Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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NOVEMBRO AZUL: DIÁLOGO SOBRE A ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM COM USUÁRIOS DO CAPS III
Joyce Petrina Moura Santos, Akyson Zidane Merca, Christiane Tereza Aleixo dos Santos, Jairo Pereira Morais, Karina Faine da Silva Freitas, Nathalia Souza Marques, Roberta Brelaz do Carmo, Thais de Fátima Aleixo Correa

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A saúde do homem é um assunto que gera desafios aos serviços de saúde pela forma como o gênero em questão age sobre a sua própria saúde.  A falta de autonomia sobre o processo de cuidado e do empoderamento de conhecimentos acerca das formas de prevenção geralmente são desencadeadas pelo preconceito advindo do machismo. Historicamente, os homens são caracterizados como provedores, mantenedores, protetores, onde momentos de fragilidade, como as manifestações clínicas de uma doença, são sinais de fraqueza. Tratando-se de pacientes psiquiátricos, o enfrentamento vai além disso, pois são pessoas com a capacidade de autocuidado muitas vezes deficiente. O Novembro Azul é uma campanha mundial que ocorre em novembro e tem como propósito conscientizar as pessoas quanto a importância do cuidado do homem à sua saúde, incentivando o diagnóstico precoce para que seja evitado o acometimento ou o agravo de doenças como o câncer de próstata, o qual é a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. É um movimento que também engloba o sexo feminino em razão de as mulheres serem propagadoras indispensáveis de informações e que geralmente influenciam seus familiares na procura de um atendimento à saúde. A abordagem do diálogo e da escuta sensível são essenciais a propagação dessas informações, pois permitem a construção e estruturação de conhecimentos prévios que somados aos novos, proporcionam a aprendizagem significativa. Diante deste contexto, objetivou-se relatar a experiência vivida em uma ação educativa voltada para o público de saúde mental abordando os preceitos da campanha Novembro Azul com enfoque na prevenção contra o câncer de próstata. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem na construção de uma atividade educativa ocorrida em Novembro de 2016, durante as aulas práticas da atividade curricular “Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria” com um grupo de usuários vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial do tipo III da região metropolitana de Belém/PA, os quais periodicamente se reúnem as segundas-feiras para atividades de educação em saúde. Antes da aplicação da proposta de ação, a construção do planejamento educativo se fez necessária para que a atividade fosse impulsionada na direção correta de acordo com os objetivos preestabelecidos para que então se pudesse obter os resultados esperados. As etapas do planejamento educativo são sequencialmente diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação, sendo que essa última etapa perpassa por todas as outras para se analisar os possíveis entraves. Na etapa de diagnóstico observou-se o campo e o perfil dos usuários assim como a quantidade dos mesmos a fim de escolher a melhor abordagem para esse público. Considerando o déficit do autocuidado muitas vezes apresentado pelo público alvo e também o período em questão, decidiu-se, pois, abordar a temática do Novembro Azul. No plano de ação passou-se a elaborar a atividade que seria praticada, onde e como seria aplicada, quais os recursos necessários, quais os objetivos e resultados esperados. Após isso, houve a execução da atividade e por fim foi feita a avaliação de todas as etapas afim de verificar se os objetivos foram alcançados. A dinâmica foi chamada de “Varal Novembro Azul” onde dez cartões numerados, cada um com uma pergunta no verso, foram anexados a um fio barbante correspondente.  As questões utilizadas constituíram-se em: “O que é a próstata?”, “Qual a função da próstata?”, “O que é o câncer de próstata?”, “Câncer de próstata tem cura?”, “O que causa o câncer de próstata?”, “Quais os sintomas do câncer de próstata?”, “Qual o tratamento para o câncer de próstata?”, “Como saber se você tem câncer de próstata?”, “O câncer de próstata acomete mulheres?” e “Com quantos anos é mais comum ter câncer de próstata?”. A dinâmica foi dividida em três momentos. No primeiro momento realizou-se o acolhimento, que foi essencial para a criação de vínculo e desempenho do que da atividade. Os usuários se apresentaram com o nome e idade e em seguida expressaram o que entendem sobre o novembro azul, o que é o câncer de próstata e se já tiveram experiências com essa doença. No segundo momento foi solicitada formação de um semicírculo. Dessa forma, uma música era tocada enquanto um objeto passava de mão em mão até que a música parasse. A pessoa que ficava com o objeto no momento da pausa deveria escolher um número no “Varal do Novembro Azul” e assim responder a pergunta contida no cartão. Quando o usuário não queria ou não sabia responder, o questionamento se voltava para o grupo. No final de cada resposta dada a equipe de acadêmicos se posicionava para complementá-las caso necessário. No momento das perguntas “O que é a próstata?” e “Qual a função da próstata?”, utilizou-se de imagens da anatomia da glândula prostática para explicar a sua localização, aspecto e funcionalidade.  No terceiro e último momento da atividade, um TNT na cor branca foi posto ao chão e solicitou-se que os usuários pintassem a mão com tinta azul e colocassem a mesma sobre o TNT, simbolizando a luta conjunta a favor da saúde do homem e contra o câncer de próstata. Durante esse momento foram distribuídos bigode azuis colados em um palito e um laço na cor azul, também representando a campanha. Resultados: O planejamento educativo que antecedeu a ação foi essencial para que os objetivos fossem alcançados. A atividade contou com aproximadamente vinte e cinco usuários, tanto homens como mulheres. Observaram-se muitas dúvidas acerca do assunto demonstradas nos relatos iniciais e no segundo momento com a utilização do varal. A dinâmica aplicada e o diálogo que nela coube, assim como a escuta ativa propiciou a atenção e interesse dos envolvidos, evidenciadas pelas perguntas, relatos de experiências vividas e críticas acerca de mitos e preconceitos que envolvem o assunto. Considerações finais: A campanha do Novembro Azul é um importante momento para se discutir sobre a saúde do homem e faz-se necessário quando voltada a portadores de transtorno mental, pois em momentos de alterações psíquicas o processo de autocuidado desses indivíduos pode ser prejudicado. Proporcionar momentos de escuta ativa e de interação com o público para tratar desse assunto é uma importante forma de se alcançar o empoderamento do conteúdo, pois desperta maior interesse e coloca o aprendiz como autor do seu processo de aprendizagem e dos cuidados com a própria saúde.


Palavras-chave


Educação em saúde; Saúde mental; Câncer de próstata.