Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CENÁRIO DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA A GESTÃO DO SUS: REVISÃO INTEGRATIVA
Luiza Oliveira Carvalho, Fátima Cristina Alves Araújo

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Ao analisarmos o sistema público de saúde do Brasil percebe-se que um dos grandes desafios tem sido a redefinição das atribuições e competências dos gestores nas três esferas de governo. Isso poque essa função muitas vezes é exercida por um profissional da saúde, o qual é deslocado para esse tipo de trabalho. A fim minimizar essa situação, as diretrizes curriculares nacionais dos Cursos de Graduação da Saúde estabelecem condições a fim de contribuir para a formação de profissionais de saúde com habilidades e competências para gestão. Dessa maneira, objetivou-se analisar se os profissionais da área de saúde são formados de modo a desenvolverem habilidades e competências para a gestão de serviços de saúde do sistema único de saúde. Realizou-se uma Revisão Integrativa, através do levantamento de artigos, nas bases de dados LILACS e MEDLINE, que tratassem da formação para a gestão no Brasil, disponíveis online e publicados na íntegra. Foram identificados 675 artigos nas diferentes bases de dados, destes, apenas 7 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa que através da uma abordagem qualitativa, foram analisados e a interpretados. Em seguida, esses resultados foram organizados e por fim discutidos. Com esta revisão foi possível identificar que o relacionamento interpessoal foi considerado a qualidade mais importante para os gestores uma vez que estes por sua formação carente nessa área, não dão atenção as pessoas e suas relações. Cabe mencionar que com as pesquisas, foi identificado que mesmo quando o conteúdo é abordado, ocupa um pequeno percentual na graduação e nem sempre é útil na prática profissional. Para tentar suprir esta deficiência, os profissionais recorrem à pós-graduação lato-sensu. Ainda no processo formativo dos profissionais de saúde para a gestão do SUS, utilizam-se estratégias como o uso de metodologias ativas, educação a distância e educação permanente. Além disso, faz-se importante, conhecer como este conteúdo vem sendo abordado nos cursos onde a gestão já faz parte do currículo, visto que muitos profissionais, dentro dos estudos, que tiveram acesso ao conteúdo, não os consideraram útil na sua vida profissional.

Palavras-chave


gestão; formação; profissionais da saúde; revisão integrativa