Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM DIA DE DANÇA TRADICIONALISTA NA APAE
Rafaela da Silva Almeida, Luciana Costa Pinto da Silva, Manuela Colle, Bruna Missiaggia Becker, Joanna Portela Cardoso

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO

No Rio Grande do Sul há um forte tradicionalismo com relação à cultura gaúcha e, no mês de setembro, é celebrada a Semana Farroupilha que homenageia líderes da Revolução Farroupilha - a mais longa e uma das mais significativas revoltas brasileiras, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – que foram responsáveis por proclamar a República Rio-Grandense e se desvencilhar do Império Brasileiro, conquistando sua autonomia. Nessa atmosfera cultural foi realizado um projeto na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caxias do Sul durante a Semana Farroupilha, onde estudantes de medicina da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com o CTG (centro de tradições gaúchas) Sinuelo, trabalharam com os alunos dessa instituição a importância do exercício físico e da integração social para a saúde física e mental, buscando proporcionar a eles uma atividade lúdica e educativa.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Para que fosse possível a realização da atividade, os estudantes de medicina foram previamente capacitados pelas mães de membros da APAE e por educadores especiais com vasta experiência no assunto, aprendendo a melhor forma de abordar a saúde com essas crianças. No dia do evento, inicialmente realizou-se uma conversa entre os estudantes de medicina e os alunos da APAE, para que os benefícios do exercício físico fossem esclarecidos, contando com grande integração por parte de ambos os grupos. Várias das crianças relataram que já haviam praticado exercícios, dentre eles a dança, e que compreendiam sua importância para a manutenção da saúde.

Em seguida as crianças foram devidamente caracterizadas de acordo com a cultura gaúcha, recebendo de presente itens que compõe o vestuário típico - acessórios para os cabelos das meninas e lenços para os pescoços dos meninos, embora eles pudessem utilizar ambos os acessórios caso desejassem, ou ainda nenhum -, e apreciaram as danças coreografadas pelo CTG Sinuelo. Posteriormente, os membros do CTG e os estudantes ali presentes ensinaram algumas das coreografias para os alunos da APAE e, juntos, realizaram uma atividade de dança na qual os universitários e os dançarinos do CTG formaram pares com as crianças e, desta forma, as guiavam. Logo após, por meio de uma abordagem didática, cada criança recebeu uma placa com duas cores, verde (que significava “sim”) e vermelha (que significava “não”) para responderem a alguns questionamentos sobre a satisfação com o projeto e sobre os benefícios do exercício físico para a saúde física e mental. Ao final da atividade, uma representante dos estudantes de medicina se pronunciou, agradecendo pela possibilidade de execução do projeto e pela participação de todos, o que incentivou os alunos da APAE a falarem também, expressando gratidão pela ação executada. Diversas das crianças disseram, ainda, que ao chegarem em casa praticariam as coreografias aprendidas naquele dia com seus familiares.

A realização de atividades físicas e a saúde mental estão correlacionadas em vários estudos; enquanto participando desses exercícios, as pessoas estimulam sua musculatura, e liberam endorfinas, que tendem a deixá-las mais felizes consigo mesmas e com o seu entorno. Além disso, existem evidências de que o grupo dos portadores de deficiência, por serem muitas vezes excluídos da sociedade e terem uma menor capacidade social e adaptativa, não têm o costume de manter atividades físicas com tanta frequência quanto as outras pessoas. Aqueles que não têm limitações físicas ou mesmo os que as têm, respeitando suas limitações, deveriam ser incentivados sempre a realizá-las, visando os inúmeros benefícios que trazem, desde a prevenção de doenças cardiovasculares até a inserção em diferentes grupos da nossa comunidade.  Pensando nisso, alguns estudantes de medicina da Universidade de Caxias do Sul optaram por realizar a atividade de dança com os alunos da APAE, demonstrando a importância de se manter ativo e se exercitar de uma forma simples e dinâmica, que fosse facilmente compreendida por eles e, concomitantemente, divulgando a cultura e a arte local, por meio dos trajes e da dança típicos.

RESULTADOS

Foram realizadas as seguintes perguntas: 1. Vocês gostaram da atividade de hoje? (100% de respostas afirmativas); 2. Vocês aprenderam algo hoje? (100% de respostas afirmativas); 3. Vocês acham que o exercício físico é importante para a saúde física e mental? (98% de respostas afirmativas); Vocês gostariam de outra atividade como esta? (100% de respostas afirmativas). O contato com uma das formas artísticas mais passíveis de expressão foi de extrema importância; dessa forma, os alunos puderam adaptar a dança a seu próprio jeito e participar definitivamente da atividade, expressando a si mesmos conforme dançavam as músicas e acompanhavam os estudantes da universidade e os membros do CTG. Além disso, a Semana Farroupilha, que coloca todos em contato direto com seu passado e suas origens, foi uma escolha interessante, já que possibilitou uma conexão melhor entre os alunos da APAE, os universitários e os dançarinos do CTG Sinuelo, convergindo para um dia de experiências de impacto positivo para todos os envolvidos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto evidenciou a importância da atividade física para o bem estar e promoveu a integração dos estudantes de medicina com os alunos da escola, respeitando os limites sociais, físicos e psicológicos das crianças. A maioria dos alunos respondeu positivamente à ação e relatou ter gostado da atividade, o que mostra um resultado efetivo.

Os estudantes de medicina, por meio desta integração, também puderam se libertar um pouco da rotina acadêmica, usufruindo dos mesmos benefícios ofertados, além de realizarem ação social e contribuírem para o bem-estar das crianças. Assim, houve aprendizado por parte de todos os grupos envolvidos: os estudantes da APAE, que foram capacitados a respeito da importância da atividade física para a saúde e que conheceram um pouco mais da cultura gaúcha; os estudantes de medicina, que aprenderam a interagir com os estudantes da APAE e a respeitarem suas limitações, os ajudando e ensinando da melhor forma possível e os membros do CTG, que também expressaram gratidão por poderem fazer parte do projeto e, da mesma forma que os estudantes da Universidade de Caxias do Sul, aprenderem a interagir com as crianças deficientes e a respeitá-las.

Pode-se concluir que o projeto teve um impacto positivo e que ajudou, de certa forma, a humanizar os universitários envolvidos, além de levar um sentimento de acolhimento às crianças da APAE de Caxias do Sul.


Palavras-chave


saúde; dança; educação especial