Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM TECNOLOGIA LÚDICA
RENATA CAMPOS DE SOUSA BORGES, ILMA FERREIRA PASTANA, HELISA CAMPOS CRUZ, JULIETE LEÃO DE SOUZA, THIAGO RUMENIGGE CORREA BRAGA, LORRANE KALLY MARTINS OLIVEIRA

Última alteração: 2018-02-22

Resumo


A valorização da prática de educação em saúde na Estratégia de Saúde da Família (ESF) amplia e fortalece a possibilidade de uma abordagem integral e resolutiva diante dos principais agravos de saúde de cada comunidade. Tal prática poderá ocorrer através do uso de ferramentas educativas que suscitem a atenção para temas que despertam dispositivos promotores de mudanças nas práticas de saúde, almejando promover um vínculo de confiança entre profissionais de saúde e a comunidade. Na trajetória educativa da formação de profissionais de saúde e posteriormente, frente à promoção de ações educativas, faz-se necessário dispor da utilização de novos recursos tecnológicos e educativos. Nesse contexto, a utilização da abordagem de educação em saúde de forma lúdica, pode manifestar-se como uma expressão subjetiva do cuidado, através do sorriso, olhar empático e conversa atenciosa, surge uma oportunidade singela para o desenvolvimento de práticas de educação em saúde. O objetivo principal desta discussão é apresentar aos profissionais de saúde, através do relato de uma experiência, novas alternativas eficazes nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para a promoção de práticas de educação em saúde. Descrição da experiência: A experiência educativa foi realizada pelos discentes do curso de graduação em Enfermagem do 5º ano, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), juntamente com a docente do estágio supervisionado do curso, no período do primeiro semestre do ano de 2017, em uma ESF do município de Tucuruí- PA. No decorrer das consultas de enfermagem do estágio supervisionado com os acadêmicos, foi perceptível a necessidade de buscar alternativas singulares para promover a melhoria da prevenção de agravos como: verminoses, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e a necessidade de estimular práticas de hábitos de higiene, uma vez que há, uma demanda considerável de agravos de saúde relacionados a essas temáticas, além, da unidade não possuir uma rotina contínua para o desenvolvimento de ações educativas com a comunidade local. No intuito de atenuar essa problemática, optou-se pela utilização de práticas educativas inusitadas, abordadas através de tecnologias lúdicas, por meio da apresentação de peça teatral, fantoches e rodas de conversas. O evento ocorreu dentro da unidade de saúde, considerado um local ideal para abordar a comunidade com a utilização de forma útil do período de tempo ocioso na espera por consultas médicas e de enfermagem, com espaço adequado, materiais necessários para realização dos Testes Rápidos (TR) para HIV e Sífilis ofertados durante a programação planejada e abordagem educativa das seguintes temáticas: verminoses, hábitos de higiene, DSTs e AIDS. Resultados e/ou impactos: Os resultados foram pertinentes, ressalta-se a importância de vivencias como essa por acadêmicos e profissionais de saúde, fortalecendo a integração entre ensino e serviço, foi notável que houve uma maior interação entre os comunicadores (acadêmicos de enfermagem), plateia (comunidade adstrita da ESF) e profissionais de saúde da unidade no decorrer da execução da ação. Tornou-se possível observar através da ação, que a prática de educação em saúde recreativa possibilita uma maior adesão da comunidade, pois o lúdico de forma descontraída enriquece e contribuir de maneira significativa para a promoção de práticas de saúde. Em relação à autorização para realização da ação pelo gestor da unidade não houve impedimentos, entretanto o envolvimento da equipe da unidade de saúde foi discreto, em sugestões para o planejamento das etapas da ação, não ocorreram contribuições dos profissionais, o que nos revela algumas deficiências na elaboração de atividades de educação em saúde pela equipe e adversidades na integração ensino e serviços, bem como, expressa a necessidade da realização com maior frequência de eventos educativos em unidades de saúde. O fato de trabalharmos o lúdico representou uma alternativa para despertar o interesse no público infantil, e destacar a importância para os profissionais de saúde em inserir esse público nas ações educação em saúde, que na maioria das vezes são direcionadas apenas para o público adulto, excluído em algumas situações o público infantil de temáticas essenciais para essa faixa etária. Obtivemos grande participação da comunidade presente no geral, o que facilitou a interação com os acadêmicos, interesse e entendimento pela temática. O desenvolvimento de uma tecnologia lúdica como teatro, fantoches, roda de conversa, pinturas e jogos lúdicos, requisita um maior tempo e planejamento para a execução da atividade educativa, em comparação com outras abordagens mais usuais, como palestras, por exemplo, porém, é fundamental a abordagem de novas propostas de promoção de saúde e prevenção de agravos, que se tornam alternativas baratas e efetivas se comparadas ao custo do tratamento dessas doenças. Considerações finais: O ambiente das unidades básicas de saúde, na maior parte das vezes se caracteriza por um perfil de cliente que tem seu tempo ocupado pelo tratamento, pela doença, pelas intervenções da equipe de profissionais de saúde. Tempo em que tal população está inserida dentro dos serviços de saúde e que deve ser visto como uma oportunidade para as práticas de educação em saúde. Neste contexto, a estruturação de uma atividade educativa de forma lúdica, repercutiu como um instrumento de grande potencial em relação à efetividade de ações educativas, pois através da participação dos ouvintes tornou-se, notável a conscientização e valorização da prevenção em saúde nos temas abordados. Por meio da ação educativa ampliou-se a oportunidade de discutir e estimular práticas educativas, com alternativas inovadoras na promoção da educação em saúde nos serviços do SUS, fortalecendo a integração entre acadêmicos e profissionais de saúde a vivenciar uma nova forma de prática educativa e posteriormente encorajar a equipe de profissionais de saúde a dar continuidade em ações de educação em saúde na unidade. Conclui-se que a metodologia utilizada na ação educativa atendeu o planejamento e os resultados previstos, fortalecendo a relação com a população da ESF, envolvido através de novas alternativas educativas nos serviços de saúde, por meio de instrumentos que se destacam na relação custo e benefício (saúde e doença). Almeja-se, com esta experiência educativa, resgatar o compromisso e envolvimento, de equipes de saúde, ao manejo de práticas de educação em saúde de forma rotineira, uma vez que, a frequência de diversas patologias na demanda dos atendimentos da unidade, poderá ser reduzida, pela simples conscientização de ações, envolvendo cuidados com a saúde e prevenção de doenças.

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Palavras-chave


Educação em saúde; Tecnologia Lúdica; Profissionais de saúde.