Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
Apresentação: A prevenção da saúde é a base para uma população saudável e de alta longevidade e tal evento não é restrito aos centros de saúde, mas também pode ser contemplado em outras instituições, como em uma escola publica de ensino fundamental da periferia de Manaus. Este relato de experiência enfatiza a importância das metodologias ativas que foram usadas na programação da disciplina de Saúde Coletiva I para a formação dos acadêmicos.
Objetivo: A disciplina de Saúde coletiva I, do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas, foi onde os acadêmicos tiveram as primeiras experiências com a comunidade, tornando-se um desafio maior ao ser destinado aos graduandos à tarefa de promover a prevenção de saúde aos alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola publica. O objetivo desta atividade foi desenvolver nos acadêmicos a capacidade de desenvolver meios de comunicação compatíveis ao público.
Descrição da Experiência: Os graduandos da UFAM, ao terem o primeiro contato com os alunos, fizeram as devidas apresentações e se deu início às dinâmicas que foram realizadas durante todo o período. Foram abordados às crianças vários temas importantes para a prevenção da saúde e de impacto à sociedade, realizados por meio de cartazes, desenhos para colorir, teatros, paródias musicais, gincanas na área aberta da escola, filmes, brincadeiras e poesias. Os temas abordados e a linguagem utilizada foram compatíveis com a idade dos alunos do quinto ano da escola. Tais como, a importância do saneamento básico para a prevenção da proliferação de vetores de doenças, como dengue, febre amarela, Chikungunya, foi abordado também sobre os sintomas de cada doença e sobre quão relevante é buscar ajuda médica, foi tratado também sobre a necessidade de uma boa higiene bucal, outros temas como nutrição, saúde mental, DSTs também foram abordadas, mas com todos os devidos cuidados com o nível de exposição sobre esses assuntos com as crianças. No final das aulas práticas os alunos tiveram a oportunidade de expressar o que acharam das dinâmicas e o quão elas os impactaram. Os graduandos fizeram relatórios de todas as práticas.
Resultados: Saúde Coletiva I teve um impacto muito grande na formação acadêmica já no primeiro período devido a esse contado direto com uma parcela determinada da sociedade e também pelo fato de propor aos graduandos o desafio de adaptar assuntos técnicos em didáticos para um público infantil. Foi observado também um “feedback” positivo dos alunos, muitos quiseram relatar sobre suas mudanças de hábitos e mais importante, sobre a dimensão que essa reeducação alcançou em alguns familiares.
Considerações finais: A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas e animais num contexto médico. Por isso a importância de preparar o acadêmico de medicina para que ele possa estar sempre atento à promoção a prevenção da saúde, independente do público.