Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE PACIENTES E FAMILIARES NOS REGISTROS DE ENFERMAGEM
Andrea Paradelo Ribeiro, Thais Nayara Soares Pereira, Taciane dos Santos Valério, Ana Carla Ferreira Picalho, Josué Souza Gleriano, Lucieli Dias Pedrechi Chaves

Última alteração: 2018-02-19

Resumo


Em avaliações de qualidade tem se observado um movimento de verificação nos registros de itens que diz respeito à educação do paciente/família e à avaliação sobre a compreensão da informação recebida, visto que a participação desses sujeitos no tratamento auxilia no melhor cuidado e na tomada de decisões. É necessário verificação da qualidade dos registros em aspectos que não contemplam apenas os itens de fonte de pagamento, pois torna-se um banco de dados capaz de construir indicadores para a gestão da educação dos profissionais para o serviço. Objetivou identificar a qualidade nos registros de enfermagem acerca da educação do paciente/família. Trata-se de um estudo documental, quantitativo e retrospectivo realizado em um hospital municipal da região médio norte mato-grossense em parceria com Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS), programa de extensão que integra o curso de enfermagem e administração da UNEMAT. Foram avaliados registros de enfermagem dos Serviços de Enfermagem Clínica/Cirúrgica referente ao primeiro semestre de 2017. Incluíram-se prontuários de pacientes internados por pelo menos três dias em uma mesma unidade, totalizando 130 prontuários, sendo considerados os critérios nos registros: (I) educação de gerenciamento da dor, controle de infecção e risco de quedas; (II) avaliação do cuidado (uso de medicamentos especiais e vulnerabilidade, portadores de doenças crônico-evolutivas e infectocontagiosas, dependentes funcionais) e (III) compreensão da educação fornecida. Os dados foram analisados com estatística descritiva. No critério (I), 98% não continham esses registros, sendo anotado eventualmente queixas de dor (12%), porém sem gerenciamento do cuidado para o relato de dor. Em relação ao controle de infecção e risco de queda, todos os prontuários não apresentaram gerenciamento para esses itens. No critério (II), dos 29 prontuários que se enquadravam em uma dessas linhas, somente um teve o registros completos. Quanto ao critério (III), 100 % dos prontuários não continham esse registro. Os resultados apontaram não conformidades nos registros que possibilitará a gestão do serviço de enfermagem verificar atividades educativas que auxiliam na mudança de cultura de pacientes/família e profissionais. Entende-se que a articulação da extensão universitária se fortalece quando trata-se de uma demanda necessária para o serviço, o que fortalece estratégias de atuação na formação dos futuros profissionais.

Palavras-chave


Educação continuada; Registros de Enfermagem; Auditoria de Enfermagem.