Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação em Saúde - Uma estratégia focada no protagonismo estudantil no Norte do país.
Jéssica da Silva Marinho, Lisandra Lustoza Ferro, Maryana Zanon da Silva, Milena Alves de Carvalho Costa

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A universidade deve servir de campo para ampliação do conhecimento, ressignificação dos sujeitos, abertura de visão sobre as possibilidades de atuação profissional na vida adulta. Dentre os papéis fundamentais dos discentes nesse ambiente, tem-se a reflexão e contribuição para mudanças curriculares, por serem esses os que podem contribuir com maior propriedade sobre questões como sobrecarga, sentido prático e aplicabilidade. Entretanto, para poderem assumir efetivamente o papel de ator no processo de ensino, pesquisa e extensão vários são os fatores que contribuem para potencializar ou mesmo reduzir essa atuação, tais como: introdução precoce no campo de prática, currículos integrativos, que provoquem os discentes a saírem da posição passiva de receptor do conhecimento, poucas oportunidades de experimentarem a prática profissional em serviço por falta de campos para estágios, entre outros. Neste contexto, o professor tem papel importante, por ser este o agente do processo de ensino-aprendizagem. Este tem como grande desafio assumir uma postura de mediador da aprendizagem, de provocador do outro para busca de sua autonomia. Compreendendo que a prática profissional deva ser antes de tudo promotora de saúde, e que os cursos de graduação, particularmente os da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Campus de Palmas, não possuem em suas propostas pedagógicas a efetivação da articulação de saberes e práticas de forma multiprofissional e interdisciplinar, a fim de desenvolverem as habilidades e competências nos futuros profissionais para prática de educação em saúde, discentes dos cursos de nutrição e enfermagem propuseram a criação da Liga Acadêmica de Educação em Saúde-LAES da Universidade Federal do Tocantins. As ligas acadêmicas, compreendidas como entidades ativas e protagonistas nas instituições de ensino superior, são estratégicas no que se refere a ampliar as possibilidades de contato entre acadêmicos e sociedade, produzindo, assim, experiências de promoção da saúde e transformação social. Como atuação, a liga acadêmica deve possibilitar a criação de espaços para desenvolvimento teórico-prático a fim de aprofundar o conhecimento em determinada área do conhecimento ou campo de atuação dos futuros profissionais. Os discentes vinculados a uma liga, têm a oportunidade de experimentarem a interação ensino-serviço-comunidade ao mesmo tempo em que vivenciam a atuação multiprofissional e a interdisciplinaridade. Dessa forma, a LAES se propõe a trazer para o centro da discussão universitária a necessidade de se aprofundar a educação em saúde, como estratégia de potencialização da prática em saúde, tendo em vista que a educação, como ato libertador e promotor da saúde, contribui para um diálogo horizontalizado entre profissionais e usuários. A LAES surgiu, então, pelo desejo de estudantes, e professores em possibilitar a reflexão e prática da educação em saúde no âmbito universitário. Como estratégia para atividades extracurriculares e com o objetivo de congregar acadêmicos de todas as áreas, visa promover a valorização e transformação social. A criação da LAES contribui ainda para enfatizar a importância de debater na graduação a formação de profissionais de saúde mais conscientes e capacitados, por meio da reflexão da educação em saúde e do exercício da educação permanente, cooperando para o desenvolvimento científico e aprimoramento desses futuros profissionais. Assim, o objetivo deste relato é caracterizar o papel da Liga Acadêmica de Educação em Saúde da UFT na promoção de espaços interdisciplinares de reflexão, ressignificação e reconhecimento de saberes e práticas profissionais em saúde como processo de educação emancipadora. Desenvolvimento do trabalho: A Universidade apoia-se sobre os pilares do ensino, pesquisa e extensão, tríade esta que precisa manter-se indissociável a fim de oferecer um produto universitário de qualidade. Buscando explorar estes campos de formação, as ligas são mecanismos de aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de forma a expandi-los para além. Assim, produzir cursos e materiais que ajudem a difundir o conhecimento para alunos e profissionais, de modo a ampliar e assimilar todos esses conhecimentos construídos com a comunidade é uma das atividades imprescindíveis, assim como suprir as insuficiências nas grades curriculares dos cursos. A oferta do curso introdutório da LAES, cujo tema foi “Informação, educação e comunicação: estratégias para saúde, ambiente e trabalho” realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins/Diretoria de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - SESAU, teve ampla divulgação por meio de propaganda em salas e e-mail institucional, voltado para alunos dos cursos de engenharia ambiental, comunicação, nutrição, enfermagem, medicina, farmácia, direito, informática e interessados com a intenção de agregar conhecimentos de várias áreas, bem como a criação de grupos de pesquisas e desenvolvimento de materiais para a educação popular. Realizou-se em forma de roda de conversa para debate de estratégias sobre o enfrentamento do uso de agrotóxicos e impactos à saúde de trabalhadores, população em geral e ambiente retirando dúvidas e desfazendo mitos a respeito dos agrotóxicos, perpassando por temas como efeitos à saúde humana, ambiente, falhas na legislação brasileira para conter o uso indiscriminado, falha no sistema de vigilância em saúde, no que se refere à exposição a agrotóxicos e seus impactos, e a necessidade de promover educação popular sobre o tema, a partir de materiais específicos para cada público, de acordo com a faixa etária e grau de escolaridade. Resultados: Assim, o curso foi promovido de forma a expor o assunto de interesse aos cursos de engenharia ambiental, nutrição, enfermagem, farmácia e direito com 35 presentes, sendo 31 discentes e 4 professores da UFT e profissionais da Secretaria Estadual de Saúde. Não houve participação de representantes dos cursos de medicina, comunicação e informática, o que nos indica a necessidade de desenvolvermos estratégias para alcançar públicos que, mesmo no ambiente acadêmico ainda não conseguimos mobilizar frente aos desafios para a formação profissional e para a sociedade. Todos os presentes puderam expor seus anseios e áreas de interesse voltadas ao tema, e assim, foram identificados para contribuírem em diferentes linhas de pesquisas em áreas específicas, como consequências do uso de agrotóxicos em profissionais da zona rural, até mais gerais, como desenvolvimento de materiais educativos em saúde voltados a diferentes grupos etários. Os integrantes foram divididos em 04 grandes grupos, conforme interesse: educação em saúde, pesquisa sobre exposição ao agrotóxico, determinantes socioambientais da saúde e vigilância epidemiológica, e educação popular e agroecologia. Posteriormente, foi realizada reunião em que esses e outros estudantes convidados participaram com apresentação dos coordenadores das pesquisas, todos ligados a SESAU e UFT. Os estudos e atividades iniciaram-se em dezembro, com produtos pactuados para março e junho de 2018. Considerações finais: A LAES foi pensada e criada por estudantes e o apoio docente fez-se necessário para que sua aprovação em colegiado acontecesse e para que as orientações e qualidade das ações propostas sejam sempre voltadas aos objetivos propostos da Liga em consonância com os pilares da universidade pública - ensino, pesquisa e extensão. O que chama nossa atenção é a possibilidade de potencializar nossa formação a partir da visão dos alunos, por meio de trocas de experiências com atores dos serviços e da sociedade, grupos de estudo para ampliar conceitos e fortalecer saberes. Os resultados alcançados até o momento, mostra-nos o potencial de ação dessa liga, ao promover a Educação em Saúde como tema estratégico para melhoria da formação e da prática profissional, em nossa região.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Liga Acadêmica; Protagonismo Estudantil.