Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Usuários do CAPS: protagonistas de sua própria história.
Wolembergue Lopes Gomes, Josimeire Cantanhêde de Deus

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Tema/Titulo: Usuários do CAPS: protagonistas de sua própria história.

Apresentação: essa proposta de intervenção tem como base a implantação do grupo de ajuda e suporte mútuos no CAPS - Madeira Mamoré de Porto Velho/RO, sendo realizado pelo projeto de extensão Promoção de Saúde Mental no Campus José Ribeiro Filho da Universidade Federal de Rondônia. Com o objetivo de construir um espaço de acolhida, troca de experiências, de apoio emocional e promoção da autonomia dos usuários do serviço e seus familiares.

Desenvolvimento do trabalho: o grupo de ajuda e suporte mútuos foi instalado no CAPS – Madeira Mamoré para abarcar tanto usuários quanto familiares, não possuindo restrição de participantes. A metodologia utilizada foi embasada na cartilha do manual de ajuda e suporte mútuos, estão sendo realizados encontros mensais e inicialmente sendo ministrado pelos professores e alunos do projeto. Seguindo os seguintes passos: o grupo se posiciona em formato de circulo e ocorre a exposição dos objetivos e das regras do grupo aos novos participantes, que até o quinto encontro será de livre acesso a qualquer pessoa, após esses cinco encontros pretende-se criar uma fidelização dos participantes. Seguindo com uma rodada de apresentações de cada integrante e como foi sua semana, a partir desse primeiro contato e definido com o grupo tema a ser discutido naquela reunião, como por exemplo: como eles lidam com a medicação, crises, sono, quais suas formas de lazer, questão da sexualidade etc. A conversa e mediada por duas pessoas, uma que sempre estimula o grupo a falar e a debater e outra que fica de fiscal para que as regras sejam seguidas. O outro ponto importante que e trabalhado tanto no grupo como fora dele são os planos de ação como: plano de crise (que atua em formas do participante saber lidar com suas crises e momentos difíceis), plano de bem estar (que são atividades a serem desenvolvidas pelo participante tragam um bem estar ou evitem situações de crise) etc. Tendo como objetivo final os próprios participantes que chegaram precisando desse suporte possa ser a pessoa que dê esse apoio a outros participantes dessa rede, pois desenvolveram sua autonomia e laços de confiança, dando continuidade ao grupo.

Resultados e/ou impactos: espera-se que com o grupo, os participantes possam encontrar um lugar em que suas vivências são acolhidas, não havendo julgamentos, que seja criado e estimulado a autonomia sobre sua vida e que tenham condição para que sejam protagonistas de sua própria historia tendo uma rede de laços ao seu lado.

Considerações Finais: a proposta poderá contribuir para reforçar a integração e estimular autonomia dos usuários do CAPS, modelo de serviço que vem contra aos paradigmas manicomiais e de exclusão das pessoas que possuem algum transtorno mental. Assim, atuando de maneira positiva na reinserção dos usuários a sociedade e também dando suporte aos familiares que muitas vezes enfrentam as dificuldades de se ter um familiar que precise de cuidados e uma atenção especial.


Palavras-chave


saúde mental; ajuda e suporte mútudos;