Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Adaptando o conhecimento para os diversos públicos. Trabalho realizado em escola infantil.
Izaías Gomes Silva Junior, Rosana Pimentel Correia Moysés, Elyson Enrique Campos de Moraes, Luciana Costa Pinto da Silva, Luana Sanches Da Costa, Juliana Rabelo Balestra, Marineide Santos De Melo, Maria Polyanna Ferreira Rebouças

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A prevenção da saúde é a base para uma população saudável e de alta longevidade e tal evento não é restrito aos centros de saúde, mas também pode ser contemplado em outras instituições, como em uma escola publica de ensino fundamental da periferia de Manaus. Este relato de experiência enfatiza a importância das metodologias ativas que foram usadas na programação da disciplina de Saúde Coletiva I para a formação dos acadêmicos.

Objetivo: A disciplina de Saúde coletiva I, do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas, foi onde os acadêmicos tiveram as primeiras experiências com a comunidade, tornando-se um desafio maior ao ser destinado aos graduandos à tarefa de promover a prevenção de saúde aos alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola publica. O objetivo desta atividade foi desenvolver nos acadêmicos a capacidade de desenvolver meios de comunicação compatíveis ao público.

Descrição da Experiência: Os graduandos da UFAM, ao terem o primeiro contato com os alunos, fizeram as devidas apresentações e se deu início às dinâmicas que foram realizadas durante todo o período. Foram abordados às crianças vários temas importantes para a prevenção da saúde e de impacto à sociedade, realizados por meio de cartazes, desenhos para colorir, teatros, paródias musicais, gincanas na área aberta da escola, filmes, brincadeiras e poesias. Os temas abordados e a linguagem utilizada foram compatíveis com a idade dos alunos do quinto ano da escola. Tais como, a importância do saneamento básico para a prevenção da proliferação de vetores de doenças, como dengue, febre amarela, Chikungunya, foi abordado também sobre os sintomas de cada doença e sobre quão relevante é buscar ajuda médica, foi tratado também sobre a necessidade de uma boa higiene bucal, outros temas como nutrição, saúde mental, DSTs também foram abordadas, mas com todos os devidos cuidados com o nível de exposição sobre esses assuntos com as crianças. No final das aulas práticas os alunos tiveram a oportunidade de expressar o que acharam das dinâmicas e o quão elas os impactaram. Os graduandos fizeram relatórios de todas as práticas.

Resultados: Saúde Coletiva I teve um impacto muito grande na formação acadêmica já no primeiro período devido a esse contado direto com uma parcela determinada da sociedade e também pelo fato de propor aos graduandos o desafio de adaptar assuntos técnicos em didáticos para um público infantil. Foi observado também um “feedback” positivo dos alunos, muitos quiseram relatar sobre suas mudanças de hábitos e mais importante, sobre a dimensão que essa reeducação alcançou em alguns familiares.

Considerações finais: A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas e animais num contexto médico. Por isso a importância de preparar o acadêmico de medicina para que ele possa estar sempre atento à promoção a prevenção da saúde, independente do público.


Palavras-chave


Saúde coletiva; medicina; escola pública; prevenção da saúde