Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-05-28
Resumo
Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo
A experiência do grupo de idosos no Centro de Saúde da Família (CSF) do município de Sobral-Ceará. O grupo de idosos é um espaço de convivência social para troca de experiências e de novos saberes. Sabendo que a maioria dos idosos tem alguma doença crônica ou já vive em sofrimento psíquico. Daí surgiu à ideia de resgatar o grupo de idosos como sendo um espaço onde eles pudessem interagir uns com outros a partir de atividades lúdicas como danças, dinâmicas, exercícios cognitivos, educação em saúde e roda de conversa com os profissionais. O objetivo é relatar a importância do grupo de idosos do Centro de Saúde da Família-CAIC no município de Sobral-CE.
Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo
O grupo acontece quinzenalmente no CSF, no período da tarde com duração de uma hora e meia, trabalhando com os diversos aspectos relacionados à saúde da pessoa idosa, enfatizando sempre a valorização do idoso na sociedade a partir do conhecimento e experiência dos mesmos sobre o processo saúde-doença. A equipe da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) apoia a equipe básica tanto na articulação como no planejamento das ações que serão desenvolvidas.
As atividades são planejadas pelos profissionais do CSF e da RMSF onde fica pactuado o que será discutido e qual a melhor forma de ser repassado. Já foi realizadas oficinas de jogos da memória, plantas medicinais, direitos da pessoa idosa, prevenção do câncer do colo de útero, festas temáticas (anos 60) e finaliza o grupo com um forró que eles adoram dançar.
Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa
Neste sentido podemos apontar como resultado da pesquisa a melhora na elevação da autoestima dos idosos, o conhecimento e compreensão dos direitos sociais, assegurado principalmente no Estatuto do Idoso, estimulando a autonomia e segurança desse idoso.
Considerações finais
A experiência do grupo de idosos aponta para a necessidade emergente de construir e possibilitar espaços de valorização desta população potencializando autonomia e acesso aos mais variados serviços das políticas públicas principalmente a seguridade social viabilizando assim melhores condições de vida. Por meio do grupo de idosos é possível criar espaços de socialização, de educação em saúde, lazer, terapêutico e troca de experiências.