Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A necessidade de se discutir gestão em saúde nos cursos de graduação em medicina.
Sofia Barcelo Oliveira, Pedro Toteff Dulgheroff, Veruska Vitorazi Bevilacqua, Fernanda Oliveira Magalhães

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Um dos objetivos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS) é a avaliação das necessidades de adaptação das escolas médicas às novas diretrizes curriculares. Um grupo do PET avaliou o currículo acadêmico em um curso de medicina de uma universidade de Minas Gerais, evidenciando a relevância de conhecer e aprender sobre tal tema. À medida que se tornam profissionais de saúde, os acadêmicos enfrentam, de forma inevitável, direta e indiretamente, questões relacionadas à gestão que influenciam na prática clínica e no cuidado em diversos âmbitos.

Desenvolvimento do trabalho: Durante os anos de 2016 e 2017, o grupo do curso de medicina realizou o estudo e discussões a respeito das novas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 (DCN 2014). Com foco na gestão em saúde, avaliou a adequação do projeto político pedagógico do curso e das ementas das disciplinas, levantando as potencialidades e fragilidades relacionadas ao tema. O debate sobre gestão foi escolhido por sua presença pouco marcante na maioria das instituições ao longo da graduação, apesar de “o gerir” estar presente em diversas situações após a graduação e podendo influenciar no cuidado de forma significativa. Se não há gestão adequada, seja esta no macro ou microssistema de saúde, este pode tornar-se falho, insuficiente ou pouco eficiente.

Resultados e/ou impactos: Como esperado, poucos são os momentos onde a gestão tem um espaço reservado no currículo médico. O grupo em questão elaborou algumas sugestões para a incorporação do assunto do decorrer do curso, tendo apresentado sua proposta à direção e coordenação do curso durante o segundo semestre de 2017. Como o programa só deve encerrar suas atividades no primeiro semestre de 2018, outras atividades estão sendo elaboradas para a disseminação dessas propostas. Em breve teremos uma reunião com os professores durante a semana de planejamento que acontece no final do semestre letivo para fomentar a discussão do tema e propor as mudanças necessárias. Dentre as propostas desenvolvidas, está a criação de uma disciplina específica que aborde gestão no sexto período. Também se propõe o aprofundamento sobre a dispensação de medicamentos da assistência farmacêutica especializada no mesmo período, além da participação em reuniões do conselho municipal de saúde. Já no sétimo, sugere-se a discussão aprofundada de documentos legais como atestados, declarações, licenças, etc.

Considerações finais: Evidenciou-se que a discussão sobre gestão se faz necessária, para desenvolver e aprimorar a prática em saúde. Para se construir um sistema de saúde adequado e capaz de suprir necessidades da sociedade, é preciso que os profissionais saibam gerir o sistema da melhor maneira possível. Sendo assim, a discussão de gestão em saúde e sua prática são essenciais, desde os primeiros períodos da graduação, para que os acadêmicos de diversos cursos saibam com lidar com a realidade da prática e também possam auxiliar em melhorias dessa realidade, por meio de realização de gestão coerente e consciente.

Palavras-chave


Gestão em saúde; Ensino