Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AÇÃO EDUCATIVA NA ELUCIDAÇÃO DO CONCEITO E TRANSMISSÃO DA TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Karina Barros Lopes, Julliana Santos Albuquerque Ribeiro, Josué Rodrigues de Sousa, José Maurício Pinheiro Bechir, Bianca Duarte Vitório da Fonseca Dias, Bruna Damasceno Marques, Hilma Solange Lopes Souza, Evandro Cesar Natividade de Sousa

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A Tuberculose é um grave problema de saúde pública que acompanha a humanidade há milênios. Hoje a busca de novos casos e tratamento adequado são medidas fundamentais para a prevenção da doença. É uma doença infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria, o Mycobacterium tuberculosis, também denominado de Bacilo de Koch (BK). A transmissão da tuberculose se faz por via respiratória, pela inalação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de um individuo com tuberculose ativa de vias aéreas, salvo raríssimas exceções. Quanto maior a intensidade da tosse e a concentração de bacilos no ambiente e quanto menor a ventilação desse ambiente, maior será a probabilidade de infectar os circunstantes. Com o início do tratamento adequado e o uso correto de medicamentos em pacientes infectados com cepas sensíveis, a transmissibilidade diminui rapidamente em duas a três semanas. Segundo dados do sistema nacional de notificação e agravos (SINAN), em 2016, foram diagnosticados e registrados mais de 66 mil casos novos e cerca de quase 13 mil casos de recidivas de tuberculose no Brasil. Em 2015, 4,5 mil cidadãos, morreram de tuberculose em 2015. O coeficiente de incidência da doença é de 32,4/100 mil habitantes em 2016. Vale lembrar que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para a tuberculose ser eliminada como um problema de saúde pública é necessário um coeficiente menor que 10 casos para cada 100 mil habitantes, objetivo esse almejado até o ano 2035. Ciente da alta patogenicidade e facilidade de transmissão, ações educativas em saúde são fundamentais para a prevenção de novos casos a fim de dar ciência aos indivíduos sobre processos de saúde-doença. A educação em saúde versa sobre o conhecimento das pessoas para que elas desenvolvam juízo crítico e capacidade de intervenção sobre suas vidas e ambiente com o qual interagem. Sendo uma das competências dos profissionais da atenção básica o planejamento e execução de ações educativas a sua população adstrita. A educação popular compreende-se como parte do modo de vida dos grupos sociais que criam e recriam uma cultura, difere de treinamento ou da simples transmissão de informações. Significa a construção de um senso crítico que colabore para que os sujeitos entendam, comprometam-se, tenham capacidade em elaborar propostas e seres atuantes em sua realidade. É um processo coletivo de produção e socialização do conhecimento que capacita os sujeitos a ler criticamente a realidade sócio-econômico-político-cultural com a finalidade de transformá-la. A educação popular tece sobre um caminho político-pedagógico que requer o envolvimento e a co-responsabilização de todos participantes, na construção, apropriação e multiplicação do conhecimento. Tendo em vista, a importância da atenção primária na execução de ações de educação em saúde voltadas a promoção da saúde e prevenção de doenças para a população a ela adstrita. Sendo a enfermagem uma profissão não apenas assistencialista, mas, que também tem o ensino como um de seus processos de trabalho e o grave problema de saúde pública que a tuberculose representa, este trabalho tem o intuito de relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma atividade prática de educação em saúde voltada a esse tema, objetivando também promover educação popular em saúde sobre tuberculose para usuários de uma Unidade municipal de saúde. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo tipo relato de experiência, de uma ação educativa na Unidade Municipal de Saúde em Belém-PA, durante uma aula prática da atividade curricular de Saúde Coletiva, realizada por acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, sob supervisão docente, tendo como público-alvo os usuários da Unidade de saúde que aguardavam atendimento. A ação foi realizada com o intuito de esclarecer os principais sintomas e o modo de transmissão da doença, modalidade de tratamento, a fim de estimular a população presente a expor seus conhecimentos e suas vivências, proporcionando assim, a fácil compreensão e troca de experiências sobre a temática. Tendo conhecimento que as ações educativas são importantes meios de motivar a participação do público, traçou-se então a realização de uma intervenção educativa abordando o tema: Elucidação conceito e transmissão da Tuberculose. O planejamento da ação foi realizado na semana anterior à apresentação. Foi utilizado como recurso visual o álbum seriado disponibilizado na unidade, já que o espaço e o público eram reduzidos, promovendo assim, uma maior interação com os participantes. Antes de iniciar a ação, a docente responsável e os acadêmicos apresentaram-se aos usuários do serviço, explicando o motivo daquele encontro e a relevância de sua participação e interação. Buscou-se o envolvimento dos participantes, por meio de perguntas direcionadas a eles durante a explicação com linguagem simples, sem a utilização de termos técnicos ou palavras que pudessem não ser entendida pelos mesmos, buscando assim uma melhor comunicação e compartilhamento de informações. Após as perguntas, alguns usuários expressaram dúvidas e experiências de vida que familiares e amigos viveram com a doença, e até mesmo, outras patologias que não eram objeto de discussão na ação. Ao escutar o usuário o profissional utiliza uma importante estratégia no desenvolvimento do processo de comunicação: possibilitar que eles possam se expressar, oportunizando a resposta à suas dúvidas e a relação da informação compartilhada com sua vida diária, facilitando uma possível mudança de estilo de vida. Além de contribuir para que os mesmos sintam-se importante dentro deste processo. Com o seguimento da ação, os acadêmicos expuseram o álbum seriado, explicando os tópicos e ouvindo ativamente as pessoas ali presentes. Resultados: Ao iniciar a apresentação uma parte do público se mostrou bastante curioso. A ação educativa permitiu um ambiente amigável e os usuários não hesitaram em responder as perguntas e tirar suas dúvidas. Houve respostas incompletas ou erradas a primeira instância. Porém, após a explicação foi nítido a resposta corretas as perguntas. Considerações finais: O enfermeiro atua como mediador do processo educação em saúde. Não somente como relator de conhecimento, mas como ouvinte dos saberes compartilhados. Seu conhecimento científico ajuda na construção de um usuário crítico, desconstruindo mitos. É indiscutível, a necessidade de ações que esclareçam a população sobre as doenças do âmbito da Saúde pública e mais incidentes em cada região, assim será possível a diminuição do preconceito e prevenção de contágios. A ação educativa por meio da explicação e do compartilhamento de experiências e saberes mostrou-se eficaz, interativa entre usuário-usuário e usuários-acadêmicos, evidenciando a compreensão dos usuários através das respostas as perguntas, por meio dos comentários e relatos vivenciais.

Palavras-chave


Palavras chaves: Educação em Saúde; Tuberculose; Atenção Primária à Saúde.