Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A Percepção do médico residente em ginecologia e obstetrícia: escolha da especialidade, provimento e fixação
Emanuella Margareth Lima Rolim Martins, Juliana Siqueira Santos, Paulette Cavalcanti De Albuquerque

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: Gestores públicos utilizam vários mecanismos para prover profissionais de saúde. Como estratégias para fixação e provimento do profissional médico, o estado de Pernambuco amplia o número de graduandos de medicina e as vagas de residência médica, ambas as ações de maneira interiorizada. O objetivo geral desse trabalho foi verificar junto aos médicos residentes dos programas de Ginecologia e Obstetrícia do estado de Pernambuco os motivos para escolha por essa especialidade, a percepção deles acerca das estratégias utilizadas para fixação e provimento do profissional médico. A partir dos diálogos se observou que o elemento para escolha da especialidade foi a afinidade com a especialidade na época da graduação e a demanda do mercado, alguns relataram a intenção de se fixar nas proximidades onde estarão se especializando. Este trabalho representa parte de uma dissertação de mestrado apresentada ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) como parte de uma pesquisa para conclusão de mestrado e seguiu as orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e a Resolução n.º466/12do Conselho Nacional de Saúde e teve aprovação sob o seguinte CAAE 49347015.3.00005208.

Desenvolvimento: O Sistema Único de Saúde (SUS), nos seus 20 anos de criação e no atual estágio de desenvolvimento, exige do conjunto dos gestores, uma avaliação dos produtos, resultados e impactos sobre a saúde das pessoas, famílias e comunidades, visando à identificação dos nós críticos e possibilidades de enfrentamento, na perspectiva de seu aperfeiçoamento e reorientação das políticas e programas vigentes. A alocação eficiente de profissionais médicos é um dos principais problemas enfrentados pelos formuladores e implementadores de políticas públicas. Gestores públicos utilizam vários mecanismos para prover profissionais de saúde, como estratégias para fixação e provimento do profissional médico, o estado de Pernambuco amplia o número de graduandos de medicina e as vagas de residência médica, ambas as ações de maneira interiorizada. Na interface da formação para o trabalho, a residência médica é um modelo educacional, em nível de pós-graduação, no qual os aprendizes aprofundam conhecimentos e melhoram habilidades e atitudes, ou seja, desenvolvem competências específicas dentro de cada área após um processo seletivo. O treinamento nas instituições de saúde articula ensino e aprendizagem de forma coesa e a partir da realidade dos serviços de saúde. O programa de Residência Médica se constitui na melhor estratégia para fixação dos profissionais, não só pela dedicação à formação, pois o especializando precisa cumprir uma carga horária de 60 horas semanais de atividades no serviço de saúde ao qual está sendo formado, mas, também, pela infraestrutura que muitas vezes o estudante precisa organizar para se instalar na cidade onde realiza essa formação, estas ações incentivam o médico residente a continuar no local ao qual estará se especializando. Com objetivo de compreender a percepção do médico residente em ginecologia e obstetrícia quanto a escolha da especialidade, o provimento e a fixação do profissional médico foram realizadas entrevistas com residentes recém-aprovados no processo seletivo da residência médica do estado de Pernambuco.

A escolha por entrevista ocorreu por permitir ao pesquisador fazer uma espécie de mergulho em profundidade, coletando indícios dos modos como os residentes percebem e significam sua realidade e levantando informações consistentes que lhe permitam descrever e compreender a lógica que preside as relações que se estabelecem no interior desse grupo, o que, em geral, é mais difícil obter com outros instrumentos de coleta de dados. Este trabalho analisou a partir de médicos residentes dos programas de Ginecologia e Obstetrícia do estado de Pernambuco os motivos para escolha por essa especialidade, a percepção deles acerca das estratégias utilizadas para fixação e provimento do profissional médico. Resultados: Foram entrevistados 20 residentes sendo 15 do sexo feminino e 5 do sexo masculino, a média de idade e de tempo de formado em medicina dos entrevistados foi 27 e 1,5 anos, respectivamente.

Quanto aos discursos dos residentes entrevistados foi observado:

  • A maioria realizou sua escolha pela especialidade de GO por vocação ou por demanda do mercado (por ter poucos especialistas nesta área podendo ser uma forma de boa colocação profissional);
  • A escolha pelo programa e hospital ocorreu por experiência anterior na graduação ou por indicação de colegas e não na necessidade do serviço em ter estes especialistas. Este aspecto é observado em programas que muitas vezes não preenchem todas as vagas e outros que apresentam alta concorrência;
  • Em relação a interiorização dos cursos de medicina e residência médica como estratégia de fixação de profissionais não houve um consenso nas opiniões. Algumas falas foram bastante positivas em afirmar que seria uma boa estratégia para fixação de médicos em áreas menos atrativas pois durante a formação o profissional iria criar novos vínculos e tenderia a se fixar. Outras falas não acreditam nesta fixação pois escolas médicas e programas de residência médica precisam garantir ao profissional que se desloca para áreas pouco atrativas qualidade de vida e uma formação contínua, caso contrário o profissional irá concluir sua formação e depois procurar ou sua cidade natal ou localidades com melhores possibilidades de trabalho e qualidade de vida;
  • Os residentes que vieram de outros estados para complementar sua formação nos programas de residência médica em Pernambuco não demonstraram consenso em relação a vontade de retornar ao seu estado de origem, alguns relataram querer retornar pois tem vínculos familiares fortes e também boas oportunidades profissionais, porém outros afirmaram que teriam mais oportunidades profissionais ficando nas proximidades onde terá se especializado pois outros profissionais conheceram seu trabalho e lhe indicarão o que gera um ciclo profissional.

 

Considerações finais

 

Entende-se a residência médica como um fator importante para o provimento e fixação dos profissionais médicos na região ao qual escolhem fazer esta formação. Ao longo dos anos houve grande crescimento da política de residência médica no estado de Pernambuco, com ampliação de vagas e criação de novos programas, inclusive na área de Ginecologia e Obstetrícia, o que demonstra ser uma importante política pública para formação de recursos humanos para o SUS. Porém a fixação destes profissionais ainda representa um grande desafio para os gestores públicos sendo essencial continuar com a ampliação das vagas de graduação em medicina bem como da residência médica ambas de maneira interiorizada.


Palavras-chave


políticas públicas; residência médica; provimento