitoria é uma prática destinada aos discentes que têm o interesse em aprofundar-se nos conteúdos da atividade curricular, assim como de sanar dificuldades encontradas nas temáticas abordadas em sala de aula. Frison e Moraes (2010) apontam que com o desenvolvimento da monitoria, o aluno tem a oportunidade de se tornar mais autônomo, sabendo se posicionar frente à determinadas situações que envolvam o aprendizado. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de quatro acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Pará na vivência das atividades de um projeto de monitoria. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvido através do projeto de monitoria MONIT17360392201482/2017, dentro da Atividade Curricular Enfermagem Obstétrica, Ginecológica e Neonatal, no período de julho a agosto de 2017. RESULTADOS: A prática da monitoria, inclui acompanhar discentes em atividades de práticas hospitalares, auxílio ao professor em aulas teóricas e elaboração de atividades sobre conteúdos ministrados. A monitoria em Enfermagem fornece subsídios para o acadêmico desenvolver uma prática com maior segurança e precisão e desenvolve-se como uma ferramenta facilitadora para o desenvolvimento teórico-prático dos monitores, bem como dos monitorados, uma vez que conhece as dificuldades apresentadas pelos alunos e pode propor junto ao professor mecanismos que facilitem o processo de ensino. Outro ponto a ser mencionado é a criação de vínculo com os professores, não somente com aqueles onde acadêmico está inserido no papel de monitor, mas também com os de outras atividades curriculares, dando a possibilidade de crescimento e amadurecimento através das experiências dos professores CONSIDERAÇÕES FINAIS: as atividades de monitoria são capazes de estimular o aluno monitor a construir projetos pessoais, estabelecer e cumprir metas, buscar maneiras para superar suas dificuldades e fazer uso destas no exercício da atividade de monitoria.


Palavras-chave


Enfermagem; Ensino; Monitoria