Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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MUDANÇA DA VISÃO SOBRE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Thayanne Carlos Chaves, Rizioléia Marina Pinheiro Pina

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação

O processo de escolha da carreira profissional acontece concomitantemente ao amadurecimento do indivíduo, sendo este precoce para uns e tardio para outros.  Como qualquer escolha a ser tomada, existem variáveis que influenciam nas escolhas do individuo, sendo estas de origem religiosa, familiar, social, cultural e financeira.

A escolha profissional é trabalhada desde a infância, onde costumeiramente são levantados questionamentos que levam o individuo desde muito cedo, refletir sobre as inúmeras possibilidades de escolhas para o futuro. Nesse sentido vale considerar que a escolha profissional acompanha o individuo em um movimento constante ao longo de seu desenvolvimento. Esse movimento leva o indivíduo a renunciar e buscar outras opções de escolhas profissionais, o que se constitui em um hábito saudável, fazendo parte do crescimento individual, porém para alguns, culmina em frustração e em visão equivocada de outras profissões.

O apreço por uma profissão na sociedade tem vários determinantes, entre eles o mercado de trabalho, onde a oferta determina o valor do produto, sendo este associado a quanto mais profissionais da área existir, o status social da mesma diminuirá. Contudo, o valor que a sociedade impõe nas profissões está sustentado na dificuldade do indivíduo em ingressar na mesma. É perceptível que as convicções relacionadas às escolhas futuras sejam transmitidas de pai pra filho e influenciem diretamente na escolha da carreira profissional do indivíduo buscando a ascensão social devido ao seu prestígio. Sendo assim, é frequente que as variáveis do meio influenciem no desejo a ingressar nas profissões mais prestigiadas criando um ambiente mais competitivo.

Mas nem sempre o ingresso é possível, e o individuo além de enfrentar uma frustração deve novamente escolher uma profissão. É costumeiro que se opte por profissões que se assemelham a primeira escolha devido às expectativas criadas, mas que possuam uma acessibilidade maior.

Diante do exposto e refletindo sobre a experiência vivenciada durante o ingresso no curso de graduação em enfermagem, foi possível identificar que essa situação está presente na vida de muitos alunos do curso de enfermagem que entraram no curso como segunda opção. Nesse sentido os docentes da instituição efetuam o acolhimento dos acadêmicos por meio de diálogos, que consiste em o professor conduzi-los a um processo de reflexão e descoberta de seus próprios objetivos e valores, para que os mesmos se encontrem e sejam capazes de desconstruir a visão equivocada da enfermagem já consolidada no senso comum, que se relaciona diretamente à falta de informações corretas relacionadas à profissão, bem como o desconhecimento da real atuação do enfermeiro.

 

Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina Processos Educacionais Aplicados a Saúde, ministrada no segundo período do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que tem como objetivo principal capacitar o aluno ao desenvolvimento de uma pratica educativa crítica e reflexiva. Instrumentalizar o aluno para o ato de estudar, estimular a prática da pesquisa cientifica e o reconhecimento da Enfermagem como ciência.

 

Resultados

Nas primeiras aulas, os alunos foram levados a refletir sobre as razões que os levaram a escolher o curso de enfermagem, e como esperados, muitos alunos não sabiam o porquê da escolha, enquanto outros achavam que sabiam Ao entrar no curso de enfermagem é comum entre os alunos, a ideia limitada da atuação do enfermeiro no mercado de trabalho, o que pode está diretamente relacionada à falta de informação fidedigna no meio social sobre a profissão e suas diversas áreas de atuação. As informações adquiridas e a influencia á refletir sobre tais questões, fizeram com que  os alunos ampliassem o olhar, favorecendo ao grupo  o vislumbrar da enfermagem  para além de uma visão limitada da profissão .

As disciplinas do curso tais como Contexto Histórico e Social da Enfermagem, promoveram o conhecimento da evolução da profissão e como ela vem alcançando a cientificidade dos métodos de trabalho, substituindo as ações tecnicistas por ações sustentadas na ciência. Promovendo a visão meritória da profissão, sendo possível desmitificar as generalizações que a profissão enfrenta e fazendo com que os discentes tenham um olhar mais fidedigno sobre o curso.

Os alunos que em sua maioria, pensavam o curso de enfermagem como segundo plano descobrem que a mesma sempre fora de fato o que desejavam, pois passaram a entender que a enfermagem é o cuidar do paciente, é o auxílio ao processo de cura, assim mediante as informações e experiências no curso, percebe-se que o processo de cura está ligado a equipe profissional e não somente a uma única profissão, pois acabam por compreender que cada profissional tem seu papel e importância dentro do contexto assistencial. O princípio da equipe como pilar da assistência é trabalhado constantemente, com as atividades em grupo, que proporcionaram a confirmação da teoria.

O curso de enfermagem promove mudança na maneira de pensar na atuação do enfermeiro e o valor da profissão, proporcionando aos alunos traçar objetivos possíveis dentro da enfermagem. A partir das experiências relatadas pelos docentes foi possível me encantar pela enfermagem, visto que ela oferece inúmeras possibilidades de atuação com um mesmo objetivo de cuidar do paciente, bem como o auxílio no processo de cura, seja atuando na gestão, pesquisa, ensino, ou assistência. A exposição aos inúmeros projetos de pesquisas da instituição e as experiências dos docentes em diversas áreas da profissão demonstra que a enfermagem possui diversas vertentes que atraem os alunos de imensuráveis formas. Como é o caso de acadêmicos que entram no curso e vislumbram-se pela área de pesquisa, caminho não mostrado pela visão limitada que o meio social apresenta sobre a enfermagem. Além disso, a área de ensino é trabalhada intensificamente desde o inicio do curso, visto que o enfermeiro deve ser um educador nato, através de disciplinas como Processos Educacionais Aplicados a Saúde, é possível que o acadêmico aflore a habilidade de ensinar e seja atraído por essa área.

Considerações finais

É interessante mostrar que às informações, experiências e ideias a respeito da enfermagem proporcionam a desconstrução da visão generalizada e limitada da profissão, possibilitando que os acadêmicos consigam encontrar-se dentro do curso traçando seus objetivos ou que percebam, de maneira saudável, que não estão em sua área de interesse, possibilitando a busca por novos caminhos.

O diálogo é chave, pois possibilita a formação de uma perspectiva mais condizente com a realidade que resultará em profissionais conscientes da importância do papel da Enfermagem como ciência e da atuação do profissional do Enfermeiro a fim de proporcionar à sociedade práticas de enfermagem baseadas em evidências cientificas, promovendo ações/cuidados de enfermagem que promovam saúde, e reabilite a saúde da sociedade.  Vale considerar que essa visão e conhecimento do real significado da enfermagem durante as aulas, trouxeram a convicção da enfermagem como ciência, o que fez com que vários alunos descobrissem na enfermagem sua primeira opção.

Nesse sentido é importante que os alunos da graduação estejam expostos a diálogos e experiências que os permitam refletir sobre o ingresso e caminhos dentro do curso possibilitando o insight de sua vocação e desejo profissional.

Palavras-chave


Enfermagem;Profissão;Ensino;Ciência.