Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Perfil do Atendimento de Demanda Espontânea em uma Unidade de ESF do Município de Vitória-ES
Francisco Senna de Oliveira Neto, Natália Ribeiro Campos, Sarah Costa Rezende, Ana Carolina Zanon

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O conhecimento do perfil da população que procura por atendimento médico é importante para o planejamento e aprimoramento dos serviços de saúde, de modo a adequá-los aos recursos, aos custos e às necessidade de sociais de saúde da população.

A Unidade Básica de Saúde estudada está localizada no Bairro Jardim da Penha, e dispõe de 5 Unidades de ESF e 3 equipes de Saúde Bucal. A população adscrita do território é de 30.571 habitantes.

O estudo, do tipo descritivo, teve por objetivo conhecer o perfil dos usuários atendidos em consulta médica pela equipe 4 de ESF, no período de 1 ano – de 16 de novembro de 2016 a 14 de novembro de 2017. As variáveis estudadas foram: idade, sexo e diagnóstico segundo o CID 10. Os dados foram obtidos por meio do prontuário eletrônico dos pacientes, acessados através da Ficha de Produção pela Rede Bem Estar. Foi selecionado como filtro o código 0301060037, correspondente a atendimento de urgência na atenção básica, utilizado como referencial para demanda espontânea.

No período de estudo foram realizadas 635 consultas de demanda espontânea na ESF, as quais, em sua maioria – 61,8%, foram para o sexo feminino. Quanto à faixa etária, 19,3% para usuários entre 0 e 9 anos, 33,8% entre 10 e 29 anos, 18,6% entre 30 e 49 anos e 28,3% acima de 50 anos.

O motivo mais frequente para a demanda pelo serviço de saúde foi a infecção de vias aéreas superiores, que computou 28,3% dos atendimentos. Seguiram-se as infecções do trato urinário – com 4,5% das consultas, os casos de asma brônquica – com 2,9% e as infecções do trato gastrintestinal, com o registro de 2,5% das intercorrências. Os demais CID indicados incluíram hipertensão arterial, alergias, descompensação de diabetes, doenças da pele, febre de origem desconhecida e outros, com número menor de registros. Também houve procura pela emissão de prescrição de repetição de medicamentos e mesmo investigação de pacientes sem queixas.

Verificou-se que os usuários dos atendimentos de demanda espontânea nem sempre são os usuários mais frequentes da ESF. Portanto, faz-se importante seu adequado acolhimento. As avaliações inicias do paciente também devem ser realizadas com mais critério, para que as consultas disponíveis para este tipo de atendimentos sejam utilizadas para quem realmente necessita de atendimento médico no próprio dia. Deve-se, também buscar a implementação de medidas educativas e de sensibilização da população masculina para maiores cuidados com a saúde.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde