Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CUIDANDO PARA MELHOR CUIDAR
erllen rayssa vaz da silva, KARLEN DA FONSECA VINHOTE, LILIAM RAFAELLE SOUZA DA SILVA, arlei barbosa da costa, VALERIA OLIVEIRA LIMA DA SILVA

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


No município de Nova Olinda do Norte o alcance de cobertura da atenção básica chega a 100% do território municipal, contudo sabemos que para ter tal alcance precisamos ter profissionais de excelência e que desenvolvam suas funções adequadamente. Revendo o perfil dos profissionais das equipes de estratégia saude da família e a gama de atribuições que competem a cada um deles foi proposto pelo núcleo de atenção a saude da famili – NASF o projeto CUIDANDO PARA MELHOR CUIDAR visando Reduzir os agravos à saúde dos funcionários das equipes de estratégia saúde da família. Através de acompanhamento profissional e promoção do auto cuidado.

Métodos

O projeto teve a durabilidade de três meses e no primeiro encontro foram realizadas as avaliações e orientações clínicas de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, educação física, farmácia e médica. Em seguida aconteceram oficinas para orientação de cuidados específicos com os profissionais do NASF, em paralelo, o educador físico realizou ginastica laboral uma vez por semana nas unidades de saúde e as nutricionistas o acompanhamento mensal dos profissionais.  Por fim as equipes foram reavaliadas e pelo empenho da maioria dos profissionais que tiveram o autocuidado e redução de agravos cada equipe recebeu o SELO CUIDANDO PARA MELHOR CUIDAR.

Impactos

Após a análise dos resultados ficou nítido que os profissionais de saude estão cuidando mais dos usuários do que cuidando da sua própria saude, tendo em vista que as alterações posturais e nutricionais foram as mais diagnosticados o projeto teve como resultado final uma redução de comportamentos e hábitos inadequados entre os profissionais, embora, pelo pouco tempo de acao nem todos tenham se sensibilizado pela proposta do projeto foi possível perceber que a maioria entendeu a importância do autocuidado.

Considerações finais

O projeto teve uma abordagem inovadora entre os profissionais de saúde do município de nova Olinda do norte, o mesmo criou uma competição saudável entre os colegas quanto aos melhores resultados e mostrou que é possível se cuidar no ambiente de trabalho. A repercussão positiva gerou convites de outros setores para o desenvolvimento do projeto in loco, mostrando assim, o interesse de outros gestores pelo cuidados de suas equipes.