Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A integração do ensino e serviço de uma Liga Acadêmica sob a ótica do trabalho em saúde pública na população idosa na cidade de Manaus.
Luana Sanches da Costa, Brena Silva dos Santos, Lázara Gabriela Oliveira Silva, Marineide Santos de Melo, Mariana Borges Dantas, Flávio Renan Paula da Costa, Izaias Gomes da Silva junior, Elyson Enrique Campos de Moraes

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A percepção dos futuros profissionais de saúde como promotores da saúde pública, especificamente, em relação à produção do cuidado no que tange ao bem-estar social da população idosa, vistos, desse modo, como sujeitos e repletos de singularidades, é direcionada para a construção de um sistema de saúde cada vez mais voltado para o cuidado em saúde de maneira longitudinal e multidisciplinar. Dessa forma, a partir da percepção, verifica-se que a saúde desse grupo específico ainda continua aquém de um envelhecimento saudável, sobretudo, no que se refere à saúde pública no Amazonas. A partir disso, nota-se o aparecimento de sintomas e crises depressivas cada vez mais frequente entre esses sujeitos, assim, enfatiza-se para tal problema de saúde pública, por isso a importância de prover ações de promoção de saúde e acesso através da Estratégia Saúde da Família como porta de entrada. Objetivo: À vista disso, evidencia-se a importância da produção do cuidado nos níveis de assistência à saúde em idosos com sintomas depressivos, exercido por meio de habilidades empáticas, ou seja, através do exercício da humanização no cotidiano do serviço, a fim de minimizar e fornecer suporte às dificuldades psicológicas e psiquiátricas que possam comprometer a capacidade funcional dos mesmos. Descrição da experiência: Integrantes e ouvintes da Liga Amazonense de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC) realizaram 4 visitas semanais na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morro da Liberdade em Manaus no primeiro semestre de 2017, com o intuito de construir experiências inovadoras na execução da promoção e assistência à saúde em diversos cenários em saúde, assim, acompanharam o atendimento voltado aos idosos na UBS e em alguns domicílios, devidamente supervisionados por uma médica de família da própria UBS. Resultados: Desse modo, na percepção dos integrantes e ouvintes da LAMFAC, observou-se que os idosos apresentavam, além de outras comorbidades de saúde, sintomas depressivos de causas como: luto, isolamento e abandono social. Assim, a Liga Acadêmica, por meio de suas práticas, produz o intencional impacto da educação permanente e continuada no cotidiano do serviço, assim como integração ensino-serviço sob a ótica do trabalho. Considerações finais: Portanto, a LAMFAC com o intuito de prover uma integração do ensino e serviço sob a ótica do trabalho em saúde pública, tem o papel de capacitar futuros profissionais cada vez mais voltados para o exercício de políticas em saúde pública devidamente direcionadas, profissionais esses ainda mais comprometidos com um serviço de saúde democrático e de inclusão, além de objetivar na produção de habilidades e percepções empáticas, que são ações fundamentais para o bem-comum desse grupo especifico e de suas famílias.


Palavras-chave


saúde do idoso; empatia; ensino; serviço de saúde.