Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A Contribuição do Psicólogo Diante da Evasão Escolar.
Ana Clara Godinho, Geisa Carla Cavalcante, Maria Santos da Conceição Lima Lopes

Última alteração: 2018-05-07

Resumo


A evasão escolar tem sido um dos grandes problemas enfrentando no âmbito escolar. Caracterizado como abandono das aulas durante o ano letivo, as causas da evasão são variados: condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didático-pedagógicos e a baixa qualidade de ensino das escolas podem ser apontadas como causas possíveis para a evasão escolar no Brasil. Também constatado como um grande problema são as queixas escolares, apresentados como: dificuldade de aprendizagem, dificuldade escolar, déficit de aprendizagem, atraso escolar, dificuldades de atenção e concentração, agitação, inquietude e hiperatividade durante as aulas. Alguns dos problemas de comportamento relacionados à escola foram registrados pelos psicólogos como “não obedece ninguém, é agressivo na escola, chora quando é chamado para atividades, apresenta distúrbio de comportamento na escola, desorganização e bagunça”. Já as queixas não relacionadas à escola foram, por exemplo, chora muito, sofre maus tratos, é depressiva, muito nervosa, insegura, revela problemas emocionais, apresenta mudanças de comportamento, enurese, baixo peso. Consideramos queixas escolares todas aquelas que incluem questões relacionadas à escola, fosse eles de ordem pedagógica ou comportamental. Esses são os motivos mais frequentes de encaminhamento de crianças para serviços de atendimento psicológico. Este trabalho propõe além de definir os conceitos de evasão e queixas escolares, discutir e questionar o papel do psicólogo nas instituições escolares de acordo com suas necessidades. Sabendo que é sua função procurar romper, através do diálogo multidisciplinar, as estruturas cristalizadas e ineficientes do sistema educacional, devendo também promover a conscientização do papel de cada integrante da escola considerando a cultura e o meio social da instituição em que trabalha.


Palavras-chave


Escola. Psicólogo. Evasão Escolar.