Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Especialidade clínica como promotora de autonomia em estudantes de medicina na cidade de Manaus.
Luana Sanches da Costa, Luciana Mendes dos Santos, Juliana Rabelo Balestra, Mariana Borges Dantas, Marineide Santos de Melo, Lázara Gabriela Oliveira Silva, Izaias Gomes da Silva Junior, Elyson Enrique Campos de Moraes

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: Com o intuito de potencializar o encontro entre a educação e a saúde na formação profissional e no desenvolvimento do trabalho em saúde, as especialidades clínicas presentes na graduação médica devem ter o papel de integrar o acadêmico ao campo do ensino, do serviço e da comunidade, seja por meio da produção de saúde seja por meio do conhecimento científico. Objetivo: A disciplina de Dermatologia Clínica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) buscou tornar o graduando protagonista do seu próprio mecanismo de aprendizagem acerca de problematizações em saúde e ao cuidado em saúde, através da confecção de um portfólio como ferramenta avaliativa no processo de ensino-aprendizagem, permitindo, dessa forma, que o mesmo faça uma reflexão crítica sobre os conteúdos abordados ao longo das atividades. Descrição da experiência: A disciplina de Dermatologia propôs, por meio de 12 atividades práticas no segundo semestre de 2017, a um grupo de 18 acadêmicos do 5º período da Faculdade de Medicina da UFAM, a construção de problemáticas referente à clínica em questão e ao cuidado do doente, por meio da produção individual de relatos acerca de cada paciente atendido, produzindo, desse modo, uma reflexão resolutiva baseada na coleta de dados e história clínica do doente, exame físico e abordagem dos médicos ali presentes, sendo todos devidamente documentados na forma de portfólios, apresentados de maneira mensal a uma das professoras responsável pela disciplina. Resultados: Assim, a disciplina junto à Universidade, possibilita aos estudantes a autonomia para a produção de conhecimento, objetivando, desse modo, a capacitação intelectual, técnica e coletiva para realização de um serviço de saúde cada vez mais ampliado no âmbito do cuidado em saúde e transformando o acadêmico cada vez mais atuante acerca do seu próprio aprendizado médico. Considerações finais: A disciplina cumpriu com o papel de fazer a conexão entre o ensino teórico e prático, contemplando, além do conhecimento, o serviço em saúde pública e a comunidade. Dessa forma, se todas as clínicas médicas na graduação pudessem exercer esse tipo de habilidade, seria muito mais provável que produziríamos profissionais cada vez mais habilitados e críticos quando ao ensino e ao serviço de saúde no país, sobretudo, na cidade de Manaus.


Palavras-chave


autonomia; ensino; aprendizagem; comunidade; capacitação.