Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Arco de Maguerez: ferramenta para discussão sobre uso de álcool e drogas entre adolescentes.
FELIPE ALVES DE ALMEIDA, CARLOS RAFAEL LOPES DE AZEVEDO, DANIELLE MORAES CRISPIM, KAROLINE COSTA DE SOUZA, MARCELA DOS SANTOS HIPY, NATÁLIA RAYANNE SOUZA CASTRO, RAYSSA THAIS SANTANA DE SOUSA, CAMILA CARLOS BEZERRA

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


INTRODUÇÃO: As ações de educação em saúde permitem ao estudante de graduação um contato mais próximo com a comunidade, ampliando sua concepção diante da realidade do público – alvo. O uso e dependência de substâncias psicoativas constituem um grave problema de saúde pública e os malefícios causados são diversos, como no comprometimento dos relacionamentos afetivos e sociais, tornando-os frágeis e rompendo os vínculos coletivos. Por conseguinte, os usuários acabam marginalizados, apresentando alto risco de morbidade e mortalidade. A dependência química é uma problemática multifatorial e deve ser entendida como uma doença biopsicossocial e questão de saúde pública, pois, envolve não só o dependente, mas a sociedade e, especialmente, seu grupo familiar, acarretando efeitos negativos nessas estruturas. O tema foi escolhido em conjunto com a direção da escola devido ser uma problemática recorrente nas turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio na instituição. Dessa forma, é de fundamental importância que os estudantes sejam instigados a refletirem sobre as consequências que o uso de álcool e drogas traz para a vida de cada um e como essa atitude pode afetar a sociedade como um todo. A educação é uma ferramenta com potencialidade para transformar os problemas ocasionados pelo uso das drogas, a partir da sua prática no meio dos adolescentes; quando tem o propósito de formar seres autônomos e pensadores sobre a realidade. OBJETIVOS: Relatar experiência de discentes de enfermagem durante ação educativa em saúde para alunos de ensino médio de uma escola pública estadual no município de Manaus. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a percepção do discente na execução de ações educativas durante a disciplina de Educação em Saúde, na graduação do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas. A base metodológica utilizada na atividade educativa foi o Arco de Maguerez, o qual pressupõe a observação da realidade e seus problemas latentes, o levantamento dos pontos chaves geradoras do problema, a busca na literatura por evidências científicas, a construção de possíveis soluções e a sua aplicação a fim de transformar a realidade local. A metodologia escolhida foi um varal educativo onde cada coluna retratava os danos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionado ao uso de álcool e drogas e os órgãos de apoio gratuitos ao usuário e a família na cidade de Manaus. Os discentes de enfermagem foram divididos em três trios e cada um levou um varal educativo para a sala de aula. No final, a turma foi dividida em equipes para ser aplicado um estudo de caso, com o objetivo de trazer um pouco da realidade do assunto abordado anteriormente para discussão em grupo. O turno vespertino possui cerca de 560 alunos divididos em 14 turmas, 6 do 1º ano, 4 do 2º ano e 4 do 3º ano, em uma média de 40 alunos por turma. A faixa etária são adolescentes de 15 a 17 anos, embora existam algumas exceções de alunos com 14 e 18 anos. RESULTADOS: A discussão sobre o uso de álcool e drogas propiciou aos estudantes uma maneira diferente de falar sobre o assunto, através de uma metodologia que despertou curiosidade e que houve participação dos alunos. Observamos um grande interesse em todas as turmas, acreditamos que por se tratar de “iguais”, jovens falando para jovens e de universitários para estudantes do ensino médio houve uma atenção diferenciada. Além disso, procurou – se esclarecer dúvidas e ouvir relatos, saindo do modelo de educação tradicional. Através dos estudos de caso, os estudantes tiveram uma simulação realística onde cada grupo recebia uma história diferente, nelas era colocada sinais e sintomas relacionados ao uso de drogas e álcool onde deveriam descobrir de qual substância se tratava e qual conduta deveria ser tomada diante da situação. Neste momento, observamos uma excelente interação entre os estudantes que se sentiram instigados a desvendar o estudo de caso. Acreditamos que essa metodologia foi fundamental para inseri-los na realidade, devido a história do estudo de caso ser comum no cotidiano desses alunos. Por parte dos acadêmicos essa experiência nos trouxe um olhar reflexivo e pensamento crítico a respeito de como iremos enfrentar os problemas da sociedade daqui para frente. Adquirimos habilidade tanto em grupo como individuais como: pensamento crítico e reflexivo; autonomia; liderança e respeito que serão primordiais para o desenvolvimento das atividades como enfermeiros. A iniciação nas práticas de educação em saúde foi extremamente relevante, pois, qualquer que seja o local de atuação do enfermeiro, hospital ou atenção básica, individual ou coletivamente, a ações educativas são fundamentais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação em saúde com ênfase nos efeitos das drogas no organismo e na vida social, junto aos adolescentes foi efetiva na discussão com os estudantes do ensino médio, porém sua efetividade só ocorreu devido a escolha de uma metodologia mais participativa, que permitiu a reflexão, o pensamento crítico e oportunizou trocas de ideias, conhecimentos, experiências e a expressão de sentimentos e inquietações. Ao mesmo tempo, fortaleceu o elo entre os adolescentes e os acadêmicos de enfermagem. Acreditamos que uma prática isolada sobre o tema abordado não será capaz de mudar a realidade desses alunos, é necessária a elaboração de outras metodologias participativas para serem realizadas durante o período letivo. Sendo assim, seria aconselhável a atuação de profissionais da escola em questão ou de um grupo específico, que trate sobre o tema, de forma que atenda a demanda a médio e longo prazo. Por fim, essa experiência nos trouxe contribuições tanto acadêmicas quanto pessoais, mostrou outras possibilidades que desconhecíamos na área de atuação em enfermagem, o de ser educador, pois, todo enfermeiro deve se sentir comprometido em praticar educação em saúde. Posto que a educação é uma ferramenta imprescindível para a alteração de problemas latentes na sociedade, sendo o arco de Maguerez uma ferramenta útil e eficaz para auxiliar essa prática.

 

Carlos Rafael Lopes de Azevedo¹

Danielle Moraes Crispim¹

Felipe Alves de Almeida¹

Karoline Costa de Souza¹

Marcela dos Santos Hipy¹

Rayssa Thais Santana de Sousa¹

Natália Rayanne Souza Castro1,

Camila Carlos Bezerra².

 

¹: Discentes do curso de graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas;

²: Professora efetiva da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM/UFA

Palavras-chave


EDUCAÇÃO, DROGAS, ADOLESCENTE