Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Gestão de qualidade em saúde: Dificuldades de gerenciamento enfrentadas pelos enfermeiros de uma Estratégia Saúde da Família de Belém.
Ana carolina Gusmão, WANDERSON LUIS TEIXEIRA, ELYADE NELLY PIRES ROCHA CAMACHO, ROSIANE LUZ CAVALCANTE, ANA CARLA MARQUES DE GUSMÃO MARQUES

Última alteração: 2018-01-29

Resumo


Introdução, O Programa de Saúde da Família (PSF) surgiu em 1994 como uma proposta de incentivo a descentralização do Sistema Único de Saúde-SUS e efetivação da Atenção Primária à Saúde -APS no Brasil. Na práxis organizacional da equipe da ESF no território, tem sido cada vez mais urgente a inclusão de um trabalhador que gerencie este, devido processo organizativo do trabalho que visa a qualidade da assistência , como consequência das transformações oriundas de experiências de integração, tanto por suas “implicações organizacionais, em relação à necessidade intersetorial, como em relação às modificações do processo de trabalho, que ao modificar-se, passam a exigir’ novos modelos gerenciais que possam instrumentalizar sua operação. Objetivo. O objetivo do presente estudo é especificar quais são os maiores percalços enfrentados pelos enfermeiros no que tange o gerenciamento das unidades de estratégia saúde da família, ressaltando a gestão de qualidade em saúde como referência para esse enfrentamento. Métodos: Trata-se de um relato de experiência dos gerentes de uma estratégia saúde da família do município de Belém. Resultados: A análise das experiências descritas nos fez chegar ao consenso de que embora a estrutura física, seja ainda um grande obstáculo para se gerir a unidade com qualidade, o fator humano ainda se sobrepõe a este. O território da ESF, é um lugar onde a intersetorialidade predispõe ao gerente uma liderança democrática e flexibilidade política. Conclusão faz-se necessário valorizar o produto humano para uma assistência de qualidade, percebe-se problemas relacionados ao enfermeiro como líder, e a dificuldade de se prestar um atendimento humanizado, dificuldade de conciliar atividade de enfermagem e gerenciamento, falta de capacitação para o gerenciamento, pouca autonomia, excesso de burocracia.

 


Palavras-chave


Gestão em saúde, estratégia saúde da família