Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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METODOLOGIA PROBLEMATIZAÇÃO: O ARCO DE MAGUEREZ COM RESULTADO EM MAPA CONCEITUAL NO CURSO DE ENFERMAGEM
Izabel Alcina Soares Evangelista

Última alteração: 2017-12-19

Resumo


Apresentação. Desde 2008 o curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará – UEPA, Campus XII/Santarém, passou a desenvolver Metodologia Ativa, dando ênfase à Metodologia da Problematização - MP, instituída no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem – PPCE, destacando a problematização discutida e defendida pelo Patrono da Educação brasileira prof. Paulo Freire. Objetivos: relatar o período de atividades experienciadas na docência  no curso de Enfermagem da UEPA, ministrando a disciplina “Educação em Saúde” para turma de Enfermagem 2015/2016 e apresentar a metodologia que se desenvolve durante  os semestres de 2016/1 e 2017/1 para operacionalização do currículo deste curso, valorizando o Eixo Temático e as disciplinas. Seguindo o método descrito pelo Diagrama de Charles Maguerez, também conhecido como Método do Arco ou Arco de Maguerez, que se constitui em cinco etapas bem definidas. Metodologia, após a tomada de decisão da escolha do local (Instituição), ocorre o planejamento das cinco etapas do arco: 1ª Etapa: observação, realiza-se visitas à instituição para observar, diagnosticar e dialogar com as pessoas para identificar o problema. 2ª Etapa: ponto chave é a identificação do problema que requer solução. 3ª Etapa: teorização, é pesquisa bibliográfica, é a fundamentação teórica acerca problema identificado. 4ª Etapa: hipótese de solução são as discussões para encontrar alternativas para minimizar ou resolver o problema identificado. 5ª Etapa: Aplicação à realidade, retorno ao local para realizar a ação/intervenção que favoreça de alguma forma aos participantes da instituição escolhida para realização do estudo.  Durante este período de atividade a cada semestre, com novos acadêmicos, escolha de uma instituição e identificação do problema  in lócus realizamos ação reflexão e ação no processo do arco em duas escolas sendo uma da rede pública municipal e outra da rede publica estadual do município de Santarém no oeste do Pará. Os acadêmicos socializam o resultado  com apresentação denominada de Atividade Integrada em Saúde – AIS, além de produzir um artigo sobre o estudo e elaborar um Mapa Conceitual. Com a turma de Enfermagem 2015 realizamos em 2016/1 em uma escola municipal estudo sobre: Doenças metabólicas: a influência do ambiente escolar na formação dos hábitos alimentares e com Enfermagem 2016 em 2017/1 em uma escola estadual sobre: Análise do Nível de Conhecimento de Alunos de uma Escola Pública de Santarém-PA sobre Hipertensão Arterial. Consideações finais, a Metodologia da Problematização  faz um  diálogo ativo com o Arco de Maguerez, visto que, ambas valorizam um problema extraído da realidade em uma comunidade, dialogando formas de contribuição para minimizar ou superar o problema identificado. Os resultados foram apresentados para todos os professores do semestre que avaliaram como positivo os dados apresentados em Mapa Conceitual, que é uma estratégia de ensinagem e aprendizagem que favorece o aprender  a aprender de forma significativa.


Palavras-chave


Metodologia Ativa; Arco de Maguerez e Mapa Conceitual