Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
Apresentação: A metodologia ativa coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à pesquisa, estudo, entre outros, é orientado pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno. A grande proposta desse método é aperfeiçoar a autonomia individual do estudante, desenvolvendo-o como um todo. No realto, é abordada a metodologia utilizada nas aulas práticas de endocrinologia realizadas em um hospital universitário.
Desenvolvimento: Matriculados na matéria de Endocrinologia os alunos foram instruídos, já na primeira aula prática, a respeito da metodologia que foi usada para somar à nota final, coube ao aluno pesquisar por um artigo cientifico na área médica relacionada à da disciplina e apresenta-lo. As apresentações foram realizadas ao termino de cada aula prática e a ordem foi discutida entre os alunos, desde que apresentasse um seminário por aula. O artigo utilizado não pôde ser de revisão, mas um artigo original que não houvesse qualquer tipo de conflito de interesse, por exemplo, com indústrias farmacêuticas. Além disso, o artigo passou pela aprovação da orientadora antes de ser apresentado. Por isso, a importância deste material ser retirado de plataformas bem conceituadas e, de preferência, publicado em revistas de alto impacto científico. Após a escolha do artigo e posterior aprovação para ser usado na metodologia, a forma de apresenta-lo foi através de um seminário, após a aula prática, ministrado para a orientadora, os demais alunos e internos que coincidentemente estivessem em atividade no ambulatório de endocrinologia no dia. A duração da apresentação durava em média dez minutos e após o término era feita uma discussão entre todos os presentes, acadêmicos matriculados na matéria, internos e professora. Também coube ao aluno construir uma resenha, de no máximo uma página, sobre o artigo.
Resultados: A participação dos internos, dos demais alunos e da doutora possibilitou a construção de um conhecimento, onde vários agentes de diferentes níveis de crescimento acadêmico puderam, entre si, trocar informações, de uma maneira orquestrada pela docente. Tal atividade contribuiu para o intercambio de pontos de vista sobre o assunto abordado na apresentação, desde uma análise mais complexa oriunda dos mais experientes, como o da orientadora e os internos, como dos demais acadêmicos. Este fenômeno permitiu inúmeras descobertas contribuindo para o aprendizado. Além disso, a busca pelo artigo ideal e construção do seminário contribuiu para a construção da autonomia de estudos dos acadêmicos. A entrega de uma resenha sobre o artigo contribui para aprimorar a capacidade do aluno de pontuar os aspectos mais importantes do mesmo.
Considerações finais: A educação engloba os processos de ensinar e aprender, a metodologia ativa é só mais uma concepção educacional na qual reorganiza os papeis mecânicos do método padrão de ensinar que consiste em apenas no professor conduzir a aula.