Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Formação em Saúde: Relato de Experiência no fortalecimento da Gestão na Atenção Primária à Saúde
Josué Souza Gleriano, Grasiele Cristina Lucietto, Lucieli Dias Pedrechi Chaves, Thalise Yuri Hattori

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


As atuais concepções pedagógicas bem como a organização da assistência à saúde, a formação e a prática profissional em saúde tem sido influenciada pela situação política, econômica e social do Brasil nessas quase três décadas, atrelada ainda a uma sucessão de eventos como a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional. Nesse processo, a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) tem se apresentado como uma instituição que valoriza a integração entre o meio acadêmico e a sociedade, bem como a articulação entre ensino e serviço em um pressuposto de interiorização da educação superior no estado. No ano de 2014 os docentes do curso de enfermagem do campus de Tangará da Serra criaram o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento e Organização de Práticas em Saúde (NPEPS) que foi idealizado por representantes da UNEMAT e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Tangará da Serra - MT, de forma a atender às demandas e necessidades de ambas as instituições e, se constitui como um espaço de pactuação, envolvendo diferentes atores com o intuito de mapear, analisar, discutir e difundir informações em saúde; qualificar o monitoramento e a avaliação de indicadores de saúde produzidos; avaliar processos de notificação da produção assistencial das equipes de saúde; estimular a interação e proporcionar vivências de trabalho interprofissional entre os acadêmicos e os profissionais envolvidos no projeto. Entre os seus objetivos destacam-se a mudança do foco de orientação do modelo assistencial; a ampliação das articulações de promoção e prevenção; a diversificação das práticas de ensino-aprendizagem e a promoção de um cenário mais propício para a integração ensino no fortalecimento da formação voltada para o SUS. Este relato de experiência teve como objetivo produzir a reflexão acerca da criação da especialização em Gerenciamento da Atenção Primária com ênfase na saúde da família como fortalecimento da gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Tangará da Serra- MT. Observou-se que a partir de projetos de pesquisa e extensão, concluídos e em andamento, uma das necessidades apontadas nos resultados é qualificação do trabalho na área da gestão. Uma das ações aos resultados foi à criação de um projeto de pós-graduação em parceria com ações compartilhadas que fortalecessem a integração com os trabalhadores. A proposta foi institucionalizada na UNEMAT e iniciou em novembro de 2016, na perspectiva de aproximar os gerentes das unidades de saúde para uma avaliação de seu processo de trabalho gerencial analisado como espaços potenciais de interlocução, aprendizagem compartilhada e de educação interprofissional, que fossem indutores de transformação do modelo tecnoassistencial e de reorientação da formação profissional que visa incentivar a interação ativa dos acadêmicos e docentes do curso de enfermagem com os profissionais e trabalhadores dos serviços e usuários. Para atingir essa proposta, a metodologia adotada no curso foi a partir das metodologias ativas, ou seja, foi essencial o protagonismo dos participantes para a construção dessa análise e avaliação do gerenciamento no serviço. Para a qualificação no processo de trabalho em saúde, foram planejadas e programadas as ações, a partir do gerenciamento de recursos e avaliação de sistemas e práticas de gestão no gerenciamento da APS. Dentre as competências básicas eram enfermeiros com responsabilidades ampliadas de gestão administrativa e de atenção à saúde, atuantes ou que almejassem a gerência de unidades de saúde. Assim, o uso do conhecimento científico embasado na metodologia SUPPORT foi um dos mais importantes fatores para identificação de melhoraria na sustentabilidade do sistema. O curso foi estruturado em módulos sendo um total de nove que conseguiu contemplar todos os aspectos voltados para a parte gerencial além da visita técnica e a monografia totalizando uma carga horária de 440 horas. Todos os módulos foram elaborados de forma a conseguir atingir o perfil de competências, estabelecida pelo curso, e que havia sido entregue aos especializando por meio do caderno do curso. Esses profissionais que manifestaram seu interesse no processo de seleção passaram por uma análise de seu memorial enquanto profissional e a partir da manifestação de suas intenções e disponibilidade para cursar, se comprometeram com o engajamento no curso e nas responsabilidades que os cabiam. Para a discussão e incorporação dos métodos gerenciais como subsídios para a prática cotidiana, por ser um grande desafio, os módulos teóricos para ter uma maior construção de significações em relação à experiência profissional, a aprendizagem foi baseada em torno de problemas ou temas gerados no âmbito dos encontros em consonância com os macroproblemas apresentados no caderno do curo, que derivou dos resultados dos estudos no município. Desse modo, os conteúdos disciplinares foram pensados com base em situações reais de prática vivenciada por profissionais que integram as Equipes de Saúde da Família (EqSF), tendo como referencial casos elaborados pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e outras comunidades científicas. O curso priorizou a partir das metodologias ativas, o desenvolvimento de capacidades para a construção de análise do ambiente de trabalho do especializando com ênfase na melhoria contínua da qualidade da atenção na perspectiva in loco da região de atuação. Como um paralelo vivencial as relações educacionais entre mediadores e especializandos foram baseadas a partir do respeito, singularidade, construção de vínculo e ampliação da autonomia. Contudo, a valorização dos saberes prévios e o estabelecimento de parcerias e de corresponsabilidade para a construção de mudanças nas práticas cotidianas das unidades de saúde visaram a ampliação da capacidade crítica dos sujeitos para a transformação da realidade e conquista do espaço que cabe ao enfermeiro na responsabilidade técnica nas unidades de saúde da APS e fortalecimento do SUS. Outra estratégia para a capacitação dos profissionais no desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, para a ampliação do seu protagonismo no apoio à gestão local, de modo a garantir um serviço com melhor qualidade às necessidades dos usuários dos sistemas de saúde, a visita técnica nas Estratégias de Saúde da Família do município de Tangará da Serra - MT se fez necessária, pois possibilitou uma imersão na realidade e permitiu que os especializandos avaliassem os processos gerenciais da atenção básica e refletissem sobre estratégias imprescindíveis para uma assistência com maior qualidade e em consonância com as proposições do Ministério da Saúde lançadas no instrumento de avaliação externa do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O instrumento de avaliação externa contemplou elementos relacionados às características estruturais e de ambiência na UBS bem como a disponibilidade de equipamentos, materiais, insumos e medicamentos e organização do processo de trabalho que foram observados pelos especializandos. Assim, este curso foi pensado a partir de determinados elementos estruturantes, como a reorganização da prática gerencial que trabalhou na perspectiva baseada a partir da interlocução entre a gestão e o cuidado, a progressiva autonomia e responsabilização das equipes de cuidado, o estabelecimento de objetivos, metas e indicadores relativos ao cuidado e o alinhamento de diretrizes clínicas, protocolos ou fluxogramas, com um modelo relacionado com uma visão clínica ampliada e centrada nas necessidades do paciente, da família e de grupos populacionais pensada a partir da realidade vivenciada em seu local de trabalho baseado a partir dos princípios do SUS.

Palavras-chave


Educação Continuada; Desenvolvimento de Pessoal, Atenção Primária à Saúde.