Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Trabalho envolvendo o uso da linguagem de libras, contribuindo para a democratização do conhecimento.
Izaías Gomes Silva Junior, Lúcia Tereza Tapajós Makarem, Elyson Enrique Campos de Moraes, Luciana Costa Pinto da Silva, Luana Sanches Da Costa, Marineide Santos De Melo, Juliana Rabelo Balestra, Maria Polyanna Ferreira Rebouças

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: As metodologias ativas que vem substituindo a forma mecânica de ensinar que reflete desde os primórdios da formação dos educadores, que infelizmente ainda está presente em muitos meios de educação, são importantes para diversificar a forma como o graduando estuda e isto reflete diretamente para na construção de uma autonomia acadêmica. Além disso, os meios pelos quais cobram o conhecimento destes alunos podem contribuir para sociedade, melhor ainda, contribuir para um grupo específico de pessoas, como ocorreu através do trabalho dos graduandos do terceiro período do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas.

Objetivo: Foi proposto aos alunos matriculados na disciplina de Embriologia a realizarem um trabalho que esclarecesse, de uma forma didática, o ciclo menstrual da mulher. O trabalho deveria alcançar o máximo de espectadores possíveis, independente de sua condição, no caso, o público de deficientes auditivos. O objetivo desde trabalho foi despertar nos acadêmicos a criatividade para realizar o trabalho e conscientiza-los sobre as dificuldades que algumas pessoas, como os surdos, encontram para obterem informações através dos mais diversos materiais de educação.

Descrição da Experiência: Os acadêmicos que foram selecionados para esse trabalho realizaram revisões bibliográficas sobre o ciclo menstrual, no qual tiveram que montar um material que explicasse desde a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino, até os métodos anticoncepcionais e quais as formas mais seguras e utilizadas. Após a construção do texto, foi-se realizada a adaptação para roteiro, uma vez que o meio escolhido para expô-lo foi na forma de vídeo. Várias modificações foram realizadas até o trabalho se tornar didático e ser possível ao uso da linguagem de libras como recurso que foi incluído no vídeo, além da legenda escrita e dublagem dos eventos ocorridos no vídeo que explicavam o tema do trabalho, ciclo menstrual e anticonceptivos.

Resultados: O trabalho final resultou em um vídeo dublado, legendado e com recurso de auxílio de libras para os deficientes auditivos. Este trabalho foi disponibilizado e divulgado em uma rede social, na espera que pudesse alcançar um amplo grupo de telespectadores e que uma deficiência, como a auditiva, não impedisse tal pessoa de compreender o conteúdo do vídeo. Para os acadêmicos este trabalho contribuiu muito para a graduação, uma vez que a metodologia de ensino usada explorou a capacidade dos alunos de buscar novos meios de comunicação para o público diverso.

Considerações finais: A forma de educar vem mudando e com ela novas possibilidades surgem, possibilidades estas que quebram paradigmas, contribuindo para que pessoas com qualquer limitação possa ter as mesmas oportunidades de acesso à educação e informação que os outros indivíduos.


Palavras-chave


medicina; libras; relato; ciclo menstrual