Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE PARA O PÚBLICO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
monica santos de araujo lima, Greyciane Ferreira da Silva, Izabela Cristina Valdevino da Silveira, Adriele Luna França, Geyse Aline Rodrigues Dias

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Introdução: A consciência ecológica está intimamente ligada à preservação ambiental. A preocupação com a conservação do meio ambiente tornou-se uma problemática mundial. O homem percorreu um caminho longo até atingir a consciência plena para proteção ambiental. Desde então, veicula-se a necessidade de proteger e preservar o ambiente, em virtude disto, há a crescente busca por conscientizar e esclarecer desde cedo as crianças sob essa nova perspectiva. Esses dois campos de atuação: educação e saúde são fundamentais para que o profissional de qualquer nível de atenção aja no processo de desenvolvimento da humanidade. A reciclagem é um conjunto de técnicas que reintroduz no modo de produção, materiais que são rejeitados visando seu reaproveitamento. É um dos processos que oferece inúmeras vantagens do ponto de vista ambiental e social tendo em vista que diminui o consumo de recursos naturais poupando energia e água, diminuindo a quantidade de lixo e gerando vários postos de trabalho e milhares de empregos. Cerca de 30% de todo material descartado é composto por vidro, plástico, papel e alumínio, e tem grande valor de mercado, pois podem ser reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Esse processo de grande escala começa de modo simples dentro das residências fazendo-se a separação dos materiais e encaminhado-os aos catadores ou empresas recicladoras, daí a importância da participação das crianças nesse processo de cuidado com o meio ambiente em que vivem. Para tal, desenvolve-se atividades participativas na atmosfera escolar com ações de educação em saúde que é uma importante estratégia para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Objetivos: Estimular na criança a consciência ambiental e o cuidado com o meio em que vive, com enfoque na preservação do meio ambiente e reaproveitamento de materiais descartáveis para reciclagem. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia concepção pedagógica cognitivista, sendo uma troca de experiência. Para chamar a atenção das crianças foram utilizados materiais coloridos de fácil visualização e compreensão, nos quais elas foram incentivadas a brincar com jogos educativos feitos com material reciclado e a pintar gravuras que remetessem ao pensamento de economia e reutilização da água. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, requisito avaliativo da atividade curricular Processos Educativos em Enfermagem I, da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Federal do Pará. O local do estudo foi o Centro Espírita Lar Fabiano de Cristo no bairro do Guamá, periferia da Capital, no dia 03.08.2016, na cidade de Belém/PA. O Centro Espírita acolhe as crianças habitantes do bairro em horários em que não estão na escola e encontrando-se vulneráveis a situações de risco e que não têm acesso à educação de tempo integral.  A atividade envolveu crianças na faixa etária de quatro a sete anos de idade assistidas pela instituição. As etapas mais importantes foram o tema que seria abordado na ação; qual a metodologia a ser utilizada para repassar as informações aos usuários sobre a preservação do meio ambiente abordando a importância da reciclagem do lixo; a confecção do material e a execução da atividade em si. A ação educativa se deu num primeiro momento da apresentação das crianças que diziam seus nomes e lhes eram feitas perguntas sobre idade, programa preferido e qual atividade que mais gostavam de fazer no Lar Fabiano, logo após foi feita a apresentação da equipe de forma bem descontraída. Em seguida foi mostrado e explicado às crianças uma cartolina contendo desenhos de quatro lixeiras nas cores vermelha, azul, verde e amarela, que indicavam a classificação da coleta seletiva para cada tipo de lixo, contendo desenhos dos objetos que deveriam ser colocados em seus respectivos cestos de lixo para serem reaproveitados posteriormente. Ex: foi desenhada uma lixeira vermelha com uma garrafa pet plástica sobre a lixeira que significava que o lugar correto de descarte do plástico é na lixeira de cor vermelha e assim, sucessivamente. Foi enfatizada a importância do uso consciente da água e a preservação do meio ambiente, bem como o reaproveitamento de materiais. Após esse momento as crianças foram incentivadas a reciclar materiais que poderiam servir para brincar com os coleguinhas. Foram feitos pela equipe picolés de papel e palitos de madeira reciclados com figuras que lembrassem elementos da natureza como árvores, flores e animais para ser jogado o Jogo da Memória. Tudo bem colorido e divertido para prender a atenção das crianças, garantindo assim, um aprendizado descontraído e educativo. Em seguida, foi feita a atividade dos sete erros com uma figura que ilustrou o desperdício de água, em seguida elas pintaram o desenho e expuseram suas “artes” no mural da sala. Ao final, as crianças foram conduzidas ao pátio da instituição onde existem cestos de lixo para coleta seletiva e colocaram em prática a atividade apreendida, distribuindo em seus respectivos lugares os materiais para reciclagem anteriormente entregues a elas para a seleção. Resultados/Discussão: como esperado foi verificado que houve vários equívocos no que tange o conhecimento sobre o aproveitamento e a utilização dos materiais que podem ser reaproveitados. As crianças se confundiram com as cores correspondentes aos materiais reciclados, porém durante a atividade elas se mostraram curiosas e dispostas a aprender e participaram de forma descontraída e efetiva, interagindo com a equipe. Percebe-se que quase a totalidade das crianças desconhece que há um processo de reciclagem e que se pode reutilizar alguns materiais. Entretanto elas conseguiram absorver as informações sobre o descarte correto do lixo e seu reuso quando possível, bem como o uso consciente da água e o seus benefícios à comunidade e ao planeta. A metodologia utilizada teve impacto positivo por ser colorida e dinâmica com a participação efetiva das crianças. Conclusão: É evidente a importância das ações educativas no que concerne a educação em saúde, sendo que o conhecimento da temática abordada será importante para o crescimento, desenvolvimento e conscientização das crianças para o uso consciente dos recursos naturais ao nosso dispor, ao se tornarem adultos preocupados e que podem agir em prol de toda a sociedade exercendo suas cidadania para o bem de todos. A atividade teve resultados muito satisfatórios, sendo verificado que ao final da ação, elas já eram capazes de responder as perguntas sobre o tema abordado e procuraram descartar o lixo produzido nos locais correspondentes. O trabalho teve grande importância para os discentes, porque pode demonstrar a efetividade e aproveitamento da metodologia utilizada para levar à população infantil informações relevantes para a conservação do meio ambiente com atitudes individuais simples, mas que fazem a diferença na vida da comunidade.


Palavras-chave


Enfermagem, Educação em Saúde, Meio Ambiente