Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Projeto Jacarezinho: Promoção da Saúde através do brincar em Benjamin Constant (AM)
Arienne Bezerra da Silva, André Ricardo Basualto Dias, Paulo Raphael Pires Ferreira, Rhaíssa Bentes Leonel, Kaciopeia Queiroz Rocha, Marlene da Silva Maia

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação

Fundado em 2001, no município de Benjamin Constant (AM), o Projeto Jacarezinho (PROJAC) surgiu pela iniciativa do comunitário André Maia (conhecido como Jacaré) e seus familiares, com o objetivo de oferecer um espaço de lazer para as crianças e adolescentes da localidade. O número de voluntários tornou-se crescente, assim como as oportunidades em promover saúde de forma lúdica.

Desenvolvimento

Atualmente, os crescentes índices de violência têm dificultado a realização de atividades para a socialização e o entretenimento, elementos essenciais para a saúde mental e bom desenvolvimento de crianças e adolescentes. Sob esse olhar, o projeto realiza encontros aos sábados, na área verde pertencente à família Maia e se mantém com as doações de moradores, escoteiros, membros da igreja católica e visitantes.

O internato rural da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) permite que os estudantes de Medicina participem temporariamente do projeto e auxiliem nos encontros, aproveitando o espaço onde os jovens brincam de vôlei, queimada e futebol, para conversar sobre temas importantes como higiene pessoal e prevenção de acidentes.

Resultados

Foi constatado que no período de outubro a dezembro de 2015, o PROJAC acolheu quarenta jovens, entre cinco e quatorze anos de idade. Houve a comemoração do Dia das Crianças, com brincadeiras, balões e lanche, nessa oportunidade pudemos conhecer melhor as crianças e escolher que temas seriam mais adequados para inserir em momentos lúdicos com o grupo.

Apesar dos poucos recursos audiovisuais disponíveis, pudemos promover saúde através do aconselhamento sobre higienização das mãos, cuidados com a água/vestuário e também orientar sobre prevenção de acidentes, assim como regras simples de primeiros socorros.

Considerações finais

O histórico de trabalho social ao evitar que crianças se exponham a situações de perigo nas ruas, ao compartilhar informações de esporte e saúde às diversas faixas etárias e o compromisso de diversos voluntários em proporcionar experiências positivas de lazer e cultura, mantém o PROJAC como iniciativa conhecida e respeitada na comunidade do Umarizal (AM).

A vivência proporcionada aos acadêmicos de medicina ao participar de um projeto que resiste em meio às iniquidades em saúde, fortalece a visão de que o médico generalista precisa pensar nos diversos contextos onde seus pacientes estão inseridos, para que seu trabalho seja verdadeiramente integral e resolutivo.

 


Palavras-chave


promoção da saúde;saúde da criança;participação popular