Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O papel do Santo Daime na percepção sobre a dimensão espiritual da saúde: relato de experiência.
Giovanna Paula Macedo de Lacerda Guedes, luis felipe rêgo, victor merini machado, francisco carlos campos

Última alteração: 2018-06-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: A doutrina Santo Daime surgiu no início do século XX, no município de Céu do Mapiá (AC), e desde então vem ajudando milhares de vidas na região, principalmente de ribeirinhos. Tornou-se uma importante ferramenta terapêutica, sobretudo em comunidades amazônicas na qual a medicina moderna não consegue alcançar, embora mesmo em grandes capitais, onde a medicina moderna tem seu papel consolidado, as práticas da doutrina ainda sejam um complemento terapêutico muito utilizado pelos que a seguem. As repercussões terapêuticas e de cura pela espiritualidade no Santo Daime adquiriam tamanha dimensão, que passaram a ser contempladas dentro das Práticas Integrativas e Complementares do SUS, um programa que faz a conexão entre a medicina científica e as práticas milenares com usos de plantas medicinais, meditações, dança, etc. Levando em conta o momento atual da medicina baseada em evidência, da medicina das práticas científicas e pragmáticas, torna-se fundamental as vivências comunitárias e culturais fora do âmbito da universidade para a construção do conhecimento e visão dos estudantes de medicina. Com isso em vista, inseridos no contexto da disciplina de História da Medicina da Universidade do Estado do Amazonas, os estudantes foram convidados a desenvolverem projetos que pesquisassem as diferentes modalidades de medicina alternativa. Este trabalho, portanto, teve como objetivo relatar de que maneira a vivência numa unidade do Santo Daime em Manaus repercutiu na percepção que os estudantes de medicina têm acerca de saúde, terapêutica e cura durante a sua formação.

DESENVOLVIMENTO: A instituição em que foi realizado o estudo chama-se Igreja Céu do Sol Nascente, localizado no bairro do Tarumã, no município de Manaus. A igreja é uma unidade do Santo Daime em Manaus e partilha fielmente dos princípios difundidos na doutrina. A igreja, tal qual a doutrina, não tem caráter catequizador, o interesse dos chamados fardados - fiéis da igreja e da doutrina - vem do próprio sujeito que a procura. O público-alvo se estende a todas as faixas etárias, profissões, etnias, classes sociais etc. A missão da igreja é atender a demanda dos interessados no culto ao Santo Daime no município, dando continuidade aos valores preconizados pelos mentores da doutrina. A metodologia utilizada para a pesquisa foi entrevista com participantes desta doutrina e a observação do culto. Todas as informações foram obtidas in loco com uma das estudiosas do Santo Daime em Manaus, Maria de Fátima Santágata. A pesquisa foi realizada mediante entrevista com integrantes importantes na hierarquia da igreja, os chamados "fardados". Os entrevistados tiveram de responder alguns questionamentos que discorriam sobre a relação do daime com espiritualidade, terapêutica e cura. Os convidados tiveram a liberdade de elucubrar sobre o Santo Daime e suas implicações, de modo que novos questionamentos iam sendo colocados pelos entrevistadores ao longo da conversa. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista em forma de questionário. Fez-se um questionário simples, objetivando-se uma introdução sintética da doutrina e o debate acerca do processo curativo do Santo Daime, suas propriedades e influências no indivíduo, seu estreitamento quanto a condição físico-espiritual do sujeito, o processo de produção artesanal, suas respostas biológicas, as implicações sociais e as articulações da igreja e da doutrina na comunidade. Enfatizou-se também um paralelo com a medicina científica.

IMPACTOS: Diversas foram as impressões coletadas durante as entrevistas e o culto. De modo geral entendeu-se que a inserção na doutrina do Santo Daime pode atuar num amplo espectro de concepções de terapêutica e cura, desde o pingar de uma gota do daime na boca de um recém-nascido até as sessões de cura propriamente ditas, com seus hinos e procedimentos próprios. A interpretação da importância do chá varia de acordo com a localidade, sendo perceptível que, em comunidades rurais em que o Santo Daime está consolidado, ele passa a ser um constituinte central da vida em comunidade, enquanto na cidade, configura-se como um complemento a vida. Para muitos fardados, o Daime é um agente de "limpeza" interior, fato que associam inclusive com o sintoma comum de vomitar ao tomar o chá, atuando tanto a nível material quanto espiritual, um amplificador dos sentidos, que permite inclusive a convergência dos procedimentos de cura focalizados num grupo ou pessoa específicos a quem se deseja curar ou tratar. O mais impactante, no entretanto, foi que a própria percepção de cura para os daimistas difere da concepção biologicista, podendo inclusive variar dentro da própria doutrina, tendo como ponto comum o entendimento de que o Santo Daime permite uma cura mesmo na doença, mas uma cura que perpassa o nível biológico, como no depoimento da entrevistada a respeito de paciente terminal de câncer que encontrava no daime o alento para uma morte tranquila, o que permite traçar um paralelo com a medicina paliativa e a importância de se compreender a dimensão extremamente ampla da espiritualidade nesse momento do paciente. Outras questões incluem as chamadas “mirações”, que são as visões que os daimistas podem vir receber em seus cultos, essas mirações também podem carregar em si um caráter curativo, na percepção dos fardados, visto que simbolizam a expansão da mente e o encontro com o subjetivo, uma ponte com o divino, embalados pelos hinários que são verdadeiros mantras. Os hinários e a simbologia do Santo Daime carregam em si um sincretismo religioso que traduz na doutrina um caráter de abertura e pluralidade a pessoas de todas as origens, como que a doutrina fosse uma plataforma de expansão da própria subjetividade, na qual o chá é um catalisador das próprias potencialidades do sujeito. Nítida também foi a percepção de o culto do Santo Daime é uma experiência imersiva na qual os fardados encontram-se extremamente comprometidos com aquele ato, que pode vir a durar horas a fio na madrugada. A ambientação (num lugar isolado), o tradicionalismo no preparo do chá, com suas divisões hierárquicas e simbólicas, o posicionamento dos membros durante o culto, a atuação colaborativa dos membros, todo esse microcosmo da Igreja parece funcionar no sentido de imprimir na doutrina um caráter onírico de purificação, de um processo de cura coletiva, na qual até as mirações podem ser fatores de conexão com o outro em níveis mais elevados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência na Igreja Céu do Sol Nascente permitiu, para além do contato com a doutrina do Santo Daime, a percepção e a importância da dimensão espiritual no entendimento de saúde. Dimensão esta que se faz extremamente necessária no processo formativo do profissional de saúde, visto que é parte intrínseca da maneira como o paciente concebe o seu processo saúde-doença, devendo ser um componente contemplado e respeitado durante o processo terapêutico. O conhecimento da doutrina e do modo como ela se relaciona com a concepção de saúde dos daimistas pode ser fator chave para a construção de uma relação profissional-paciente bem consolidada e a própria inserção do daime no processo terapêutico poderá contemplar um fator de cura engendrado dentro das concepções subjetivas do sujeito em tratamento.


Palavras-chave


santo daime; saúde; espiritualidade