Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Diferentes níveis no crescimento acadêmico contribuindo para a formação do conhecimento.
Izaías Gomes Gomes da Silva Junior, Déborah Laredo Jezini, Elyson Enrique Campos de Moraes, Luciana Costa Pinto da Silva, Luana Sanches da Costa, Juliana Rabelo Balestra, Marineide Santos De Melo, Maria Polyanna Ferreira Rebouças

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A metodologia ativa coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à pesquisa, estudo, entre outros, é orientado pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno. A grande proposta desse método é aperfeiçoar a autonomia individual do estudante, desenvolvendo-o como um todo. No realto, é abordada a metodologia utilizada nas aulas práticas de endocrinologia realizadas em um hospital universitário.

Desenvolvimento: Matriculados na matéria de Endocrinologia os alunos foram instruídos, já na primeira aula prática, a respeito da metodologia que foi usada para somar à nota final, coube ao aluno pesquisar por um artigo cientifico na área médica relacionada à da disciplina e apresenta-lo. As apresentações foram realizadas ao termino de cada aula prática e a ordem foi discutida entre os alunos, desde que apresentasse um seminário por aula. O artigo utilizado não pôde ser de revisão, mas um artigo original que não houvesse qualquer tipo de conflito de interesse, por exemplo, com indústrias farmacêuticas. Além disso, o artigo passou pela aprovação da orientadora antes de ser apresentado. Por isso, a importância deste material ser retirado de plataformas bem conceituadas e, de preferência, publicado em revistas de alto impacto científico. Após a escolha do artigo e posterior aprovação para ser usado na metodologia, a forma de apresenta-lo foi através de um seminário, após a aula prática, ministrado para a orientadora, os demais alunos e internos que coincidentemente estivessem em atividade no ambulatório de endocrinologia no dia. A duração da apresentação durava em média dez minutos e após o término era feita uma discussão entre todos os presentes, acadêmicos matriculados na matéria, internos e professora. Também coube ao aluno construir uma resenha, de no máximo uma página, sobre o artigo.

Resultados: A participação dos internos, dos demais alunos e da doutora possibilitou a construção de um conhecimento, onde vários agentes de diferentes níveis de crescimento acadêmico puderam, entre si, trocar informações, de uma maneira orquestrada pela docente. Tal atividade contribuiu para o intercambio de pontos de vista sobre o assunto abordado na apresentação, desde uma análise mais complexa oriunda dos mais experientes, como o da orientadora e os internos, como dos demais acadêmicos. Este fenômeno permitiu inúmeras descobertas contribuindo para o aprendizado. Além disso, a busca pelo artigo ideal e construção do seminário contribuiu para a construção da autonomia de estudos dos acadêmicos. A entrega de uma resenha sobre o artigo contribui para aprimorar a capacidade do aluno de pontuar os aspectos mais importantes do mesmo.

Considerações finais: A educação engloba os processos de ensinar e aprender, a metodologia ativa é só mais uma concepção educacional na qual reorganiza os papeis mecânicos do método padrão de ensinar que consiste em apenas no professor conduzir a aula.

Palavras-chave


endocrinologia; metodologia ativa; medicina; relato