Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O planejamento local e a formação integrada nas Residências Multiprofissional em Saúde da Família e em Medicina de Família e Comunidade em atenção primária em saúde/ GHC- Porto Alegre
RENATA PEKELMAN, Vinicius Graff, Débora Deus Cardozo, Judith Barros Cassal, Desireé dos Santos Carvalho, Carine Fernandes, Pãmela Leite de Souza, Vera Lúcia Ludwig

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A formação multiprofissional de residentes em Atenção Primária em Saúde (APS) tem se desenvolvido há 13 anos no Grupo Hospitalar Conceição/ Porto Alegre-RS. Este é um relato de experiência sobre o processo de formação de campo da APS em atividades teóricas conjuntas entre a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e a Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC). O objetivo é relatar o processo de formação dos residentes na área do planejamento local de saúde no âmbito da APS no Currículo Integrado (CI) que são os estudos integrados em APS. Desenvolvimento: A proposta metodológica dos encontros se dá a partir da realidade. O Serviço de Saúde Comunitária/GHC – campo de práticas das residências, há anos desenvolve o planejamento estratégico como orientador de suas prioridades de intervenção. Os residentes aí inseridos experimentam o processo do planejamento no cotidiano. No campo teórico, é no CI que se dá o aprofundamento e a compreensão dos temas, em que os residentes de diferentes unidades de saúde (US) se encontram semanalmente por três semestres nos quais se discute os fundamentos, os modos de fazer, planejamento estratégico e gestão da APS. Resultados e discussão: O CI desenvolve-se numa perspectiva teórico-prática que traz a realidade para o entendimento da teoria, na reflexão do cotidiano. No segundo semestre das residências, vigilância em saúde, ações programáticas, atenção ao adoecimento crônico e o planejamento estratégico situacional (PES) são o foco dos estudos. Quanto ao PES realiza-se um exercício com problemas elencados nas US. Estes são analisados multidimensionalmente, em sua complexidade. Os residentes têm a tarefa de propor ações para a resolução ou intervenções no problema. Este exercício proporciona uma compreensão mais complexa da saúde e dos processos para um planejamento local com seus impasses para a implementação de ações. Considerações finais: Os exercícios teórico-práticos realizados ao longo dos três semestres, permitem uma maior compreensão da APS, seu papel no sistema de saúde e as diversas faces dos problemas cotidianos, especialmente em relação aos processos de trabalho instituídos e instituintes. Debate-se as contradições, as dificuldades e as potencialidades da APS. O segundo semestre, onde se realiza o exercício do PES, permite uma compreensão a partir de análise da realidade e construção de sínteses e proposições. A avaliação dos educandos é positiva, pois o exercício de análise e criação para elaboração de propostas de intervenção constrói um significado e aprofunda a relação teoria e prática.


Palavras-chave


Formação multiprofissional; metodologia ativa de aprendizagem; planejamento