Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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TRAUMA DENTÁRIO, ESTRATÉGIA LÚDICA PARA APRENDER O QUE FAZER. JOGO DE CARTAS E TABULEIRO PARA APRENDER O QUE FAZER EM CASO DE TRAUMA DENTÁRO.
Nara Munik de Oliveira Martins, Maria Dejiane da Silva Costa, Maria Dejiane da Silva Costa

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O traumatismo dentário é uma situação de urgência odontológica e representa um problema de saúde pública no Brasil, atinge uma considerável parcela da população, frequentemente crianças e adolescentes, pode ocasionar desde pequenas perdas de estrutura dentária (fraturas dentárias) até a avulsão total do dente (perda total do dente), também pode ocorrer em diferentes circunstâncias e suas consequências podem trazer sequelas irreversíveis.

Os cuidados adequados frente à ocorrência do traumatismo dentário, deverão ser instituídos para um melhor prognóstico do tratamento. Em relação ao tratamento correto destas lesões, é imprescindível não só o conhecimento das técnicas de manipulação dos traumas dento-alveolares e dos tecidos moles (responsabilidade do cirurgião-dentista), mas também merece destaque a importância da conduta dos familiares, das babás e dos professores, não só no auxílio imediato a esse tipo de acidente, mas também na sua prevenção.

A escola surge como um espaço de relações, é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, na medida em que contribui para construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo, interfere diretamente na produção social da saúde. Nesse contexto a escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças.

A articulação entre escola e unidade de saúde (inclui-se equipes de saúde bucal) é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola. É de suma importância que haja uma divulgação na abordagem preventiva e educativa sobre os traumatismos dentários, sobretudo em entidades escolares, desta forma as atividades lúdicas podem ser excelentes ferramentas para a prática de educação em saúde bucal coletiva que aborda o traumatismo dentário. Trata-se de relato de pesquisa cujo propósito foi realizar atividade em saúde bucal coletiva explorando o tema trauma dentário de forma lúdica, criativa e reprodutível direcionada ao público infantil.

OBJETIVOS

Realizar atividade em saúde bucal coletiva direcionada a crianças, explorando o tema trauma dentário (condutas a serem tomadas) de forma lúdica;

Construir um jogo de cartas e tabuleiro destacando os cuidados imediatos em caso de traumatismo dentários;

Verificar a aceitação e a eficácia do jogo direcionado ao público infantil.

MÉTODO DO ESTUDO

Participaram da atividade crianças, com idades entre oito e doze anos  do Ensino Fundamental na Escola Pública Senador Fábio Pereira de Lucena.Bitencourt, localizada na zona Oeste de Manaus. Foram desenvolvidas atividades de Educação em Saúde Bucal Coletiva, em ambiente escolar com a participação de 20 crianças, cursando até o 5º ano do ensino fundamental.

A primeira etapa consistiu em construir um jogo de cartas e tabuleiros utilizando materiais de baixo custo (papelaria: E.V.A., tesoura, papel, cola, lápis, imagens da internet e outros). Fez-se uma breve apresentação do jogo, o profissional de saúde exerceu papel de mediador da atividade. Na construção do jogo incluiu-se informações sobre condutas imediatas em caso de traumatismo dentário. Confeccionou-se o jogo com aparência agradável, colorida e linguagem simples e clara, e com imagens dedutivas.

Tal jogo foi construído a partir de uma sequência de fichas com figuras numeradas (as mesmas figuras utilizadas na cartilha), as fichas contaram a mesma história ( da cartilha e do mini teatro de fantoches) relacionada ao traumatismo dentário seguindo uma sequência de até cartas numeradas, o jogo se iniciou com 05 jogador (alunos) cada jogador pôde puxar uma ficha, fez a leitura e mostrou para o grupo, em seguida jogou o dado no tabuleiro para seguir a trilha do início ao fim, nas casas do tabuleiro constaram pontos de avanço de casa ou retrocessos, assim como pontuação extra de modo que determinasse o vencedor, dependendo de cada jogada foi possível girar, ou não, a roleta , e se caísse na casa onde se pedia para o jogador responder uma pergunta, um outro jogador retirava a ficha com a pergunta e faria a leitura em voz alta para o grupo, se o jogador acertasse a pergunta avançaria um casa, se errasse voltava uma casa, assim sucessivamente para os outros jogadores do grupo, ou seja, foi aclamado vencedor aquele que obteve maior pontuação ao término da história ou aquele que chegou ao fim do jogo.

Nos procedimentos para a realização da atividade de educação em saúde bucal coletiva, foram aplicados questionários (pré-atividade) acerca do tema para o grupo de alunos, a seguir fez uma breve apresentação do jogo e em seguida as crianças puderam jogar.          Ao final da atividade o grupo de educandos respondeu a um questionário avaliativo, individual acerca do material utilizado, o jogo de fichas e tabuleiro. E somente após duas semanas o questionário (pós-atividade) foi aplicado aos educandos em sala de aula.

RESULTADOS

A atividade apresentou resultados satisfatórios com bons índices de acertos nas questões avaliadas. O jogo de tabuleiro apresentou excelente aproveitamento, com  índices de avaliação atingindo 100% de aceitação nas questões: Você teve vontade de brincar com o jogo de fichas e tabuleiro?; Você gostaria de participar da atividade de educação em saúde com o jogo de fichas e tabuleiro mais de uma vez? O jogo de tabuleiro ao ser avaliado recebeu nota 10 de todos os participantes.

Comparando-se os questionários pré e pós- do jogo de tabuleiro, as questões um, três, quatro e oito apresentaram maior evolução de acertos, a questão quatro, O dente quebrado poderá ser recolocado na boca por um dentista ?, apresentou evolução de acerto de 20% do conhecimento prévio para 80% no pós-atividade, a questão oito, Qual a melhor maneira para lavar o dente que saiu da boca?, apresentou evolução de acerto de 15% do conhecimento prévio para 85% no pós-atividade.

As questões seis e sete (6-Por onde se deve pegar o dente PERDIDO quando achá-lo ?, 7-Onde o dente deve ser armazenado, depois de achado?) apresentaram 100% de acerto no questionário pós atividade, tornando o jogo de tabuleiro uma ferramenta, técnica lúdica eficaz em educação em saúde para prevenção do traumatismo dentário.

A questão que teve maior índice de erro, ou que apresentou maiores conflitos tanto no questionário pré quanto no pós atividade, foi a questão nove (Quem poderá ajudá-lo nos primeiros cuidados em caso de trauma dentário?).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A atividade jogo de cartas e tabuleiro apresentou resultados satisfatórios para o entendimento acerca do que fazer em caso de traumatismo dentário, o que permite sua reprodutibilidade possibilitando a cada educando participante exercer o papel de multiplicador de informações.

Em meio as ferramentas de comunicações e meios tecnológicos ao alcance de todos, a inclusão das atividades de educação em saúde bucal coletiva simples, de fácil confecção abordando o tema traumatismo dentário, embora pouco praticada, é importante, pois, ao se aplicar ferramentas lúdicas em qualquer atividade, as crianças se interessam e se apaixonam colocando o aprendizado em prática.

 


Palavras-chave


Traumatismo Dentário, Saúde Bucal, Educação em Saúde.