Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
Apresentação: Com o intuito de potencializar o encontro entre a educação e a saúde na formação profissional e no desenvolvimento do trabalho em saúde, as especialidades clínicas presentes na graduação médica devem ter o papel de integrar o acadêmico ao campo do ensino, do serviço e da comunidade, seja por meio da produção de saúde seja por meio do conhecimento científico. Objetivo: A disciplina de Dermatologia Clínica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) buscou tornar o graduando protagonista do seu próprio mecanismo de aprendizagem acerca de problematizações em saúde e ao cuidado em saúde, através da confecção de um portfólio como ferramenta avaliativa no processo de ensino-aprendizagem, permitindo, dessa forma, que o mesmo faça uma reflexão crítica sobre os conteúdos abordados ao longo das atividades. Descrição da experiência: A disciplina de Dermatologia propôs, por meio de 12 atividades práticas no segundo semestre de 2017, a um grupo de 18 acadêmicos do 5º período da Faculdade de Medicina da UFAM, a construção de problemáticas referente à clínica em questão e ao cuidado do doente, por meio da produção individual de relatos acerca de cada paciente atendido, produzindo, desse modo, uma reflexão resolutiva baseada na coleta de dados e história clínica do doente, exame físico e abordagem dos médicos ali presentes, sendo todos devidamente documentados na forma de portfólios, apresentados de maneira mensal a uma das professoras responsável pela disciplina. Resultados: Assim, a disciplina junto à Universidade, possibilita aos estudantes a autonomia para a produção de conhecimento, objetivando, desse modo, a capacitação intelectual, técnica e coletiva para realização de um serviço de saúde cada vez mais ampliado no âmbito do cuidado em saúde e transformando o acadêmico cada vez mais atuante acerca do seu próprio aprendizado médico. Considerações finais: A disciplina cumpriu com o papel de fazer a conexão entre o ensino teórico e prático, contemplando, além do conhecimento, o serviço em saúde pública e a comunidade. Dessa forma, se todas as clínicas médicas na graduação pudessem exercer esse tipo de habilidade, seria muito mais provável que produziríamos profissionais cada vez mais habilitados e críticos quando ao ensino e ao serviço de saúde no país, sobretudo, na cidade de Manaus.