Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O ACOMPANHAMENTO DE SERVIÇOS DE PRONTO ATENDIMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO MÉDICA
Luciana Costa Pinto da Silva, Leonardo Pessoa Cavalcante, Rafaela da Silva Almeida, Legildo Soares Liberato Neto, Amanda Carolina Miranda Costa, Jhonnatan Smith Souza Pinto, Christhian Fernando Viana dos Santos, Juan Eduardo Rios Rodriguez

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação e objetivo: Saber realizar procedimentos cirúrgicos básicos e estar preparado para o atendimento inicial das urgências e emergências são habilidades específicas a serem desenvolvidas pelo estudante de medicina segundo as diretrizes curriculares do curso. No entanto, vive-se uma realidade defasada, em que o ensino da técnica/clínica cirúrgica básica ao médico em formação não ocorre de modo eficaz, principalmente quando se diz respeito à aplicação prática. O Programa de Aprimoramento em Cirurgia e Experimentação Animal (PACEA) é, neste sentido, uma ferramenta à inclusão de conhecimentos essenciais à formação médica, permitindo a realização de vivências em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Serviços de Pronto Atendimento (SPA) da cidade de Manaus, tutorados por preceptores cirurgiões formados, com enfoque na prática cirúrgica, trazendo experiência aos estudantes.

Descrição da experiência: Dentre os locais de prática do programa destacam-se a UPA 24 Horas Campos Sales e o SPA do Bairro Coroado, locais de pronto atendimento muito procurados em Manaus. Das atividades realizadas, cabe citar a relevância do atendimento à mulher vítima de violência doméstica, uma situação desafiadora em todos os níveis de atenção, tanto no sentido clínico como na abordagem psicossocial, além das diversas circunstâncias envolvendo infratores, acompanhados por policiamento armado, que necessitavam de atendimento cirúrgico inicial urgente. Ademais, o atendimento da população local devido a infecções, lesões, traumas, complicações pós-operatórias e clínicas, como pé diabético, acidente automobilístico, pneumotórax expontâneo e abscedação, enriqueceram muito a experiência individual de cada aluno. Durante as intercorrências éramos possibilitados a entrar em contato com os pacientes, de modo a exercitar a abordagem clínica e o desenvolvimento da relação médico-paciente, assim como tivemos a oportunidade de realizar procedimentos cirúrgicos de pequeno porte orientados pelos cirurgiões preceptores. As atividades desempenhadas e os casos acompanhados eram guiados por pesquisa complementar, discussão com médicos especialistas e colegas e posterior aplicação do conhecimento adquirido em ocasião oportuna, tendo duração de 6 meses.

Resultados e impactos: As vivências em UPAs e SPAs proporcionaram experiências de situações práticas do cotidiano médico, bem como possibilitaram um vislumbre da atual conjuntura do sistema único de saúde no seu âmbito logístico e operacional, principalmente no que tange ao conhecimento de fluxo de trabalho, medicamentos e serviços disponibilizados pelo sistema. Além disso, viabilizou a aquisição de conhecimento técnico e habilidades para realização de pequenos procedimentos cirúrgicos que são essenciais à formação médica e que são insuficientemente sedimentados durante o curso de medicina.

Considerações finais: A imersão dos acadêmicos de medicina nos serviços de pronto atendimento traz grande benefício ao auxiliar a obtenção de habilidades em técnica cirúrgica e maior experiência, essencial para tomada de decisões, indo de acordo com as diretrizes curriculares de formação do médico.

Palavras-chave


ensino; cirurgia; pronto-atendimento