Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CONSTRUÇÃO DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM: FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO ENSINO SERVIÇO
Ana Carla Ferreira Picalho, Andrea Paradelo Ribeiro, Thais Nayara Soares Pereira, Taciane Dos Santos Valério, Josué Souza Gleriano, Lucieli Dias Pedrechi Chaves

Última alteração: 2018-01-29

Resumo


Uma das formas de nortear práticas de uma organização é o uso de manuais que reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de saúde. As informações podem estar agrupadas em um único manual ou divididas de acordo com sua finalidade para subsidiar treinamento e supervisão da gestão e dos responsáveis técnicos. Estudos apontam que a prática orientada por instrumentos que norteiam o trabalho, reduz o risco de eventos adversos, favorece uma atualização e revisão dos processos, conduz a uma exigência nacional e internacional de consenso, garante as exigências dos órgãos fiscalizadores e uma proteção institucional de processos jurídicos de pacientes e trabalhistas. Diante da busca pela eficiência e eficácia a universidade deve ter o compromisso de estimular a construção e a troca de conhecimentos, assim como de capacitar os envolvidos de forma permanente e, um dos meios para essa concretização é a extensão universitária, que se configura como um processo educativo e científico. Ao desenvolvê-la obtém-se um conhecimento que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade e vice-versa. A extensão possibilita a experiência na sociedade, uma práxis de um conhecimento acadêmico que não se basta em si mesmo, esta alicerçado numa troca de saberes entre os saberes populares e pesquisadores acadêmicos que têm por objetivo produzir e aplicar ciência. Muitas vezes há, nessas práticas, confronto e desse espaço pode surgir novos saberes produzidos pelo diálogo entre a comunidade científica e a população, oportunizando ao aluno a obtenção de uma formação crítica e construtiva, além da experiência de construção de saberes. O objetivo deste trabalho é relatar a interação ensino serviço na elaboração do Manual de Procedimentos de Enfermagem. A construção do manual de procedimentos de enfermagem foi articulada com o curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Tangará da Serra e Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito do município de Tangará da Serra – MT, no período de 2015 e 2016, e utilizou o espaço físico das salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca da universidade e do centro cultural. Os dados levantados para esse relato são dos relatórios de prestação de contas à Pro Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UNEMAT) das fases de formação do grupo de trabalho, cursos de qualificação do corpo discente, docente e de profissionais do serviço provenientes do hospital municipal e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O produto construído foi uma demanda do serviço de saúde do município e das reflexões das reuniões de campo prático do corpo docente, que observaram a distância do conhecimento teórico apresentado em sala de aula e como se executava as práticas no campo de estágio dos acadêmicos. O primeiro passo estabelecido foi uma reunião com as organizações para elaboração de um cronograma, que aconteceu no mês de dezembro de 2015 e definiu-se a equipe técnica – Staff responsável pelo acompanhamento das fases de construção do manual com interação entre a equipe que conduziu a elaboração. Nos encontros dessas equipes percebeu-se o conhecimento das rotinas das unidades e a construção de um material aplicável à prática. A inclusão dos alunos foi por meio de processo de seleção. A validação interna da necessidade apresentada pelo serviço e percebida pelos docentes da universidade foi testada por ferramentas de identificação, formulação, priorização e análise do problema situacional, que identificou a necessidade do produto e reconheceu que era necessária uma homogeneidade na equipe, por isso, propôs-se a formação do pessoal, por meio de dois cursos. O primeiro abordou os Conceitos para Elaboração de Manuais e Protocolos para os Serviços de Saúde (12h) e possibilitou apresentar aos profissionais de saúde da rede de assistência e acadêmicos do curso de enfermagem e administração, do Campus Tangará da Serra, conceitos necessários para a elaboração de protocolos e manuais em específico para os serviços de saúde. Foi estratégica a aproximação das áreas de atuação dos profissionais no cenário de reflexão na modalidade de grupo técnico e a reflexão da importância desse material para os serviços. Nesse curso houve uma atividade de dispersão que compôs a construção de um fluxo de assistência dos serviços que direcionou a atividade do segundo curso que abordou os Conceitos e a prática da Busca de Materiais Científicos, Consensos das Sociedades Brasileiras e do Ministério da Saúde (12h). Nesse curso foram apresentados os conceitos sobre organização de uma empresa: Organogramas, Fluxogramas, Cronogramas, Departamentalização e Rotinas, aplicados na modalidade de estudo de caso. A apresentação dos principais modelos de pesquisas clínicas: como estruturá-los, com ênfase em testes diagnósticos, ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, análises econômicas, avaliações tecnológicas e os caminhos para uma prática sistematizada de avaliação crítica da literatura das melhores revistas e teses, incluindo estudos sobre tratamento, diagnóstico, prognóstico e análise econômica, sistematizando a importância de uma boa busca para a elaboração de um manual. Por último foi apresentado, as normas da ABNT para a confecção de documentos. A população desses dois cursos totalizou 25 participantes. Após a formação da equipe (docentes, discentes, instituições solicitantes, responsáveis técnicos e profissionais) detalhou-se o plano de trabalho desenvolvido por meio do cronograma do projeto, atividades a serem realizadas, prazos previstos e cumprimento de cada passo. A equipe reunia-se quinzenalmente com as câmaras técnicas e mensalmente com o grupo técnico staff. A definição da metodologia para elaboração do Manual de Procedimentos de Enfermagem foi por construção coletiva com os profissionais que atuam em cada fluxo de trabalho no intuito de minimizar as resistências para a implementação, bem como estratégia de aprendizado, tanto do processo organizacional em si para permitir possíveis atualizações do manual. A padronização dos processos e procedimentos em todas as unidades foi eixo primordial para que os procedimentos fossem redesenhados. A estrutura do manual seguiu como base as normas da ISO 9000 e ABNT. Foram detalhados 77 procedimentos de enfermagem, que seguiu após conclusão do produto consulta pública aos profissionais do hospital e revisão técnica pela professora da disciplina de semiologia/semiotécnica do curso de enfermagem. Percebe-se que a proposta resultou em frutos para as organizações que se envolveram nessa cooperação. A interação entre os autores, mesclando docentes, discentes e profissionais de saúde proporcionou novas experiências e troca contínua de conhecimento, formando um espaço de educação permanente. Os desafios para a operacionalidade prática desse produto são grandes, pois requer mudanças comportamentais e culturais, porém isso esta sendo analisado em uma pesquisa que acompanha o processo de implantação. Em suma, o produto elaborado é guia para a disciplina de semiologia/semiotécnica o que articula cada vez mais a implantação do manual no serviço, visto que os alunos fazem suas práticas nesse hospital.

Palavras-chave


Manual; Interação; Serviços de Saúde.