Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O CUIDADO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE IDOSOS NO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA/ SOBRAL-CEARÁ.
Caroline Rillary Vasconcelos Farias, David Gomes Araujo Júnior, Isabele Mendes Portella, Mônica Dos santos Ribeiro, Elaine Cristina Mendes de Araújo, Joélia Oliveira Dos Santos, Normanda de Almeida Cavalcante Leal, Fablicia Martins de Souza

Última alteração: 2018-05-28

Resumo


Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo

A experiência do grupo de idosos no Centro de Saúde da Família (CSF) do município de Sobral-Ceará. O grupo de idosos é um espaço de convivência social para troca de experiências e de novos saberes. Sabendo que a maioria dos idosos tem alguma doença crônica ou já vive em sofrimento psíquico. Daí surgiu à ideia de resgatar o grupo de idosos como sendo um espaço onde eles pudessem interagir uns com outros a partir de atividades lúdicas como danças, dinâmicas, exercícios cognitivos, educação em saúde e roda de conversa com os profissionais. O objetivo é relatar a importância do grupo de idosos do Centro de Saúde da Família-CAIC no município de Sobral-CE.

Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo

O grupo acontece quinzenalmente no CSF, no período da tarde com duração de uma hora e meia, trabalhando com os diversos aspectos relacionados à saúde da pessoa idosa, enfatizando sempre a valorização do idoso na sociedade a partir do conhecimento e experiência dos mesmos sobre o processo saúde-doença. A equipe da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) apoia a equipe básica tanto na articulação como no planejamento das ações que serão desenvolvidas.

As atividades são planejadas pelos profissionais do CSF e da RMSF onde fica pactuado o que será discutido e qual a melhor forma de ser repassado. Já foi realizadas oficinas de jogos da memória, plantas medicinais, direitos da pessoa idosa, prevenção do câncer do colo de útero, festas temáticas (anos 60) e finaliza o grupo com um forró que eles adoram dançar.

Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa

Neste sentido podemos apontar como resultado da pesquisa a melhora na  elevação da autoestima dos idosos, o conhecimento e compreensão dos direitos sociais, assegurado principalmente no Estatuto do Idoso, estimulando a autonomia e segurança desse idoso.

Considerações finais

A experiência do grupo de idosos aponta para a necessidade emergente de construir e possibilitar espaços de valorização desta população potencializando autonomia e acesso aos mais variados serviços das políticas públicas principalmente a seguridade social viabilizando assim melhores condições de vida. Por meio do grupo de idosos é possível criar espaços de socialização, de educação em saúde, lazer, terapêutico e troca de experiências.

 


Palavras-chave


Idosos;saúde;autonomia