Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Pse: formando jovens multiplicadores de saúde
erllen rayssa vaz da silva, LILIAM RAFAELLE SOUZA DA SILVA, valeria oliveira lima da silva, arlei barbosa da costa

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação

O PSE realizou em 2017 o primeiro curso de formação entre pares com o objetivo de formar jovens multiplicadores de saúde, substituindo os modelos tradicionais de intervenção baseados na figura dos profissionais de saúde como fonte de conhecimento por novas estratégias embasadas no protagonismo juvenil.

Descrição da experiência

Os alunos foram selecionados pelas equipes pedagógicas de cinco escolas vinculadas ao PSE, o perfil solicitado foram alunos com desenvoltura social, boa comunicação e cursando do 8º ao 3º ano do ensino médio. O curso usou abordagens diferenciadas, explorando todas as temáticas propostas por meio de oficinas, rodas de conversas, vídeos e dinâmicas para trabalhar os temas mais agravantes no município, o mesmo foi dividido em três dias com a expectativa de qualificar esses jovens para atuarem em suas escolas como multiplicadores de saúde.

No primeiro dia foram abordados temas pertinentes a saúde sexual e reprodutiva com ênfase na gravidez precoce e IST/AIDS, no segundo dia foram os temas de saúde mental com foco nos prejuízos causados pelo uso de drogas e no terceiro dia foi a violência nas escolas com foco no bullying. Para a realização do curso foram acionados os profissionais do CAPS, NASF, CRAS e do CTA. Assim cada tema foi trabalhado por uma equipe distinta favorecendo o conhecimento dos adolescentes sobre os setores existentes na cidade, seus papeis e atribuições.

Impactos

Quem melhor do que um adolescente para conversar com outro adolescente? A proposta da intervenção no ambiente escolar de ser realizada pelos próprios alunos se baseia na ideia de que os educandos conhecem as melhores abordagens para usarem com seus pares e sabem melhor do que os profissionais de educação e saúde o que esta acontecendo entre eles sendo a base dessa estratégia o empoderamento do aluno sobre seu papel de protagonista em sua vida e na sua escola agindo pela multiplicação de conhecimentos para o cuidado da sua saúde de seus pares.

O curso teve uma excelente aceitação pelos gestores das escolas participantes, os quais já se interessaram para incluir novos alunos no próximo curso a ser ofertado, principalmente pelo fato de acreditarem que os alunos participantes conseguiram entender melhor a dimensão dos problemas existentes facilitando a trabalho deles dentro da escola. Foram formados 23 jovens, os quais se comprometeram em repassar todas as informações aprendidas para suas respectivas turmas.

Considerações finais

O ambiente escolar possui uma fonte incomparável de oportunidades para a realização de ações promotoras de saúde com a finalidade de incentivar sempre os alunos no desenvolvimento de hábitos saudáveis, logo, a ideia de implantar um núcleo de adolescente para identificar as problemáticas de suas escolas e criar estratégias nas quais eles como educandos assumem um papel como atores principais na manutenção da saúde de seus colegas gera uma responsabilidade diferenciada, sendo uma estratégia inovadora e perspicaz.