Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Pse: saúde, educação e família
VALÉRIA OLIVEIRA LIMA DA SILVA, LILIAM RAFAELLE SOUZA DA SILVA, arlei barbosa da costa, erllen rayssa vaz da silva

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


 

O programa saúde na escola (PSE) é uma parceria entre as secretarias de educação e saúde com a finalidade de reduzir os agravos a saúde dos educandos e assim beneficia-los com um melhor nível de rendimento escolar. De forma geral, além dos temas a serem trabalhados as equipes realizam um diagnostico de cada aluno e ao ser constatado qualquer alteração esses educandos são encaminhados para as unidades básicas de saúde, onde devem comparecer com seus pais ou responsáveis. No entanto onde estão esses pais? Atualmente a finalidade do PSE em nova Olinda do norte é incluir na parceria do programa a família, tornando cada pai/mãe um co-responsável pelos resultados desse programa.

As equipes de saúde são vinculadas a um numero determinado de escolas e ambas assumem a responsabilidade de realizar ações de prevenção e promoção à saúde por meio de trabalhos variados que incluem avaliações clinicas e a discussão de temas como drogas, gravidez na adolescência, ist’s, praticas corporais, saúde bucal, saúde auditiva, alimentação saudável entre outros previamente pactuados pelo município. No município de nova Olinda do norte, além de serem trabalhados os educandos, as equipes também desenvolvem ações paralelas que incentivam a participação dos pais no âmbito escolar. Tanto as equipes pedagógicas quanto as equipes de saúde aproveitam os momentos de reuniões com as famílias para repassarem orientações de promoção e prevenção à saúde enfatizando os mesmos temas que são trabalhados em sala de aula nesses encontros com as famílias. Quanto às avaliações clinicas, a escola recebe das equipes de saúde uma relação dos alunos que apresentaram algum tipo de alteração e a mesma envia aos pais um encaminhamento do aluno para o serviço necessário. Dessa forma o pai/responsável deve ir à unidade básica de saúde para fazer o agendamento ao qual foi encaminhado. O não comparecimento desse aluno é informado à escola a qual torna a fazer contato com as famílias na tentativa de que o aluno receba atendimento clinico.

Impacto

Aos poucos as escolas estão conseguindo trazer esses pais para convívio acadêmico de seus filhos, no entanto, embora ainda seja baixo o numero de pais que participam dos encontros nas escolas, das atividades coletivas, das mobilizações e que comparecem nas unidades básicas de saúde, o objetivo do programa é aumentar cada vez mais e tornar essa parceria produtiva.

Considerações finais

A única forma de conseguirmos ter uma mudança real nos costumes e praticas errôneas dos nossos escolares é instigar a participação continua das famílias no âmbito escolar, uma vez que o empoderamento desses pais pode influenciar diretamente no comportamento de seus filhos e ate mesmo traze-lo de volta dos caminhos errados.


Palavras-chave


programa saúde na escola