Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Atendimento Odontológico em Escolas do Campo no Município de Teutônia-RS
Maurício Fernando Nunes Teixeira, Camila Edelwein, Iuri Souza, Andreas Rucks Varvaki Rados, Eduardo Sehnem, Fábio Guarnieri, João Augusto Peixoto de Oliveira, Sandro Frohlich

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Introdução

Ter uma boa saúde bucal é extremamente importante na primeira infância, pois é nela que criamos costumes e hábitos que são fortificados e mantidos para o resto da vida. Nesta fase da vida, é de extrema importância a colaboração dos responsáveis, para uma adequada higienização dos dentes e acompanhamento das doenças que possam se manifestar.

O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais do Rio Grande do Sul desde 2003. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar. Tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, o programa estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde.

Em Teutônia, cidade de 30 mil habitantes localizada no Vale do Taquari-RS, durante este ano a ação com a Unidade Móvel teve o objetivo de fazer o levantamento epidemiológico utilizando o índice CPO-D (Dentes Cariados, Perdidos e Obturados) e também prestar serviços para comunidades que estão distantes das unidades, facilitando o acesso de escolares do 1º ao 5º ano em todas as escolas do campo da rede de ensino municipal localizadas no interior do município. No total são oito escolas de 18 no município, sendo que todas possuem Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e apenas uma possui Anos Finais.

A cidade apresenta um IDH de 0,747 e uma excelente estrutura com acessos pavimentados a todas comunidades a exceção de uma delas onde o acesso não permite a chegada do ônibus. A Unidade Móvel visita uma vez por semana uma escola rural com motorista, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal e dois estagiários do 5º módulo do curso de Odontologia da Univates. Nestas escolas os estudantes estão juntos em uma mesma sala e compartilham um mesmo professor que normalmente é o diretor da escola. Algumas delas tem uma merendeira trabalhando na cozinha. O número de estudantes varia de 7 a 37 nos turnos da manhã e tarde.

Objetivo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados encontrados com a visita de uma equipe de saúde bucal a escolas do campo em um município de médio porte da região do Vale do Taquari-RS.

Resultados

Nas escolas foram encontradas diversas realidades, as crianças examinadas têm idade de 4 a 9 anos. As turmas se encontravam dispostas em uma mesma sala, alunos com idade e séries diferentes, mas dividiam o mesmo professor com o acúmulo de funções. Algumas escolas apresentavam uma boa condição de saúde bucal das crianças, já outras apontavam uma realidade mais preocupante, sendo necessária uma intervenção. Um Exemplo de realidade mais preocupante, era um aluno da escola que se encontrava com dentição mista (decíduos e permanentes) sendo no total 21 dentes e 14 deles estavam cariados. Outro fato relevante foi um série de estudantes que nunca haviam consultado com um cirurgião dentista.

Foram visitadas 8 escolas rurais com um total de 177 crianças matriculadas, sendo que 160 passaram pelo exame odontológico, das quais 91 necessitam de alguma intervenção odontológica (57%). Encontramos alguns pacientes portadores de necessidades especiais como Síndrome de Down, Síndrome de Tourette, cegueira, déficit de crescimento, e mental. O CPOD médio foi de 3,56 variando de 2,00 a 7,3.

Discussão

A partir dos resultados encontrados a equipe de saúde bucal se reuniu com o secretário de saúde e com o secretário da educação e foi realizado um planejamento específico de atendimento para as escolas do campo do município considerando a dificuldade de acesso dos pais e estudantes ao tratamento odontológico relacionados ao difícil acesso ou falta de conhecimento. Baseados no princípio da equidade, no qual é necessário facilitar o acesso à população mais vulnerável, para o próximo semestre foi garantido a continuidade do programa e consideradas as seguintes ações:

  • Tratamento clínico com prioridade para o 4 e 5º ano: a maioria destas escolas não apresenta os anos finais do ensino fundamental e estes estudantes vão para as escolas urbanas no ano seguinte

  • Novos exames em crianças que entrarem: paralelamente ao atendimento os escolares que entrarem na escola devem ser examinados

  • Ampliação de atendimento com a Nutricionista e Fonoaudiologia: Nas visitas às escolas rurais a equipe deve ser ampliada com pelo menos mais uma nutricionista e os casos detectados de problemas de fala serão encaminhados para a fonoaudióloga

  • Intervenções de educação em saúde crianças/pais/professores: As ações de promoção de saúde devem envolver os sujeitos que participam da vida escolar dos estudantes. A comunidade deve ter participação ativa na escola, e deve entendê-la como instituição sua, a qual deve integrar e cuidar. Uma comunidade ativa na vida escolar proporciona, as suas próximas gerações, a oportunidade de conhecer e se apropriar da cultura local, suas tradições e histórico local.

  • Parceria com a secretaria de educação para repensar o modelo pedagógico dessas escolas: o que se percebeu durante as visitas foi um grande esforço dos professores para ajustar a metodologia de ensino de uma escola multisseriada a um padrão tradicional. Pensar o modelo pedagógico mais indicado para as escolas do campo com suas características específicas e discutir com os professores isto pode ser uma das contribuições para a melhora das condições de saúde dos estudantes.


Considerações Finais

Ao iniciar o trabalho com o Projeto Sorrindo para o Futuro no meio do ano passado não tínhamos ideia do que se encontraria. Teutônia é um município de colonização alemã localizado no Vale do Taquari e com um desenvolvimento razoável em uma das regiões mais desenvolvidas do estado, não há pobreza visível na área urbana e a situação de saúde bucal das crianças do ensino fundamental não difere muito do que a literatura nos apresenta. Ao realizarmos o levantamento das escolas do campo percebemos uma diferença importante com a área urbana e a necessidade de tratamento dos escolares é muito maior.

Outra questão importante diz respeito às características destas escolas. estudantes do 5º ano muitas vezes atuam como tutores dos menores para auxiliar o professor que  muitas vezes tem 18 estudantes em uma única sala de aula.

A presença da Unidade Móvel junto a estas comunidades vai permitir o acesso por parte destes estudantes ao tratamento odontológico que, em condições normais, não seria possível, o que certamente acarretará trazer uma melhora de condição de vida para os estudantes que vivem nas regiões mais afastadas do município.



Palavras-chave


Promoção da saúde; Odontologia em saúde pública; Serviços de Odontologia Escolar